Está aqui

É “lamentável” que governos continuem a aplicar programas de ajustamento errados

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, afirmou este domingo que é “lamentável” que os governos continuem a aplicar programas de ajustamento errados, referindo o relatório do FMI que reconhece “falhanços notáveis” no plano de resgate à Grécia.

À margem da Cimeira Alternativa, que se realizou em Atenas, com o tema "Acabar com a austeridade antes que a austeridade destrua a democracia”, Catarina Martins adiantou que o relatório do Fundo Monetário Internacional conhecido na passada quarta-feira veio provar que “há instituições que erraram e não querem assumir as suas culpas”.

“O atira culpas entre o Banco Central Europeu a Comissão Europeia e o FMI a que assistimos nos últimos dias sobre o erro no programa de ajustamento grego é particularmente lamentável”, declarou a líder bloquista, referindo que o referido relatório esteve no centro do debate dos ativistas que participaram no encontro em Atenas.

Catarina Martins criticou ainda que se reconheça que “os programas de ajustamento estão errados” e depois “continuar a aplicá-los tal como estão desenhados”, o que “mostra a necessidade de uma Esquerda com força”.

“Reconhece-se que o plano grego tem erros, mas as opções dos governos tem sido continuar esses mesmos programas com erros. E isso é inadmissível, é um ataque aos povos”, acrescentou.

A responsável do Bloco disse que “são precisos governos fortes que retirem consequências destes erros e que adotem uma nova política que passe pela renegociação da dívida e pelo fim dos programas de austeridade”, adiantando que esta foi a principal conclusão de uma reunião do Partido da Esquerda Europeia que decorreu à margem da cimeira.

Um relatório do FMI reconheceu na quarta-feira que o primeiro plano de resgate da Grécia em 2010 se saldou por “falhanços notáveis”, devido a previsões de crescimento demasiado otimistas e a desacordos internos na 'troika'.

“Houve fracassos notáveis. A confiança dos mercados não foi restabelecida (…) e a economia foi confrontada com uma recessão bem mais forte do que estava previsto”, indicou o FMI.

Mais de duas dezenas de ativistas e sindicalistas portugueses participaram na Cimeira Alternativa, que terminou hoje em Atenas, e tem como tema central o regime de austeridade imposto na Europa.

ESQUERDA.NET | Manifestação Alter Summit | Atenas | 8.06.2013

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
(...)