Está aqui

Migrações

Mais de 50 mil migrantes presos nos EUA em dezembro

Janeiro 10, 2019

É um número recorde. 50753 pessoas em situação irregular foram presas em dezembro do ano passado. No ano de 2017 a média tinha sido apenas 13 mil. Os migrantes são cada vez mais em família e pedem asilo devido à violência dos seus países de origem.

Navio de resgate de migrantes à deriva no Mediterrâneo há 14 dias

Janeiro 5, 2019

São já dois os navios de resgate com 49 migrantes que aguardam, um há 14 dias, outro há sete dias, para aportar na Europa. Portugal disponibilizou-se para acolher até dez migrantes após o desembarque.

O Open Arms recolheu mais de 300 pessoas em águas líbias há uma semana. 139 das pessoas salvas são menores

Navio Open Arms salvou 300 imigrantes

Dezembro 28, 2018

O navio Open Arms chegou ao porto de Crinavis, em San Roque (Cádis), nesta sexta-feira e desembarcou mais de 300 imigrantes que foram resgatados no Mediterrâneo. Entre as pessoas salvas, estão crianças que fogem das guerras da Somália e da Síria.

Migrações: pacto da ONU causa crise governamental na Bélgica

Dezembro 9, 2018

A coligação de governo belga rompeu-se devido à oposição dos nacionalistas flamengos ao pacto sobre migrações da ONU. A cimeira intergovernamental sobre migrações começa segunda-feira, dia 10 de dezembro, em Marraquexe.

Dinamarca planeia isolar migrantes indesejados numa ilha

Dezembro 4, 2018

O governo dinamarquês decidiu enviar, a partir de 2021, imigrantes que tenham cometido crimes ou pessoas que não tenham conseguido obter asilo no país para uma ilha isolada.

Mais de 400 imigrantes já estão na fronteira dos EUA

Primeiros migrantes da caravana centro-americana chegam à fronteira dos EUA

Novembro 14, 2018

Segundo grupo com 357 imigrantes chegou nesta terça-feira13 de novembro, a Tijuana, cidade próxima do território dos Estados Unidos.

Trump quer restringir pedidos de asilo na fronteira com o México

Novembro 9, 2018

A medida foi anunciada na quinta-feira e visa impedir que quem entre no país fora dos postos oficiais de fronteira possa requerer asilo nos EUA. ONG prometem contestar a medida nos tribunais.

Donald Trump endurece discurso xenófobo nas vésperas das eleições da próxima terça-feira, 6 de novembro - Foto Shawn Thew/Epa/Lusa

Trump autoriza militares a abrirem fogo na fronteira com o México

Novembro 2, 2018

O Presidente dos Estados Unidos declarou que os militares devem abrir fogo, se os migrantes lhes atirarem pedras. Três caravanas de migrantes da América Central estão a atravessar o México, em direção à fronteira com os EUA.

Pacto foi assinado em julho passado e será adotado numa conferência a realizar em dezembro, mas os EUA boicotam-no

Áustria sai do Pacto Global para a Migração

Novembro 2, 2018

O Pacto foi assinado em julho passado e será adotado numa conferência a realizar em dezembro. A ONU lamenta a saída da Áustria e de outros países, como os EUA que o boicotam.

Trump ameaça enviar 15 mil militares para a fronteira com o México

EUA podem enviar até 15 mil militares para a fronteira com o México

Outubro 31, 2018

Os militares iriam juntar-se aos 2 100 que já se encontram a patrulhar fronteira para deter a caravana de migrantes vinda da América Central. Grupo teria dimensão semelhante à presença militar dos Estados Unidos no Afeganistão.

Trump ameaça retirar direito à cidadania a filhos de imigrantes nascidos nos EUA

Outubro 31, 2018

Presidente norte-americano afirma que basta um simples decreto para apagar um direito constitucional com 150 anos. Organizações dos direitos civis condenam “retórica incendiária” de Trump a poucos dias das eleições.

México atribui autorizações de residência temporárias a caravana de migrantes

México atribui autorizações de residência temporárias à caravana de migrantes

Outubro 27, 2018

São cerca de 3 500 as pessoas que se dirigem aos Estados Unidos da América em fuga da violência vivida na América Central. Com o objetivo de as deter, México atribui autorizações temporárias de residência a quem pedir asilo no sul do país.

Fotografia: commons.wikimedia.org

Chegaram a Portugal 27 migrantes e refugiados do navio Aquarius

Outubro 6, 2018

Esta sexta-feira, Portugal acolheu 27 migrantes de origem somali, resgatados no passado agosto pelo navio humanitário Aquarius, que atracou em Malta.

Bloco quer atribuir bandeira portuguesa ao navio humanitário Aquarius

Setembro 25, 2018

Pressão do governo italiano fez com que Gibraltar e o Panamá retirassem os seus pavilhões à embarcação. Pedro Filipe Soares avisa que impedir a “missão do Aquarius é na prática, uma condenação à morte de inocentes”.

