Está aqui

Não há emprego para professores portugueses no Brasil e em Angola

Assessor do ministro da Educação do Brasil fica surpreendido com incitação de Passos Coelho à emigração. Em Angola só há 20 professores no âmbito de um acordo de cooperação.

Um assessor do ministro da Educação do Brasil, ouvido pelo semanário Expresso, nega que o Brasil esteja a importar professores portugueses, como deu a entender o primeiro-ministro português Pedro Passos Coelho. “Os entraves burocráticos são um problema, e o salário do professor também não é famoso”, observou. O salário mínimo dos professores do Básico é de cerca de 500 euros.

O Expresso também ouviu cinco secretarias de Educação de diferentes estados, e pôde verificar que não há falta de professores. No mais rico estado do país, S. Paulo, por exemplo, existem 230 mil vagas e no ano passado candidataram-se 261 mil candidatos.

Um dirigente sindical docente, ouvido pelo semanário, lembra que no Brasil também há desempregados, greves, problemas salariais. “O Brasil está a percorrer um caminho económico bom, mas é ainda um país cheio de contradições”, lembra.

Em Angola, os professores em falta vão ser recrutados no país e há apenas 20 professores portugueses, no âmbito do acordo de cooperação, número que deve ser reforçado em meia dúzia.

Recorde-se que até Marcelo Rebelo de Sousa, ex-presidente do PSD, criticou Passos Coelho: "Os portugueses querem um primeiro-ministro que lhes diga: Eu vou governar de tal maneira que não será preciso emigrar", disse.

ESQUERDA.NET | Emigra tu, Passos Coelho.

Termos relacionados Política

Comentários

Por favor, NÃO VENHAM PARA CÁ!!! JÁ É DIFICIL E COM VCS VINDO PRA CÁ VAI FICAR PIOR.... DA MESMA FORMA COMO VCS NÃO NOS QUERIAM EM SEU PAÍS POR SERMOS BRASILEIROS, AGORA QUE VCS ESTÃO COM ESSA GRAVE CRISE, QUEREM VIR PARA CÁ.... ESPERO QUE NÃO SE OFENDAM, MAS RESOLVAM SEUS PROBLEMAS NO SEU PAÍS. DEIXEM 0O BRASIL PARA OS BRASILEIROS.. E OS EMPREGOS TAMBÉM...

c tdo o respeito, o seu comentario peca pelo racismo. Vamos então experimentar, cá em Portugal, informar a todos os brasileiros, imensos, que "por favor, vão embora. Muitos brasileiros, de todo o tipo, milhares, entraram em Portugal, enfim em toda a europa. Vamos lá informa-los de que têm que ir para o brasil que é para os brasileiros. Você vai receber todos esses milhares de seus concidadãos no seu brasil, na sua casa? Maioria dos emigrantes brasileiros sem qualificaçoes, mas cá estão, e por mim são bem-vindos a permanecer. Agora a sua "alergia" em relação a portugueses com formaçao qualificada...ai, mentalidade ruim,né

Adicionar novo comentário