Está aqui

CP Carga contrata, por ajuste directo, empresa de alto funcionário da Mota Engil

Segundo noticia o jornal Sol, a Consultinterest, detida por António Capinha, director de comunicação da holding da Mota-Engil e ex-assessor de Jorge Coelho, foi contratada por ajuste directo para prestar serviços de comunicação. Contrato implica pagamento mensal de quatro mil euros.
A adjudicação, mediante ajuste directo, dos serviços de comunicação da Consultinterest, a troco de 4 mil euros mensais, contrasta com os cortes salariais impostos aos trabalhadores e com o plano de privatização da empresa, inscrito pelo governo no Orçamento do Estado para 2011.

A Consultinterest, que desenvolve actividade de assessoria de imprensa, apresentou uma proposta à CP Carga, que se concretizou na criação do seu novo site, tendo sido contratada por ajuste directo para prestar serviços de comunicação a esta empresa pública.

Como contrapartida, a Consultinterest, detida, desde Junho de 2009, por António Capinha, director de comunicação da holding da Mota-Engil e ex-assessor de imprensa de Jorge Coelho enquanto este era ministro das Obras Públicas entre 1999 e 2001, auferirá um pagamento mensal de 4 mil euros.

Esta adjudicação contrasta com os cortes salariais impostos aos trabalhadores e com o plano de privatização da empresa, inscrito pelo governo no Orçamento do Estado para 2011.

O facto de o contrato, assinado em Setembro por Almeida Soares, então presidente da CP Carga, visar a contratação de uma empresa detida por um alto funcionário da Mota Engil, detentora da única concorrente da CP Carga, a Takargo Rail, não constitui um problema para os representantes da empresa pública.

Almeida Soares afirmou ao jornal SOL que «não tinha, nem tinha que ter» conhecimento de que Capinha é funcionário da Mota-Engil, e que não se preocupou com esse facto, já que «a CP Carga detém cerca de 97% de quota do mercado nacional e 38% do mercado ibérico. E a Mota-Engil terá, respectivamente, 3% e cerca de 1%”, pelo que, “verdadeiramente não existirá concorrência».

O representante da CP carga justificou ainda a contratação da Consultinterest, mediante ajuste directo, pelo facto de a empresa ter sido «exposta negativamente na comunicação social» e esclareceu que a renovação do contrato, com a duração de seis meses, com a empresa de António Capinha «é uma séria possibilidade».

São ainda clientes da Consultinterest a Direcção Geral de Geologia e Energia, a ANA, Aeroportos de Portugal, a REN - Rede Nacional de Energia, os Hospitais Universitários de Coimbra e a Direcção Regional Cultura Lisboa Vale Tejo, entre outros.

Termos relacionados Sociedade
(...)