Islândia desiste de entrar na União Europeia

13 de março 2015 - 12:13

O processo de candidatura apresentado em 2009 estava suspenso desde a vitória eleitoral dos partidos eurocéticos em 2013. "Os interesses da Islândia estão mais protegidos fora da UE", diz o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Foto Erik-Jan Vens/Flickr

O governo islandês informou a Comissão Europeia e a presidência da UE, actualmente nas mãos da Letónia, da retirada da candidatura à adesão na União Europeia. A candidatura foi apresentada após a crise que levou a coroa islandesa a perder metade do seu valor, mas o regresso dos partidos do centro-direita ao governo de Reiquiavique suspendeu um processo que nunca gerou grande entusiasmo na sociedade islandesa.

A questão das quotas de pesca, actividade central para a economia do país, foi sempre encarada como o maior obstáculo ao sucesso das negociações. A UE chegou mesmo a ameaçar sanções comerciais ao país se a Islândia não aceitasse reduzir a sua quota de cavala, dando origem à suspensão das negociações por parte do governo irlandês.