Estudo sobre toxicidade do herbicida Roundup e do milho transgénico é republicado

02 de julho 2014 - 19:33

Com a nova publicação, a equipa do professor Séralini confirma que o herbicida Roudup provoca deficiências graves no fígado e nos rins; a pesquisa tinha sido retirada da revista após gerar uma polémica que envolveu a Monsanto, fabricante do herbicida. Artigo publicado no Brasil de Fato.

PARTILHAR

O estudo realizado pelo professor Gilles-Eric Séralini sobre a toxicidade crónica provocada pelo herbicida Roundup e pelo milho transgénico NK 603 foi novamente publicado. O artigo, que saiu originalmente em setembro de 2012 na revista Food and Chemical Toxicologyo, tinha sido retirado após muita polémica e pressão.

Depois da repercussão causada pelo estudo inédito, a Food and Chemical Toxicologyo recompôs o seu conselho editorial para abrigar um ex-funcionário da Monsanto, empresa fabricante do Roundup. Logo depois, anunciou a retirada do artigo.

Com a nova publicação e novos dados disponíveis on line, a equipa do professor Séralini confirma que o herbicida mais vendido no mundo provoca deficiências graves no fígado e nos rins, bem como alterações hormonais, tais como tumores mamários.

Agora, a Environmental Sciences Europe republica uma versão expandida do artigo em que são mantidas as suas conclusões originais e são oferecidos à comunidade científica em geral os dados brutos da pesquisa, algo jamais feito pelas empresas de biotecnologia.