Está aqui

Migrações

Governos da Alemanha, Itália e Áustria querem imigração "reduzida a zero"

Julho 16, 2018

Numa reunião realizada na passada quinta-feira, os ministros do Interior da Alemanha, Horst Seehofer, Itália, Matteo Salvini, e Áustria, Herbert Kickl, concordaram em reformar radicalmente as regras de asilo da UE e acelerar a deportação de imigrantes.

Países da ONU assinam pacto global sobre migração. Trump boicota documento

Julho 16, 2018

Após 18 meses de negociações, o texto do Pacto Global pela Migração Segura, Ordenada e Regular foi finalizado na sexta-feira, dia 13 de julho. As Nações Unidas afirmam tratar-se de uma “conquista histórica”. EUA boicotam o pacto.

Navio Lifeline dedica-se à busca e resgate de migrantes no Mediterrâneo. Fotografia do website mission-lifeline.de

Acolhimento de imigrantes do Lifeline já nas mãos do SEF

Julho 5, 2018

De acordo com informação da agência Lusa, dois inspetores do SEF estão em Malta desde domingo passado, de forma a permitir que os imigrantes resgatados do navio humanitário Lifeline possam ser acolhidos em Portugal.

Angela Merkel, Horst Seehofer e Olaf Scholz, ministro das Finanças, no parlamento alemão, 3 de julho de 2018 - Foto de Hayoung Jeon/Epa/Lusa

Merkel cede a ministro do Interior e reforça política contra imigrantes

Julho 3, 2018

Chanceler acordou com Seehofer que imigrantes registados noutros países da UE sejam levados para campos de detenção e a constituição imediata de três desses campos na fronteira com a Áustria. Marisa Matias alerta: “ou acordamos a tempo ou seremos cúmplices da barbárie que está a avançar na Europa”.

José Manuel Pureza afirmou que “fica provado portanto que sob o pretexto de travar a extrema-direita, os governos europeus aplicam a política da extrema-direita” - Foto de Tiago Petinga/Lusa (arquivo)

“Portugal deveria ter vetado este acordo do Conselho Europeu”

Junho 29, 2018

José Manuel Pureza apontou também que "Portugal não deve agora branquear as decisões que foram tomadas, deve acentuar e reforçar a sua política de acolhimento”.

Conselho Europeu aprova política contra migrantes

Junho 29, 2018

Conselho Europeu chegou a acordo, sobre imigração, que estabelece plataformas de desembarque regionais, fora da UE, centros controlados e reforço das fronteiras. Catarina Martins escreveu no twitter: “Conselho Europeu a reboque da extrema-direita. Esta decisão é uma tragédia para os direitos humanos e para a Europa”.

"Contra todo o fascismo 365 dias por ano", foto de manifestação em Itália

Racismo na UE: ministros do Interior assumem a política externa

Junho 29, 2018

Nacionalismos. Racismo e xenofobia na Europa, contra migrantes e ciganos, alimentados por forças marginais que os utilizam para aumentar o consenso e manter o poder. Por Marco Bascetta, Il Manifesto

Marcha pelo fim da separação das famílias migrantes e contra as detenções, washington, 28 de junho de 2018 – Foto de Michael Reynolds/Epa/Lusa

EUA: Milhares manifestam-se pelo fim da separação das famílias migrantes

Junho 28, 2018

Milhares de mulheres manifestaram-se nesta quinta-feira em Washington, desfilaram até ao Capitólio, e protestaram contra a política xenófoba de Trump, contra as detenções e pelo fim da separação das famílias migrantes.

Portugal vai receber parte dos resgatados pelo navio Lifeline

Junho 27, 2018

O governo português anunciou que respondeu positivamente ao pedido de ajuda do governo de Malta para acolher uma parte das 234 pessoas resgatadas pelo navio alemão Lifeline no Mediterrâneo.

Migrações: Proposta que vai ao Conselho Europeu “é das coisas mais vergonhosas”

Junho 26, 2018

Marisa Matias apelou esta terça-feira à coragem dos governos europeus para vetarem a proposta de criar mais campos de retenção de migrantes nos países às portas da UE.

