“O Estado tem falhado sistematicamente” em relação aos mineiros

Este sábado, a cabeça de lista do Bloco às eleições europeias esteve presente no protesto, em frente à residência oficial do primeiro-ministro, dos cerca de 70 mineiros das antigas minas de urânio da Urgeiriça (Nelas), que voltaram a exigir compensações para os mineiros doentes e indemnizações para as famílias dos que morreram por doenças profissionais.
Foto de Paulete Matos.

Marisa Matias fez questão de, à semelhança do que tem vindo a ser feito pelo Bloco quer na Assembleia da República quer no Parlamento Europeu, prestar a sua solidariedade para com os mineiros das antigas minas de urânio da Urgeiriça, afirmando que “o Estado tem falhado sistematicamente” em relação aos mineiros, e que a “justiça tem de ser feita”.

Segundo a candidata do Bloco “há uma dívida que está por pagar há muitos anos e que deve ser paga”. Marisa Matias defendeu que, além de garantir o pagamento das compensações aos trabalhadores com problemas de saúde decorrentes da sua atividade nas minas e as indemnizações às viúvas dos que já faleceram, o Governo PSD/CDS-PP deve igualmente assumir as suas responsabilidades no que concerne ao impacto ambiental causado pela extração mineira na região.

António Minhoto, presidente da Associação dos ex-trabalhadores das minas de uranio (ATMU), afirmou, em declarações à Agência Lusa, que 170 trabalhadores já morreram e que há “outras vítimas a acontecer diariamente”, por doenças oncológicas, sem que o Governo esteja disposto a “pagar esta dívida para com os trabalhadores e suas famílias”.

As eleições europeias vão servir para “a família mineira” mostrar que vai “votar em grande força para mudar”, avançou. “Vamos votar contra o PSD e o CDS/PP e não desistimos enquanto não nos pagarem a dívida”, garantiu António Minhoto.

Os mineiros entregaram no Palácio de São Bento uma moção a exigir os pagamentos que lhes são devidos e cumpriram ainda um minuto de silêncio em memória das vítimas das Minas da Urgeiriça e também dos mortos no recente colapso de uma mina na Turquia.

Termos relacionados Europeias 2014, Política