A crise parece não afectar a banca. No terceiro trimestre de 2010, BES, BCP, BPI e Santander Totta registaram lucro médio de 4,1 milhões por dia. Comparativamente ao mesmo período de 2009, o crescimento do lucro dos bancos foi na ordem dos 53,4 milhões de euros.
O BES obteve o maior volume de lucro – 405,4 milhões de euros, equivalente a um acréscimo de 12,4% face ao mesmo período do ano passado, tendo superado as expectativas dos analistas. Em termos percentuais, foi o Millenium bcp a registar o maior aumento – 22%.
Apenas o Santander Totta baixou os resultados em 11%, o que se justifica devido ao reforço das provisões para fazer face ao período mais conturbado que se aproxima.
Em 2009, os quatro maiores bancos obtiveram lucros de 1445,6 milhões de euros, registando um crescimento de 13,7% em relação a 2008.
Não obstante o crescimento incontestável da sua margem de lucro, o presidente do BES, Ricardo Salgado, insurge-se contra nova taxa sobre a banca, considerando que ela terá “um impacto fiscal muito gravoso”.