CP acaba com ligação Porto-Vigo

Empresa alega racionalização de custos. Associação de Utentes fala em agressão à mobilidade da região, que se vem juntar à cobrança de portagens na A28.
Ligação Porto-Vigo tem uma procura considerável, diz associação de utentes. Foto de Paulete Matos

A Associação de Utentes dos Comboios de Portugal - Comboios XXI criticou decisão da CP de interromper a ligação ferroviária entre Porto e Vigo "sem qualquer justificação ou consulta prévia".

A associação considera que esta é "mais uma agressão à mobilidade desta vasta euro-região (habitada por seis milhões de pessoas, uma das mais populosas da península), após a recente introdução de portagens na A28". A ligação, garante a associação, “embora sem nenhuma divulgação especial junto do seu público alvo, tem uma procura considerável - sobretudo na época estival".

A CP anunciou este fim-de-semana que vai acabar com a ligação ferroviária até Vigo a partir de dia 10, alegando falta de condições para continuar a manter o serviço, que tinha partida do Porto duas vezes por dia. “Entre os motivos na origem desta decisão está uma racionalização de custos que a CP tem que fazer, face à conjuntura financeira actual”, explicou fonte da empresa.