Precários lançam associação nacional

27 de junho 2012 - 11:36

Ao fim de cinco anos de atividade, o movimento Precários Inflexíveis apresenta no dia 7 de julho uma nova associação nacional contra a precariedade, com núcleos em Lisboa e Porto.

PARTILHAR
Foto Paulete Matos.

Os Precários Inflexíveis nasceram em 2007, ano da primeira edição da parada Mayday Lisboa no 1º de Maio. Desde então têm participado nas mobilizações de rua, como o 12 de março ou as manifestações que se lhe seguiram contra a rapina do sistema financeiro sobre as populações. No último ano estiveram na rua a recolher assinaturas numa iniciativa legislativa de cidadãos que propôs a Lei Contra a Precariedade e lançaram a campanha "Autarquias Sem Precários", destinada a denunciar os autarcas que contratam trabalhadores a falso recibo verde.



"É este percurso, curto mas intenso, que hoje transportamos e que nos legitima neste momento de fundação", diz o comunicado que anuncia o lançamento para as 17h do dia 7 de julho no Bar do Século, na Rua do Século em Lisboa, seguido de festa a partir das 22h no mesmo local.



O projeto quer dar agora lugar a "um espaço associativo aberto e que junte quem defende o emprego e os direitos no trabalho" na "primeira associação nacional de trabalhadoras e trabalhadores precários e desempregados".



"Respondemos ao regime de austeridade permanente que despreza os direitos essenciais, a democracia no local de trabalho e a justiça social", prossegue o comunicado que lembra que há "mais de um milhão e duzentas mil pessoas desempregadas e cerca de 2 milhões de pessoas com vínculos precários em todo o país: um cenário que exige toda a determinação e torna ainda mais urgente este combate".

Termos relacionados: Sociedade