Os 138 imigrantes começaram a desembarcar do “Diciotti” às primeiras horas deste domingo, 26 de agosto – Foto wikimedia

Dez dias depois, o governo de Itália permitiu desembarque de migrantes do “Diciotti”

Agosto 26, 2018

Finalmente, o ministro do Interior da Itália, líder da extrema-direita, autorizou o desembarque dos 138 migrantes, que estavam desde 16 de agosto no barco e há cinco dias bloqueados no porto de Catânia. O Ministério Público de Agrigento, na Sicília, abriu inquérito contra o ministro.

Salvini não autoriza desembarque de 148 resgatados

Agosto 23, 2018

Migrantes resgatados estão há uma semana num barco da guarda costeira italiana. Ministro do Interior diz defender o “modelo australiano” condenado pela ONU por “colocar vidas em risco intencionalmente”.

Foto de Meabh Smith/Trócaire/Flickr.

Navio italiano devolve ilegalmente à Líbia 108 resgatados no Mediterrâneo

Agosto 2, 2018

Esta semana, pela primeira vez, um navio italiano levou de volta para a Líbia pessoas que acabara de resgatar no Mediterrâneo. Evitar o regresso à Líbia é um apelo frequente dos membros das organizações não-governamentais envolvidas nas operações de resgate nessa zona.

“Estamos a assistir a um massacre de inocentes no Mediterrâneo”, denuncia médico italiano

Julho 27, 2018

Pietro Bartolo, médico em Lampedusa, fala sobre os “campos de concentração” na Líbia, e as violações, torturas e mortes que lá ocorrem, e desmonta o “artifício retórico” de que estamos perante uma “invasão” de migrantes. Bartolo afirma ter “vergonha da resposta do governo italiano”.

SEF detém as crianças, contra as recomendações da ONU e o inspetor do SEF responsável pelo CIT do Aeroporto declara enfaticamente: “As regras não são lei, são recomendações. Se fosse lei não estavam aqui”

Serviço de Estrangeiros e Fronteiras detém crianças requerentes de asilo

Julho 22, 2018

Desde 2016, o SEF detém as crianças, contra as recomendações da ONU. O ACNUR alertou a Provedora de Justiça. As crianças não deviam ser detidas, mas ser encaminhadas para uma Casa de Acolhimento do CPR, mas o SEF viola as normas e diz que “as regras não são lei”.

Hungria abandona pacto da ONU sobre migração

Julho 19, 2018

A 13 de julho, os países da ONU assinaram um pacto global sobre migração, que apenas foi boicotado por Donald Trump. Agora, a Hungria anuncia que abandona o acordo, argumentando que o mesmo “é uma ameaça para o mundo, pois pode inspirar milhões [de migrantes]”.

Governos da Alemanha, Itália e Áustria querem imigração "reduzida a zero"

Julho 16, 2018

Numa reunião realizada na passada quinta-feira, os ministros do Interior da Alemanha, Horst Seehofer, Itália, Matteo Salvini, e Áustria, Herbert Kickl, concordaram em reformar radicalmente as regras de asilo da UE e acelerar a deportação de imigrantes.

Países da ONU assinam pacto global sobre migração. Trump boicota documento

Julho 16, 2018

Após 18 meses de negociações, o texto do Pacto Global pela Migração Segura, Ordenada e Regular foi finalizado na sexta-feira, dia 13 de julho. As Nações Unidas afirmam tratar-se de uma “conquista histórica”. EUA boicotam o pacto.

Navio Lifeline dedica-se à busca e resgate de migrantes no Mediterrâneo. Fotografia do website mission-lifeline.de

Acolhimento de imigrantes do Lifeline já nas mãos do SEF

Julho 5, 2018

De acordo com informação da agência Lusa, dois inspetores do SEF estão em Malta desde domingo passado, de forma a permitir que os imigrantes resgatados do navio humanitário Lifeline possam ser acolhidos em Portugal.

Angela Merkel, Horst Seehofer e Olaf Scholz, ministro das Finanças, no parlamento alemão, 3 de julho de 2018 - Foto de Hayoung Jeon/Epa/Lusa

Merkel cede a ministro do Interior e reforça política contra imigrantes

Julho 3, 2018

Chanceler acordou com Seehofer que imigrantes registados noutros países da UE sejam levados para campos de detenção e a constituição imediata de três desses campos na fronteira com a Áustria. Marisa Matias alerta: “ou acordamos a tempo ou seremos cúmplices da barbárie que está a avançar na Europa”.

José Manuel Pureza afirmou que “fica provado portanto que sob o pretexto de travar a extrema-direita, os governos europeus aplicam a política da extrema-direita” - Foto de Tiago Petinga/Lusa (arquivo)

“Portugal deveria ter vetado este acordo do Conselho Europeu”

Junho 29, 2018

José Manuel Pureza apontou também que "Portugal não deve agora branquear as decisões que foram tomadas, deve acentuar e reforçar a sua política de acolhimento”.