MPLA participa na reunião da Internacional Socialista, em Lisboa

03 de fevereiro 2013 - 16:52

A delegação do MPLA que irá participar, entre domingo e terça-feira, na reunião do Conselho da Internacional Socialista (IS), onde estará também presente o secretário geral do PS e vice presidente da IS, António José Seguro, chegou este sábado a Lisboa.

PARTILHAR
Foto de Paulo Novais, Epa/Lusa.

Esta delegação é chefiada pelo secretário geral do partido, Julião Mateus Paulo, ex General das Forças Armadas Angolanas mais conhecido por “Dino Matross”, acusado pelo general na reforma Silva Mateus, em fevereiro de 2012, de ser o alegado autor moral dos crimes de assalto à mão armada, sequestro, espancamento e detenção ilegal.

Os representantes do MPLA, partido do presidente José Eduardo dos Santos, que conquistou, em 2012, segundo noticiou o Jornal de Negócios, a 3ª posição entre "os mais poderosos da economia portuguesa", e que é acusado de alegadas práticas de corrupção e de abuso dos direitos humanos, irão participar na reunião do Conselho da Internacional Socialista, intitulado "Economia Global: a nossa visão de Crescimento, Emprego e Desenvolvimento Sustentável" juntamente com políticos como António José Seguro, George Papandreou e Ségolène Royale.

Segundo adianta o Partido Socialista, "o principal tema discutido neste Conselho é a crise da zona euro, estando a agenda fortemente focada na situação económica e nos novos caminhos para a saída da crise. Para além da crise europeia estará na agenda do debate dos socialistas o desenvolvimento sustentável, as economias emergentes e a democratização dos países árabes", sendo que estão ainda convocadas reuniões de emergência para discutir a Síria e o Mali.

Antes do Conselho realizou-se a reunião de Presidium, "o órgão executivo e político mais relevante da Internacional Socialista, em que presidentes e vice-presidentes dos vários partidos socialistas se juntam para concertar posições", e que teve lugar na sede do PS, no Largo do Rato, em Lisboa.