Está aqui

Massacre na Palestina

Ahed Tamimi: “Sou uma combatente pela liberdade. Não serei a vítima”

Julho 31, 2018

O Governo e as autoridades israelitas “estão com medo do quão longe cheguei. Eles temem sempre a verdade, eles são os ocupantes e nós estamos sob ocupação”, destacou a jovem ativista palestiniana.

Ahed Tamimi, de 17 anos, tornou-se uma heroína para os palestinianos depois de em dezembro do ano passado, perto da sua casa na aldeia de Nabi Saleh, na Cisjordânia, ter sido detida pelas forças israelitas.

Ahed Tamimi foi libertada

Julho 29, 2018

Após oito meses de prisão, por agressão a um soldado israelita, a jovem palestiniana saiu da prisão. Amnistia Internacional congratula-se com a libertação, mas chama a atenção para a detenção arbitrária de crianças palestinianas por parte de Israel.

Israel aprova lei que declara Estado judaico

Julho 19, 2018

O Parlamento israelita aprovou esta quinta-feira uma lei que define Israel como "o Estado judaico" e que despromove o árabe enquanto língua oficial, remetendo-a para o estatuto de língua especial. Reconhece ainda Jerusalém como capital e considera que, em casos sem precedentes na lei civil, deve ser a lei judaica a ser usada em tribunal.

Com esta nova política, parece tornar-se muito mais difícil que a comunidade internacional possa saber o que se passa na situação de colonização da Palestina por parte de Israel.

Negada entrada em Israel a ativista pro-palestiniana

Julho 5, 2018

Ariel Gold, dos Code Pink, ia participar num programa de estudos judaicos na Universidade Hebraica, mas ministros consideraram que queria pressionar um boicote a Israel. O país prepara-se para fechar as portas aos apoiantes da causa palestiniana.

Num só dia, o funesto 14 de maio, sessenta manifestantes foram assassinados pelos soldados israelitas (que não têm nem um só ferido)

Palestina: "Não se trata de confrontos, mas de um massacre"

Junho 17, 2018

Israel voltou a encontrar a sua unidade numa espécie de mistura nauseabunda entre aqueles que aplaudem as façanhas dos “nossos soldados” em Gaza, e aqueles que guardam um silêncio cúmplice perante o massacre. Por Michael Warschawski.

Supremo Tribunal de Israel dá luz verde a exército para continuar massacre em Gaza

Maio 27, 2018

O Supremo Tribunal rejeitou duas petições de grupos de defesa dos direitos humanos para proibir a utilização de franco-atiradores e fogo real contra os manifestantes em Gaza. Juízes autorizaram ainda a demolição de uma comunidade palestiniana beduína na Cisjordânia.

Um povo que tosse sangue e ramos de oliveira

Maio 20, 2018

Enquanto em Lisboa se festejava a vitória da canção israelita no festival da canção, Gaza precipitava-se para o massacre mais sangrento dos últimos anos.

ONU considera resposta israelita “totalmente desproporcionada”

Maio 18, 2018

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos considerou esta sexta-feira que a resposta israelita às manifestações palestinianas foi “totalmente desproporcionada”. Neste sentido, defendeu que houvesse um inquérito internacional independente.

Para onde vamos, Israel?

Maio 18, 2018

Ficar à espera de que as coisas se encaminhem só porque sim, de que o mundo se nivele, é dar a mão à prepotência e ao fanatismo, é ajudar a enterrar mais mortos.

Crónica de Ana Bárbara Pedrosa

Israel, licença para matar

Maio 17, 2018

A complacência deriva em corpos tombados, a indiferença acaba em tumbas. Nem o Médio Oriente é televisão nem nós podemos ser espectadores.

60 mortos para o aniversário dos 70 anos

Maio 16, 2018

Se os EUA lançaram a provocação, a Israel coube lançar o massacre. Mais de 60 palestinianos foram assassinados pelo exército israelita que dispara indiscriminadamente sobre crianças, jovens e adultos, sobre homens e mulheres. Mais de 60 mortos e 2400 feridos atingidos por balas reais do exército de Israel. Mais de 60 mortos, entre eles Laila Al-Ghandoor, de 8 meses.

Crónica de Moisés Ferreira

Netta Barzilai, representante de Israel no festival da Eurovisão, de uniforme militar

Noite humilhante

Maio 15, 2018

A representante israelita no festival Eurovisão da canção saiu vencedora. Dupla humilhação: pela vitória do terrorismo de estado e por ser em Portugal essa vitória. Texto de Vítor Ruivo.

Palestina. Não há dois lados nesta história

Maio 15, 2018
Passaram 70 anos desde que o Estado de Israel foi proclamado. Foram 70 anos de genocídio do povo palestiniano.
 
