Metro/Carris: Silva Rodrigues vai promover fusão que há um ano considerava ser "uma tragédia"

25 de agosto 2012 - 13:18

José Silva Rodrigues, que até aqui assumia a presidência da Carris, foi o escolhido pelo governo para conduzir a fusão da Carris e do Metro e para presidir ao Conselho de Administração da nova empresa. Há um ano, Silva Rodrigues afirmou ao Jornal de Negócios que esta fusão era "uma coisa absolutamente sinistra".

PARTILHAR
Foto de Paulete Matos.

Até à fusão do Metropolitano de Lisboa, E.P.E. e da Carris, S.A., apontada para o fim de 2012, as duas empresas terão uma administração comum. A administração conjunta, nomeada em Conselho de Ministros esta quinta feira, é presidida por José Manuel Silva Rodrigues, tendo como administradores Pedro Gonçalo Bogas, Luís Carlos Barroso e Maria Manuela Figueiredo.

Segundo apurou o Jornal de Negócios, o presidente da administração, que presidia até aqui a Carris, vai receber 5.722,74 euros por mês, mais 1.503,26 euros de despesa de representação, num total de 7.226 euros. Já os restantes elementos da administração receberão 4.578,19 euros de vencimento mensal, mais 1.728,81 euros de despesas.

Há um ano atrás, José Silva Rodrigues afirmou, em declarações ao Jornal de Negócios, que a fusão das duas empresas era “uma coisa absolutamente sinistra” e que o resultado da fusão que agora vai dirigir seria uma empresa “incomensuravelmente pior”, juntando o pior da Carris e o pior do Metro. Seria “uma tragédia”, frisou Silva Rodrigues, que adiantou ainda que só aceitava uma articulação das duas empresas, mas que teria de ser promovida pela Autoridade Metropolitana de Transportes, tal como sucede por esse mundo fora.

Durante um seminário sobre a contratualização do serviço público de transportes, organizado pela Logistel, Silva Rodrigues defendeu com entusiasmo a concessão dos transportes públicos de Lisboa e Porto a operadores privados. "Acho muito bem que se faça a concessão dos transportes públicos em Lisboa e no Porto a privados", advogou.

Termos relacionados: Sociedade