1º de Maio: Dia de festa e luta comemorado em todo o país

As comemorações do 1º de Maio da CGTP vão ter lugar em 40 localidades do país englobando várias iniciativas de caráter festivo e de protesto na defesa da “valorização do trabalho e dos trabalhadores”.
"É preciso desenvolver a ação revindicativa", defende a central sindical

Desta forma, as ações do Dia do Trabalhador ocorrerão em todas as capitais de distrito do continente e ilhas onde haverá lugar para a cultura, o desporto, bem como outras manifestações de caráter lúdico.

Além da sua natureza histórica destinada a evocar os acontecimentos ocorridos há 131 anos, em Chicago, nos Estados Unidos, – onde se realizou uma jornada de luta pela redução da jornada de trabalho para as oito horas, que foi violentamente reprimida pelas autoridades norte-americanas, tendo causado a morte a dezenas de trabalhadores e a condenação à forca quatro dirigentes -, a CGTP sublinha que esta é uma data que homenageia os portugueses que, durante a ditadura fascista, lutaram pela liberdade, por melhores condições de vida e de trabalho e também por emprego com direitos, salários e horários dignos.

Neste 1.º de Maio, a central sindical afirma que a luta dos trabalhadores contribuiu para derrotar e afastar o governo do PSD/CDS e para conseguir o aumento do salário mínimo nacional, a recuperação dos quatro feriados, além da reposição dos salários e das 35 horas semanais na administração pública.

“É preciso intensificar a luta em cada local de trabalho, empresa e setor, desenvolver a ação reivindicativa, na defesa dos interesses da classe dos trabalhadores”, defende a CGTP citada pela Lusa.

O secretário-geral da organização, Arménio Carlos, exorta desta forma a população portuguesa a participar nas iniciativas do 1º de Maio como se tratasse de uma jornada de luta que terá expressão em todo o país.

Este ano, as comemorações em Lisboa, começam de manhã, com a Corrida Internacional do 1º de Maio, com partida e chegada no Estádio 1º de Maio e durante a tarde realiza-se o desfile entre o Martim Moniz e a Alameda D. Afonso Henriques, onde terá lugar o comício sindical com a intervenção de Arménio Carlos.

Por seu turno, durante a tarde, no Porto, realiza-se um desfile que percorrerá as ruas da baixa da cidade terminando na Avenida dos Aliados com um comício sindical.