A empresa Jerónimo Martins anunciou nesta sexta feira que vai pagar 132 milhões de euros dividendos aos seus accionistas ainda este ano. Normalmente, o pagamento de dividendos é feito no primeiro trimestre de cada ano, referentes ao ano anterior. Este pagamento antecipado será feito em duas tranches e os accionistas receberão na soma das duas tranches um dividendo de 21 cêntimos por acção.
Com esta decisão a Jerónimo Martins junta-se à Portucel, que na passada terça feira anunciou a antecipação do pagamento de dividendos aos seus accionistas, e à PT, que foi a primeira a anunciar que irá fazer um pagamento de dividendos extraordinário ainda este ano, resultantes da venda da Vivo.
Este pagamento de dividendos, seja extraordinário ou antecipado, visa evitar que os grandes accionistas paguem os impostos estabelecidos no Orçamento de Estado para 2011. Em 2011 irão terminar benefícios fiscais, nomeadamente a isenção do pagamento de imposto sobre a distribuição de rendimentos para participações superiores a 20 milhões de euros, aquela isenção manter-se-á apenas para quem tiver participação superior a 10% do capital.