Salvar o Clima

Sindicatos e autarquias desafiados a participar na Greve Climática de 27 de setembro

Julho 31, 2019

Em conferência de imprensa, ativistas lançaram um apelo a sindicatos e autarquias para lutarem contra as alterações climáticas, mobilizando-se para a greve global que visa dar “um sinal inequívoco a todo o planeta de que o que está a ser feito não chega".

Mais de 7 mil universidades declaram emergência climática e apelam à ação

Julho 15, 2019

Mais de 7.000 estabelecimentos do ensino superior em todo o mundo declararam a emergência climática e revelaram um plano de três pontos para se comprometerem coletivamente a enfrentar a crise.

Assembleia da República aprovou por unanimidade, uma resolução que recomenda ao Governo a declaração de Emergência Climática

Parlamento recomenda por unanimidade Declaração de Emergência Climática

Julho 5, 2019

A Assembleia da República aprovou por unanimidade, nesta sexta-feira, uma resolução que recomenda ao Governo a declaração de Emergência Climática e que foi proposta por texto único de Bloco de Esquerda e PAN.

Programa eleitoral do Bloco prevê redução do plástico e eliminação do uso único

Julho 5, 2019

Uma das medidas propostas pelo partido passa por garantir que, daqui a três anos, “pelo menos metade do produto de bebidas” em plástico seja produzido e colocado à venda em embalagens reutilizáveis. Programa eleitoral é apresentado este domingo por Mariana Mortágua e Catarina Martins.

Perito da ONU alerta para 'apartheid climático' entre ricos e pobres

Junho 25, 2019

Philip Alston, relator especial da ONU sobre pobreza extrema, alerta para o cenário de um "apartheid climático", em que os ricos pagam para escapar da fome, "enquanto o resto do mundo sofre".

Greta Thunberg e movimento de greves climáticas premiados pela Amnistia Internacional

Junho 7, 2019

A jovem ambientalista Greta Thunberg e o movimento estudantil Fridays for Future, que criou as greves climáticas, foram designados “Embaixadores de Consciência” da Amnistia Internacional (AI) em 2019.

Assembleia da República exorta Governo a declarar estado de urgência climática

Junho 7, 2019

O Parlamento aprovou o projeto do Bloco no sentido de exortar o Governo a declarar o estado de urgência climática. No entanto, o ponto que previa medidas concretas para enfrentar as alterações climáticas foi rejeitado com os votos contra do PS e a abstenção do PSD, CDS e PCP, colocando em risco a sua aplicação prática.

“Assumir emergência climática é um compromisso com o futuro”

Maio 15, 2019

Maria Manuel Rola frisou que o sul da Europa é a região do Continente mais exposta às alterações climáticas e que Portugal, apesar de ser um pequeno país, não é uma exceção. Bloco propõe que Parlamento declare emergência climática.

Cidades europeias voltaram a ser palco de manifestações pelo clima

Abril 20, 2019

Em Londres, os manifestantes paralisaram as principais artérias da capital inglesa. Já em Paris, os protestos deixaram encerradas algumas das maiores empresas de França. Greta Thunberg deixou um alerta em Roma: “Temos que estar preparados para lutar muito tempo”.