Crónica de Izaura Solipa
 

Presidente da Câmara de Dublin apela ao boicote da Eurovisão em Israel

Maio 15, 2018

“Acho que a terrível provação do povo palestiniano tem que ser destacada. Tem que haver solidariedade, tal como existiu com o povo da África do Sul na altura do regime do apartheid”, defendeu o autarca da capital da República da Irlanda.

Catarina Martins condena ataques lançados por Israel contra a Palestina

Maio 14, 2018

Coordenadora do Bloco de Esquerda sublinha que Portugal “fez muito bem” em não ter estado presente na inauguração da embaixada dos EUA em Jerusalém, que classifica de “quebra das regras do direito internacional e de todas tentativas de processo de paz”.

Gaza: Forças israelitas matam mais de 50 palestinianos esta segunda-feira

Maio 14, 2018

Os serviços de saúde palestinianos já contabilizaram até ao momento mais de 50 mortos e 2200 feridos nos protestos na Faixa de Gaza. Trump comemora inauguração da embaixada dos EUA em Jerusalém, afirmando que "é um grande dia para Israel".

Entrevista feita no ISCTE, Lisboa, no dia 9 de Maio de 2018.

Ilan Pappé: "precisamos de descolonização, como aconteceu no apartheid em África"

Maio 14, 2018

Entrevista a Ilan Pappé, historiador, sobre a situação em Israel e a Palestina, o papel colonizador do primeiro, a história dos dois países e o papel da comunidade internacional. Por Ana Bárbara Pedrosa

Portugal boicota inauguração da embaixada dos EUA em Jerusalém

Maio 13, 2018

Mais de metade dos 86 embaixadores e encarregados de negócios convidados para assistir à cerimónia, agendada para esta segunda-feira, declinaram a proposta. Decisão de Trump de mudar embaixada de Telavive para Jerusalém levantou um coro de críticas na comunidade internacional.

Fotografia: Palestine News/Twitter

Exército israelita mata mais três palestinianos

Abril 30, 2018

Este domingo, o exército israelita matou mais três palestinianos. As vítimas tentavam entrar em território israelita pela barreira de separação da Faixa de Gaza.

A neta de Abdul Hadi Qude, homem de 97 anos, segura a chave que ele diz pertencer à casa que a sua família foi forçada a deixar depois do estabelecimento de Israel em 1948, enquanto posa para um fotógrafo no campo do avô antes do Dia do Nakba em Khan Younis no sul da Faixa de Gaza 14 de Maio, 2014. (Fotografia: Mohammed Talatene/APA Images)

A Independência deles é o nosso Nakba

Abril 25, 2018

Hoje, enquanto Israel comemora aquilo a que chama de Dia da Independência, os palestinianos indígenas que sobreviveram à limpeza étnica de 1947-49 e têm sido forçados a viver como cidadãos de segunda classe de Israel ou sob o seu regime militar, incluindo em Jerusalém Oriental, irão realizar marchas e vigílias para assinalar o que consideram ser o "Nakba" ou "Catástrofe" palestiniana.

Mohammad al-Kurd. Fotografia cedida pelo próprio ao mundoweiss.net.

Mohammad al-Kurd: "Como poderiam Jerusalém e as suas realidades não afetar a minha escrita?"

Abril 25, 2018

Mohammad al-Kurd começou a escrever quando tinha apenas 7 anos de idade. "Eu cresci numa casa cheia de poesia", conta o jovem de 19 anos ao Mondoweiss.

Al Nakba (a catástrofe), graffiti num muro de Nazaré em Israel (20 de maio de 2014) - Foto wikimedia

Nakba - O começo

Abril 24, 2018

Nakba, palavra árabe cujo significado é catástrofe, designa o êxodo palestino de 1948, fruto do ataque das forças sionistas. Texto de Pedro F. Martins Pereira

Violência na Palestina causa nova onda de indignação entre defensores dos direitos humanos

Abril 21, 2018

Esta sexta-feira, dia 20 de abril, os soldados israelitas voltaram a disparar sobre os manifestantes. Morreram mais quatro palestinianos e centenas ficaram feridos. Atriz israelo-americana Natalie Portman recusa-se a receber prémio em Israel.

Imagem de Alisdare Hickson – Free Free Palestine

Palestina: todo o direito, nenhum poder

Abril 12, 2018

No passado dia 30 de Março foram assassinados 19 civis e feridos 1500 pelos tiros de bala real e pelo gás lacrimogéneo lançados do outro lado da fronteira pelas tropas israelitas contra 30 mil manifestantes palestinianos. Texto de Vítor Ruivo.

Vídeo em que snipers decidem que alvo devem abater. Após o tiro, riem, eufóricos.

Violência na Palestina: Israel não se retrata

Abril 11, 2018

Há cerca de 1500 feridos em Gaza e mais de 20 mortos. Pela mesma altura, vem a público um vídeo de um palestiniano desarmado a ser morto por um sniper, que ri após o tiro e é congratulado pelo governo israelita. Na Cisjordânia, uma escola é demolida.