Zoo de Copenhaga volta a abater animais saudáveis

26 de março 2014 - 14:28

O jardim zoológico dinamarquês, que suscitou uma onda de indignação internacional ao abater uma girafa saudável, e dissecá-la em público, por razões de aperfeiçoamento genético, anuncia agora ter morto uma família de quatro leões para poder acolher outro leão nas suas instalações.

PARTILHAR
Foto de Roseli Ronchesi, Flickr (foto recortada).

O Zoo de Copenhaga, citado pelo Guardian, anunciou em comunicado que abateu na segunda feira quatro leões pertencentes à mesma família – um leão com 16 anos, uma leoa com 14 anos e duas crias de apenas 10 meses.

Segundo os responsáveis deste jardim zoológico, foi necessário proceder ao abate porque receberam, no final da tarde em que ocorreu a execução, um novo leão, que iria entrar em confronto com os animais já existentes.

“Por causa do comportamento e estrutura natural dos leões, o zoo teve de eutanasiar os dois velhos leões e os dois jovens leões, que não tinham idade suficiente para se defenderem”, afirma o jardim zoológico no comunicado divulgado no seu site.

O novo macho, com três anos, vai juntar-se a duas jovens fêmeas que estão prestes a atingir a idade de procriar.

No dia 9 de fevereiro, o zoo de Copenhaga matou uma girafa de apenas dois anos de idade, alegando que tinha que evitar problemas futuros de consanguinidade, pese embora a intensa campanha pública que existiu na Internet e as diversas propostas alternativas para salvar a vida do animal.

O animal foi abatido e cortado ao meio num espetáculo a que os visitantes puderam assistir, entre eles um grupo de crianças. Diferentes ONG's dinamarquesas acusaram este lamentável evento como sendo “bárbaro” e de ter manifestado “falta de ética”.