O estafeta no asfalto

porJoão Teixeira Lopes

12 de dezembro 2022 - 10:02
PARTILHAR

O capitalismo de plataforma é o capitalismo numa das suas mais rudes metamorfoses. Ninguém representa estes trabalhadores: não têm cooperativas, CT’s ou sindicatos. Contudo, os mais politizados têm organizado pequenas manifestações contra as suas degradantes condições de trabalho.

Ao regressar a casa deparo-me com um grande borborinho na rua. Carros parados, vozearia, aflição. Um estafeta da Uber jazia no chão, a mota tombada a uma curta distância de um automóvel. O homem quedava-se imóvel, com o capacete ainda na cabeça. Junto a mim ouço quem critique o sucedido pela falta de cuidados de condução dos estafetas: «São uns loucos, não respeitam nenhum sinal, andam a mil!». Lembrei-me logo do que em tempos se dizia, apressadamente, dos trabalhadores da construção civil, tão “propícios” a acidentes de trabalho.

O que então o senso comum não referia é que esses trabalhadores tinham horários de trabalho de Sol a Sol, dados os picos de procura no setor da construção, com apertadas exigências de prazo. Ou a proliferação de trabalho informal e clandestino, através de uma cadeia de subcontratações. Ou a ausência da inspeção de trabalho. Ou, ainda, uma cultura de masculinidade que negligenciava a precaução por a considerar sinal de falta de força e coragem. Nesse contexto, os acidentes naturalizavam-se como normais ou até inevitáveis.

Os estafetas também trabalham em horários diabólicos. De tão mal pagos veem-se obrigados a acelerar a sua prestação. Não têm seguros ou qualquer outro tipo de proteção, dada a ficção de serem considerados trabalhadores por conta própria, supostamente autónomos na gestão flexível do seu modo de trabalhar. Na verdade, são escravizados por um algoritmo que os obriga a carregar no acelerador de maneira que recebam mais trabalho do que os colegas. Imigrantes, na sua esmagadora maioria, sonham em acumular um pequeno pecúlio que possam transferir para a família na origem. E vivem no sonho de, após uns anos de exploração brutal, voltarem aos seus países para um recomeço com algum suporte.

O capitalismo de plataforma é o capitalismo numa das suas mais rudes metamorfoses. Ninguém representa estes trabalhadores: não têm cooperativas, comissões de trabalhadores ou sindicatos. Contudo, os mais politizados têm organizado pequenas manifestações contra as suas degradantes condições de trabalho.

No asfalto, o estafeta não se levantava. Mas logo pararam três, quatro, cinco motocicletas. Os colegas dele se abeiraram, transmitindo-lhe confiança. E ele sorriu, apesar da dor.

Artigo publicado em Gerador a 1 de dezembro de 2022

João Teixeira Lopes
Sobre o/a autor(a)

João Teixeira Lopes

Sociólogo, professor universitário. Doutorado em Sociologia da Cultura e da Educação, coordena, desde maio de 2020, o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto.
Termos relacionados: