Conselheiro de Passos Coelho diz que Portugal vai ter de reestruturar a dívida

13 de junho 2011 - 2:23

João Duque declarou em entrevista ao jornal “Correio da Manhã”: “Portugal vai ter de reestruturar a dívida”. E acrescenta: “Podemos renegociar os prazos, dando um pequeno benefício ao mercado”.

PARTILHAR
João Duque diz que Portugal vai ter de reestruturar a dívida

João Duque, presidente do ISEG e conselheiro de Pedro Passos Coelho, foi entrevistado pelo jornal “Correio da Manhã” a propósito da reestruturação da dívida da Grécia e afirmou que “Portugal vai ter de reestruturar a dívida”.

A propósito da Grécia, o conselheiro de Passos Coelho considera que há “várias formas de reestruturar a dívida”, mas defende que a reestruturação só resulta “quando não se reduz o valor a pagar aos mercados”.

Duque, particularmente preocupado com os “mercados” financeiros, defende o prolongamento dos prazos, pagando mais juros por esse prolongamento: “Dizer aos mercados que não há dinheiro para pagar o que se deve a 15 anos mas se me deixarem pagar em 25 até dou um pouco mais do que devo”.

E o conselheiro do líder do PSD remata: “Podemos renegociar os prazos, dando um pequeno benefício ao mercado”.

Indirectamente, o presidente do ISEG reconhece de facto nesta entrevista a incapacidade do país para cumprir o acordo com a troika e pagar a dívida no prazo estabelecido.