Bloco organiza esta terça-feira sessão pública sobre Políticas Migratórias na Europa e EUA

Junho 26, 2018

“Direitos Humanos ao Fundo: Políticas Migratórias na Europa e EUA” é o mote da iniciativa que contará com intervenções de Ana Gomes, Marisa Matias e Pedro Marques Lopes. A sessão pública realiza-se esta terça-feira, dia 26, às 21h, no Hotel Mundial, em Lisboa.

Estas declarações representam outro passo nas políticas da administração Trump contra a imigração, e isto no rescaldo de notícias recentes, em que se soube que crianças migrantes estavam a ser separadas dos pais na fronteira, sendo posteriormente enjauladas.

Trump quer deportar sem audição de juiz

Junho 25, 2018

Donald Trump defendeu este domingo que os migrantes que passam ilegalmente a fronteira devem ser deportados “de imediato”, não tendo sequer a oportunidade de serem ouvidos por um juiz.

Separar famílias de migrantes é uma barbaridade. E os EUA fazem isso há séculos com não brancos

Junho 24, 2018

É difícil encontrar um período razoavelmente extenso da história americana em que pais e filhos não brancos não tenham sido separados uns dos outros à força pela estrutura branca de poder do país. Artigo de Shaun King, publicado no The Intercept.

Navio com mais de 200 migrantes continua a aguardar autorização para atracar na Europa

Junho 23, 2018

Após Itália e Malta terem recusado recebê-lo, o navio da Organização Não-Governamental (ONG) alemã Lifeline continua no Mediterrâneo à espera de autorização para atracar em porto seguro. O número de migrantes a bordo supera cinco vezes a sua capacidade.

EUA: Imigrantes adolescentes acorrentados e agredidos na Virgínia

Junho 23, 2018

Depoimentos que constam de um processo contra o governo federal denunciam tratamentos desumanos no centro de detenção de Shenandoah Valley. Autoridades confiscam brinquedos a crianças imigrantes na fronteira. Fotógrafo captou imagens dos objetos e fez um ensaio intitulado “El Sueño Americano - The American Dream”.

Não à separação das famílias - faixa em manifestação nos EUA

Crianças separadas das famílias: Trump recua

Junho 20, 2018

Trump decretou que as crianças de famílias imigrantes não serão separadas, mas ficarão com os pais nos centros de detenção. José Manuel Pureza afirma que as concentrações desta quinta-feira são ainda mais importantes. Mais de cem escritores e editores portugueses condenam separação de famílias.

EUA: Bebés e crianças pequenas detidas em abrigos para crianças “de tenra idade”

EUA: Bebés e crianças pequenas detidas em abrigos para crianças “de tenra idade”

Junho 20, 2018

Para além dos centros onde se encontram detidas as crianças migrantes retiradas aos seus pais na fronteira entre os EUA e o México, existem três outros centros só para crianças com menos de seis anos, estando a ser planeada a abertura de um quarto. Relatos falam de salas cheias de crianças a chorar.

EUA abandonam Conselho para os Direitos Humanos das Nações Unidas

EUA abandonam Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas

Junho 20, 2018

Saída do Conselho é justificada com a posição em relação a Israel. A decisão é oficializada quando os próprios E.U.A. estão a ser criticados por entidades de defesa de direitos humanos devido à separação de crianças migrantes das suas famílias.

Número de deslocados à força subiu para 69 milhões. Mais de metade são crianças

Junho 19, 2018

De acordo com o relatório anual do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, em 2017 registou-se uma média diária de mais de 44 mil pessoas deslocadas à força na sequência de conflitos armados, violência ou perseguição.

EUA: Duas mil crianças migrantes enjauladas e separadas dos seus pais

Junho 19, 2018

Desde que a administração Trump anunciou a sua política de “tolerância zero” contra a imigração, quase duas mil crianças foram separadas à força dos seus pais. ONU insta EUA a acabar com separação forçada de crianças migrantes.

São cada vez mais as crianças migrantes em campos de detenção nos EUA

São cada vez mais as crianças migrantes em campos de detenção nos EUA

Junho 15, 2018

Preocupação em torno do tratamento de crianças migrantes que tentam entrar nos EUA aumentou com a divulgação de uma nova política de “tolerância zero” na fronteira do país. Nos centros de detenção estão crianças separadas dos pais e crianças que tentaram atravessar a fronteira sozinhas.