“A culpa da crise financeira é a sociedade do cambalacho”

Francisco Louçã classificou o caso BPN como um “cambalacho” e uma das razões para a crise financeira que Portugal vive, e acusou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, de ser "mais rápido que a própria sombra” ao negociar a venda deste banco.
Foto de Paulete Matos.
Foto de Paulete Matos.

Durante o comício realizado este sábado em Armação de Pêra, no qual participaram também a deputada Cecília Honório e o dirigente local do Bloco e membro da Mesa Nacional João Vasconcelos, Francisco Louçã defendeu que “não é por causa dos reformados, trabalhadores, desempregados, professores, enfermeiros que há a razão da crise financeira” e que “a culpa da crise financeira é a irresponsabilidade por encontrar os ladrões, é o desequilíbrio, é a sociedade do cambalacho”.

Referindo-se ao negócio do Banco Português de Negócios (BPN), o dirigente do Bloco lembrou que o Estado foi dono deste banco durante quase três anos e “não cobrou ao homem mais rico de Portugal [Américo Amorim]”. “Não há regra nenhuma para quem tem a compreensão do Governo”, sublinhou, acrescentando que “tudo é possível. Tornar-se Américo Amorim, o mais rico de Portugal e ser em simultâneo o maior devedor de Portugal”.

No que respeita à notícia veiculada de que Paulo Portas teria começado a negociar em Angola as condições para vender o BPN quando o governo ainda não tinha decidido, Louçã acusou o actual ministro dos Negócios Estrangeiros de negociar “mais depressa que a sua própria sombra”.

O Bloco não aceitará este “cambalacho” do BPN, tal como não aceita a “privatização dos correios” ou da água, avançou Louçã.

“Responder à pobreza é criar emprego e combater a precariedade dos jovens”

O Programa de Emergência Social (PES) também mereceu a crítica de Francisco Louçã, que condenou a intenção do executivo de pôr os desempregados a trabalhar gratuitamente no privado e no público.

Outra das medidas alvo de crítica diz respeito ao facto de as creches e os lares de idosos virem a ter regras diferentes das dos restaurantes no que diz respeito à higiene. “A Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) deixa de ter qualquer poder para verificar as cozinhas de creches e dos lares de idosos. O que garante a higiene num restaurante são regras que deixam de ser aplicadas para uma criança numa creche ou para um idoso acamado”, realçou Louçã.

No entender do Bloco de Esquerda, “responder à pobreza é criar emprego e combater a precariedade dos jovens, não é desprezando nem criando regras especiais para os pobres”, frisou o dirigente.

Juntar crise à crise

A deputada Cecília Honório e o dirigente local do Bloco e membro da Mesa Nacional João Vasconcelos fizeram uma alusão ao novo sistema de portagens introduzido na Via do Infante e acusaram o executivo PSD e CDS de juntar crise à crise.

Comentários

As dividas e os deficies, são apenas a "justificação" para a direita
fazer o maior retrocesso civilizacional dos ultimos 60 anos. É confronto ideológico. A verdade é que talvez as coisas comecem a ser tratadas pelo seu verdadeiro nome.

Submeter um novo comentário

A privacidade deste campo é garantida e o seu conteúdo não será exibido.

  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Allowed HTML tags: <a> <em> <p> <br> <b> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd> <img> <hr> <i> <border> <embed> <a href> <sup> <img style> <table> <tbody> <tr> <td><div><!--break-->
  • You may embed videos from the following providers . Just add the video URL to your textarea in the place where you would like the video to appear, i.e. http://www.youtube.com/watch?v=pw0jmvdh.
  • Lines and paragraphs break automatically.
  • Insert Flickr images: [flickr-photo:id=230452326,size=s] or [flickr-photoset:id=72157594262419167,size=m].
  • You may use <swf file="song.mp3"> to display Flash files inline
  • Add tooltips to text. Usage [tip:Text to highlight=The tooltip's content]

More information about formatting options

CAPTCHA
Esta questão é necessária para evitar a acção dos robots usados pelos spammers
Image CAPTCHA
Tenha em atenção as letras maiúsculas e minúsculas