14ª Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa: Arco-Íris contra a crise

No próximo sábado, dia 22 de junho, tem lugar a 14ª Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa, subordinada ao lema "Arco-Íris contra a crise". A iniciativa, agendada para as 17h, com concentração no Jardim do Príncipe Real, visa “trazer o orgulho, a visibilidade” e as reivindicações da comunidade LGBT para as ruas de Lisboa. A Associação de Estudantes do ISCTE-IUL afirma-se “solidária" com esta Marcha, "vinculando o seu apoio à mesma”.
Foto principal de Paulete Matos.

À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, a seguir à manifestação, agendada para as 17h, com concentração no Jardim do Príncipe Real, realiza-se uma festa na discoteca Ponto G, a partir da meia noite. O evento, além de marcar o encerramento da Marcha, servirá também para angariar fundos que permitam pagar as despesas inerentes à organização.

A Comissão Organizadora da 14ª Marcha do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgéneros) de Lisboa é integrada pela APF - Associação para o Planeamento da Família, Bichas Cobardes, Clube Safo, Exército de Dumbledore, GAT - Grupo Português de Ativistas sobre Tratamentos de VIH/SIDA, Grupo Transexual Portugal, ILGA Portugal, Janela Indiscreta, não te prives, Opus Gay, Panteras Rosa, PolyPortugal, Precários Inflexíveis, rede ex aequo, Rumos Novos e SOS Racismo. A iniciativa conta ainda com o apoio oficial da AMPLOS, ATTAC e PortugalGay.

No blogue do evento têm sido publicados inúmeros contributos, entre os quais o da Direção da Associação de Estudantes (AE) do ISCTE-IUL. No texto, esta AE frisa que “o meio académico caracteriza-se por ser um contexto de debate, produção e partilha de conhecimento, liberdade de escolha e consequente emancipação dos seus elementos", referindo que, porém, "a democracia nunca é completa sem a total liberdade de escolha e a academia é também um espaço de reprodução das normas sociais vigentes na qual a discriminação sexual não é exceção, nomeadamente nas práticas alternativas ao modelo social padronizado”.

Assumindo o “compromisso de combater qualquer forma de discriminação ou penalização de estudantes em consequência de escolhas e orientações individuais” e salientando que existe “para construir um espaço inclusivo e democrático em que a liberdade e o direito de escolha sejam valores centrais para a comunidade académica”, a Associação de Estudantes do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa afirma-se “solidária com a Marcha LGBT de Lisboa, vinculando o seu apoio à mesma”.

AnexoTamanho
PDF icon texto_de_apoio_a_marcha_lgbt.pdf29.63 KB