Está aqui

Francisco Louçã debate novo paradigma económico em conferência na Hungria

Na conferência participam 35 académicos de todo o mundo, entre os quais Joseph Stiglitz, antigo prémio Nobel da Economia. Os economistas vão debater uma nova teoria económica para responder à crise.

A conferência é promovida pelo "Institute for New Economic Thinking (INET)" (Instituto para um novo Pensamento Económico) e decorre de 6 a 8 de Setembro em Budapeste.

Ao longo dos três dias, os economistas participantes na conferência irão debater as consequências da crise e o funcionamento dos mercados financeiros, procurando alternativas.

Segundo escreveu Francisco Louçã no facebook, são “economistas e estatísticos de opiniões diferentes, mas que tomam em comum a tarefa de enfrentar um pensamento e uma doutrina que provocou a crise, sustentou a desregulação e promoveu a especulação”.

Na conferência participam os economistas Joseph Sitglitz (Columbia), Alan Kirman (Marselha), David Hendry (Oxford), Giovanni Dosi (Pisa), Robert Boyer (Paris), Axel Leijonfvud (Los Angeles), Janos Kornai (Budapeste), Sidney Winter (Wharton), entre outros.

Francisco Louçã participa na conferência, enquanto catedrático do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e autor de diversas obras sobre macroeconomia.

Joseph Stiglitz, prémio Nobel da Economia em 2001 e membro do INET, será um dos principais oradores da iniciativa, que procura "um novo paradigma económico", assente numa "maior regulação dos mercados financeiros".

Termos relacionados Internacional
Comentários (3)