Manifestações em mais de 50 cidades do Estado espanhol pedem referendo

Em Madrid, a marcha terminou com uma assembleia que decidiu convocar um cordão em torno do Congresso na próxima quarta-feira e realizar um “referendo cidadão”.
Assembleia no final da manifestação em Sol, Madrid. Foto de Juan Luiz Sanchez, El Diário

Mais de 50 cidades do estado espanhol foram palco de manifestações a favor da realização de um referendo para decidir se se mantém a Monarquia ou se regressa a República.

Em Madrid, a manifestação de cerca de dez mil pessoas foi convocada pela Junta Estatal Republicana e teve o apoio da Esquerda Unida, Podemos ou Equo, percorrendo as ruas desde a Praça Cibeles até à porta do Sol. As palavras de ordem mais gritadas foram: "Sí, sí, sí. Queremos decidir", "Felipe, ¿quién te ha votado?", "España mañana será republicana" ou "los Borbones, a las elecciones",

Para o coordenador federal da Esquerda Unida, Cayo Lara, há um sentimento democrático muito importante, “as pessoas querem decidir, independentemente da sua opção de voto”.

No final da manifestação, realizou-se o que os organizadores chamaram de uma “assembleia constituinte” para decidir as ações a serem feitas nos próximos dias, onde ficou decidido convocar um cordão em torno do Congresso na quarta-feira, quando será votada a lei da abdicação, à qual a Esquerda Unida apresentou uma emenda à sua totalidade, que inclui a convocação de um referendo. Decidiu-se também pela realização de um “referendo cidadão”.

Milhares em muitas cidades

Em Valência, milhares manifestaram-se sob o lema "los Borbones a las elecciones"

Em Barcelona, milhares na Praça de Sant Jaume pediram a realização de um referendo, hasteando bandeiras republicanas.

Em Santiago de Compostela, o grito mais ouvido foi "Queremos escolher", o mesmo que se ouviu em sete cidades da Galiza.

Nas três capitais bascas houve manifestações convocadas por coletivos republicanos e tiveram o apoio de representantes de Ezker Anitza-IU, Ezker Batua y Podemos- Ahal dugu. Em Bilbau, participaram o ex-membro do governo basco Javier Madrazo, o secretário-geral da central sindical CC.OO Euskadi, Unai Sordo, o antigo dirigente da esquerda abertzale Tasio Erkizia, entre outros.

Manifestación republicana