Aumento das taxas moderadoras leva a aumento da mortalidade

Segundo a Associação de Médicos de Saúde Pública, o aumento das taxas moderadoras num período de agravamento das condições económicas das famílias poderá estar a traduzir-se numa fuga aos cuidados de saúde e, consequentemente, no aumento da mortalidade.
Foto de Paulete Matos.

A mortalidade "por todas as causas" atingiu na semana passada os 3080 óbitos, aumentando para 6110 a cifra das duas últimas semanas, segundo dados do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA). Os indicadores do INSA revelam “excesso de mortalidade nas regiões Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo, em contraste com as regiões do Algarve e Autónomas em que tal não se verificou”.

Em causa não está um mero pico excepcional, já que segundo explicou à agência Lusa Baltazar Nunes, do INSA, “consideramos um excesso quando, de uma forma consistente, a mortalidade se encontra acima da linha de base, que é o que está neste momento a acontecer, nas últimas três semanas”.

Este número é muito superior ao registado no mesmo período de anos anteriores, o que leva Mário Jorge, presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública, a alertar para o facto de as medidas do Ministério da saúde, entre as quais o “aumento brutal” das taxas moderadoras, poderem estar a determinar uma fuga aos cuidados de saúde e, consequentemente, a contribuir para o aumento da mortalidade.

Esta mesma opinião é partilhada por Constantino Sakellarides, ex-diretor-geral da saúde e professor da Escola Nacional de Saúde Pública.

“O facto de as pessoas viverem com mais dificuldades”, sentidas no acesso “aos medicamentos e à saúde” e de terem “a electricidade mais cara”, são hipóteses plausíveis para explicar o excesso de mortalidade registado nas últimas semanas, avança Sakellarides.

Na segunda-feira, o INSA anunciou, em comunicado, uma investigação "em profundidade" aos motivos associados ao excesso de mortalidade, em articulação com a Direção-Geral da Saúde.

Para setembro está ainda agendado o início do registo online dos óbitos e das suas causas, permitindo o seu rápido e permanente acompanhamento.

Termos relacionados Sociedade