Está aqui

Dois filhos de José Eduardo dos Santos no Comité Central do MPLA

José Filomeno dos Santos e Welwistchea dos Santos passarão a fazer parte do órgão máximo do partido angolano.
José Eduardo dos Santos, foto de Paulo Novais/Lusa.

José Eduardo dos Santos, presidente angolano há quase 37 anos, discursou nesta quarta feira na abertura do VII congresso do MPLA, em Luanda. O congresso decorre até dia 20, conta com a presença de 2600 delegados e José Eduardo dos Santos concorre, como esperado, sem nenhum opositor. A lista que encabeça para o Comité Central é única e passou a incluir dois dos seus filhos, José Filomeno dos Santos e Welwistchea dos Santos.

José Filomeno dos Santos, apelidado de "Zénu", é presidente do Fundo Soberano de Angola, suja missão é rentabilizar dinheiro do petróleo, gerindo 4510 mil milhões de euros. Foi indicado para a lista do Comité Central pela juventude do partido (apesar de ter 38 anos) e tem sido apontado como um possível sucessor de José Eduardo dos Santos. Welwistchea dos Santos, conhecida por "Tchizé", foi proposta pela Organização da Mulher Angolana. 

O presidente angolano anunciou em março que irá deixar o poder em 2018, mas ainda não esclareceu se se candidatará nas eleições de 2017, nem indicou ainda quem o irá substituir, mas a inclusão de dois dos seus filhos no órgão máximo do partido pode ser um indício sobre a sua vontade. Isabel dos Santos, a empresária e filha mais conhecida de José Eduardo, foi recentemente nomeada para gerir a companhia estatal petrolífera, Sonangol, que era até então dirigida por Manuel Vicente, atual vice-presidente angolano.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)