Conferência "A extrema‑direita e o assalto à Democracia - 50 anos do 25 de Abril

03 de abril 2024 - 12:56

Iniciativa, a ter lugar em Braga, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, no dia 13 de abril, visa promover a reflexão e o debate, em torno do crescimento de movimentos de extrema‑direita, que paulatinamente se vão posicionando no sistema político, ameaçando os regimes e os processos democráticos.

PARTILHAR

Estes movimentos de extrema‑direita colocam em causa conquistas civilizacionais visando comprometer todas as conquistas políticas, sociais, económicas, educacionais e culturais tornadas possíveis, sobretudo na segunda metade do século XX, ou, no caso português, a partir do dia 25 de Abril de 1974, dia da Revolução dos Cravos.

No momento atual, o recrudescer de movimentos mais ou menos extremados, conservadores, nacionalistas, xenófobos, misóginos, racistas, intolerantes, assentes em preceitos religiosos avulsos e de mãos dadas com os altos interesses económicos e financeiros mundiais, preparam-se para operar mudanças profundas nos sistemas políticos e na sociedade.

Por sua vez, as pessoas estão impotentes perante a regressão dos direitos sociais e laborais e do Estado Social e estão vulneráveis a discursos populistas de pendor “salvador da pátria”.

A este fenómeno não são alheias as décadas de governação neoliberal, de “terceira via”, ou de outras orientações da ação política ainda por classificar, cada vez mais dependente de uma oligarquia económica e financeira transnacional, quase sempre anónima, e que vê no regresso dos totalitarismos uma nova possibilidade de acumulação, livre das obrigações sociais e dos Direitos Humanos e ambientais que as democracias impõem.

Programa:

 Sessão de abertura - 9h30

Anaïs Fley, da Transform!Europe      

Mesa 1 - 9h55

Porque cresce a extrema‑direita? A crise do neoliberalismo

Cecília Honório, Fernando Rosas, Jaime Roque

Mesa 2 - 11h40

A nova extrema‑direita e o fascismo histórico

Bruno Madeira, Hugo Palheta, Manuel Loff

Almoço - 13h15 às 14h30

Atuação do coro de Abril

Mesa 3 - 14h40

Feminismo e a extrema‑direita

Andreia Peniche, Sheila Khan, Virgínia Ferreira

Mesa 4 - 16h10

A extrema‑direita, a Imigração e o Estado Social

José Soeiro, Manuel Carlos Silva, Rita Ribeiro

Mesa 5 - 17h50

A cultura e a extrema‑direita

José Manuel Lopes Cordeiro, Manuel Sarmento

Sessão de encerramento - 19h15

A Conferência, organizada pelo Abril é Agora, a Cultra, a Civitas-Braga e a Comissão dos Democratas de Braga, é de acesso livre com necessidade de inscrição prévia, que pode ser feita aqui: https://forms.gle/Duo1FbZYAEP8WBaz8