Cavaco queixa-se por receber quase 12 mil euros de reforma por mês

“Tudo somado, o que irei receber do fundo de pensões do Banco de Portugal e da Caixa Geral de Aposentações quase de certeza que não dá para pagar as minhas despesas”, lamentou-se o Presidente da República junto dos jornalistas que lhe perguntavam se não estava incomodado por receber os subsídios de Natal e férias deste ano, ao contrário da generalidade dos portugueses.
Cavaco sempre fez questão de dominar as contas, mas diz que não sabe quanto valem as suas pensões. Foto maiqui maiqui/Flickr

Segundo a declaração de rendimentos de 2009 entregue no Tribunal Constitucional, a soma das pensões recebidas por Cavaco Silva relativas ao trabalho universitário e ao Banco de Portugal somaram 140.601,81 euros, ou seja, 11.716 euros por cada um dos doze meses do ano. Aliás, Cavaco optou inclusivamente por se tornar no único Presidente da República que não é pago pelo Estado que representa, por preferir receber estas pensões e assim fugir aos cortes salariais dos últimos dois anos. Com a soma das reformas, Cavaco Silva ficou a ganhar mais 1100 euros do que se tivesse mantido o salário de Presidente.

Nas suas declarações aos jornalistas, o Chefe de Estado referiu-se apenas às pensões que vai receber pelo seu trabalho na Universidade Nova e no Instituto Gulbenkian, mas não disse quanto vale a pensão do Banco de Portugal. “Neste momento já sei quanto é que irei receber da Caixa Geral de Aposentações, descontei quase 40 anos uma parte do meu salários para a CGA como professor universitário e também descontei durante alguns anos como investigador da Fundação Calouste Gulbenkian e devo receber 1300 euros por mês", declarou Cavaco Silva. E acrescentou, para que os jornalistas fixassem este número, "não sei se ouviu bem: 1300 euros por mês".

“Tudo somado, o que irei receber do fundo de pensões do Banco de Portugal e da Caixa Geral de Aposentações quase de certeza que não dá para pagar as minhas despesas”, concluiu Cavaco, dizendo não saber quanto vale a sua pensão do Banco de Portugal (BP), que este ano já lhe pagou o subsídio de férias.

"Quanto ao fundo de pensões do BP, para o qual eu descontei quase trinta anos parte do meu salário, ainda não sei quanto irei receber", começou por dizer Cavaco, sugerindo aos jornalistas que o descubram. "Os senhores não terão dificuldade: eu fui um funcionário de nível 18 que exerceu funções de direção", adiantou o Presidente da República.

Cavaco Silva diz que 12 mil euros não lhe chegam para as despesas do mês!

Termos relacionados Política
Comentários (8)