Está aqui

“O Governo, ao escolher a austeridade, está a minar a economia e as contas do país”

O líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, declarou nesta sexta feira sobre a execução orçamental de novembro:“Ninguém acreditava que o mundo iria acabar hoje e também já ninguém acredita nos números do ministro Vítor Gaspar e de Passos Coelho. As contas públicas estão cada vez pior”.
“O Governo, ao escolher a austeridade, está a minar as contas do país, está a minar a economia”, declarou o líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares

“O Governo, ao escolher a austeridade, está a minar as contas do país, está a minar a economia”, declarou à comunicação social o líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, após serem conhecidos os números da execução orçamental de novembro.

Segundo a agência Lusa, Pedro Filipe Soares sublinhou que “na prática”, os números conhecidos nesta sexta feira demonstram “que aquilo que era a base do Orçamento do Estado para 2013 é virtual, não existe” e que o “Governo teima em insistir na austeridade, mas a própria austeridade está a minar o seu trajeto”.

O líder parlamentar salientou que “a própria Comissão Europeia reforça a ideia de que o défice deste ano não será alcançado”.

“Escolheu-se o caminho da austeridade quando o caminho deveria ser o de proteger a economia para fazer crescer a economia (…). O que a execução orçamental diz é que este é o caminho errado”, concluiu Pedro Filipe Soares, referindo, entre outros aspetos, os valores das receitas fiscais, inferiores ao estimado, e a despesa, onde “a redução que existe é à custa dos salários, dos direitos”, não havendo “nenhuma estratégia de ajustamento”.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
(...)