Nobre não foi eleito presidente da Assembleia da República

20 de junho 2011 - 18:03

Pela primeira vez, o Presidente da Assembleia da República não foi eleito nas duas primeiras votações. Fernando Nobre, que não conseguiu sequer reunir o número de votos da bancada parlamentar do PSD, já desistiu e declarou que não reúne condições para terceira votação.

Fernando Nobre no Parlamento – Foto de Manuel de Almeida/Lusa

Na primeira volta, Fernando Nobre teve 106 votos, o que não reúne sequer os votos de toda a bancada do PSD, que tem 108 deputados nesta legislatura. Na segunda volta, Nobre reuniu apenas 105 votos.

Pela primeira vez, na história da democracia portuguesa, o Presidente da Assembleia da República não foi eleito nas duas primeiras votações.

Fernando Nobre entretanto anunciou que entende "não reunir condições para terceira votação". Disse ainda que vai continuar como deputado "enquanto entender" que é "útil ao país".

Para o coordenador do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, "a derrota desta candidatura foi do PSD e da coligação também, mas começou por ser uma derrota dentro do PSD", considerando tratar-se de "uma situação difícil que, porventura, poderia ter sido evitada".

Para Louçã, Fernando Nobre "exercerá o mandato de deputado na sua melhor capacidade" depois de falhada a candidatura e "fez, face aos sinais políticos, uma declaração digna".

O deputado do Bloco defendeu que é necessário um presidente da Assembleia que "dê o melhor contributo possível para que o agendamento das propostas, para que o trabalho de fiscalização do governo seja relevante, seja adequado, seja intenso". E disse esperar que o PSD apresente uma candidatura à presidência da Assembleia da República que possa "mobilizar pontos de vista diferentes" no Parlamento.

Termos relacionados: Política