Está aqui

Desemprego não pára de subir em Portugal

A taxa de 10,8% divulgada pelo Eurostat revela que o desemprego continua a atingir novos máximos em Portugal, apesar de ter estabilizado na UE.


Com a subida de duas décimas desde Março, o desemprego em Portugal volta a bater o recorde dos últimos 30 anos. Comparando com o mesmo mês do ano passado, a subida é de 1,6%.

Portugal ocupa a quarta posição dos países da União Europeia com a taxa de desemprego mais elevada, apenas atrás da Letónia (22,5%), Espanha (19,7%) e Eslováquia (14,1%). Se na zona euro o desemprego estimado pelo Eurostat subiu uma décima, para os 10,1% em Abril, no conjunto dos 27 países da União Europeia a taxa mantém-se estável nos 9,7% desde Março. Ao todo, o gabinete de estatísticas europeu diz que há mais de 23 milhões de pessoas desempregadas na UE, dos quais 595 mil são portugueses.

O governo recebeu a notícia com desagrado e o secretário de Estado do Emprego diz mesmo que o desemprego desceu em Abril. "A minha convicção é que esta projecção do Eurostat, à semelhança de três anteriores, irá revelar-se inadequada e ser revista em baixa", afirmou Valter Lemos à imprensa.

Termos relacionados Sociedade
(...)