Está aqui

Massacre na Palestina

Fabian Figueiredo na Manifestação "Palestina Independente! Paz no Médio Oriente!" em Lisboa.

Massacre na Palestina: “Governo tem de passar da diplomacia das palavras para a ação”

Dezembro 8, 2023

Fabian Figueiredo participou esta sexta-feira na Manifestação "Palestina Independente! Paz no Médio Oriente!", em Lisboa, defendendo que “precisamos que os governos, nomeadamente o Governo português, ouçam o apelo das ruas mas também o apelo do secretário-geral das Nações Unidas”.

Destruição em Gaza.

Gaza: “Não há água. Não há saneamento. Não há comida. Só bombas”

Dezembro 7, 2023

Descrição é do porta-voz da Unicef, e não podia ser mais clara. ONU alerta que famílias no norte de Gaza estão “a enfrentar níveis alarmantes de fome”. Para os próximos dias estão marcadas várias iniciativas de solidariedade com a Palestina em Portugal, com uma manifestação em Lisboa já esta sexta-feira.

Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Guterres invoca raro poder para forçar Conselho de Segurança a discutir Gaza

Dezembro 7, 2023

Secretário-geral da ONU insiste na necessidade de um cessar-fogo. para evitar “uma catástrofe que poderá ter consequências irreversíveis para os palestinianos como um todo e para a paz e segurança na região”. Israel acusa-o de seguir a cartilha do Hamas.

Destruição em Gaza.

ONU alerta para situação cada vez mais “apocalíptica” em Gaza

Dezembro 5, 2023

Organizações internacionais no terreno alertam para agravamento da situação e aumento do número de civis mortos, e afirmam não existir quaisquer zonas seguras. Defendendo que “o desrespeito flagrante pela humanidade básica deve parar”, reforçam o apelo ao cessar-fogo.

Destruição em Gaza.

“Gaza é uma zona de morte”, diz porta-voz da UNICEF

Dezembro 4, 2023

Deir el-Balah e o centro de Gaza são alvo de ataques israelitas contínuos por ar, terra e mar. Com mais de 80% da população palestiniana deslocada desde 7 de outubro, Israel dá agora indicações para evacuar certas áreas em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza. Tanques avançam no terreno.

Profissional de saúde carrega criança palestiniana para dentro de hospital.

FNAM solidariza-se com todos os médicos que trabalham em teatros de guerra

Dezembro 1, 2023

Estrutura sindical apela ao cessar fogo em Gaza e refere que os ataques ao Hospital Pediátrico de Mariupol, na Ucrânia, e ao hospital Al-Shifa, em Gaza, são dois exemplos “que não deviam ter acontecido, à luz de todas as Convenções que colocam limites à barbaridade da guerra”.

concentração no Martim Moniz pela “Paz no Médio Oriente - Palestina Independente”.

Concentração em Lisboa voltou a exigir fim do massacre na Palestina

Novembro 29, 2023

O Martim Moniz, em Lisboa, foi palco de uma iniciativa pelo cessar-fogo definitivo na faixa de Gaza, pelo fim do apartheid e a libertação da Palestina. Mariana Mortágua afirmou que o Governo devia ter apoiado desde o primeiro momento as posições de Guterres.

Destruição em Gaza.

Guterres apela a "cessar-fogo humanitário definitivo" na Faixa de Gaza

Novembro 28, 2023

Secretário-geral da ONU enfatizou urgência de pôr fim às violações do direito humanitário internacional e reiterou que um “futuro sustentável para a região” passa por uma solução de dois Estados. UNICEF descreve situação desesperadora das crianças e reforça apelo a um cessar-fogo.

Mapa cronológico da ocupação israelita na Palestina.

Gaza: há-de haver um dia seguinte

Novembro 27, 2023

Ainda não sabemos como vai terminar esta guerra, mas sabemos há muito o que alguns dizem agora com especial ênfase como se algo de novo estivessem a anunciar: o conflito israelo-palestiniano não se resolve através da guerra, terá de haver uma solução política. Por José Manuel Rosendo, em meu Mundo minha Aldeia.

Mais de 150 profissionais de saúde assinam carta aberta pelo cessar-fogo em Gaza

Novembro 26, 2023

Subscritores afirmam que não irão “compactuar com o silêncio nem com o apoio a crimes de guerra que massacram e punem coletivamente toda a população de Gaza” e que “não ficarão inertes perante a violência e o assassinato intencional de colegas de profissão e destruição de hospitais”.

Benjamin Netanyahu recebe o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez e o primeiro-ministro da Bélgica, Alexander De Croo.

Declarações de Sanchez sobre Palestina abrem crise diplomática entre Espanha e Israel

Novembro 26, 2023

Chefe do executivo espanhol condenou “matança indiscriminada de civis inocentes”. Governo de Madrid admite reconhecer unilateralmente o Estado da Palestina, caso a União Europeia não o faça em conjunto. Ministro português João Cravinho afirma ter tido diálogo produtivo com presidente israelita.

Bandeirão pendurado num edifício onde se lê Palestina Vencerá.

O que podes fazer contra o genocídio na Palestina?

Novembro 22, 2023

O sentimento de impotência que todas e todos sentimos perante a barbárie de Israel na Faixa de Gaza pode e deve ser transformado em ação. Aqui está uma lista de iniciativas às quais te podes associar.

Destruição em Gaza.

Jabalia – “Total desrespeito pela humanidade”

Novembro 20, 2023

As referências ao Direito Internacional quando se fala do conflito israelo-palestiniano apenas têm servido para garantir e expandir os direitos de Israel, negando permanentemente os direitos do povo palestiniano. Nada mais. Por José Manuel Rosendo em meu Mundo minha Aldeia

Comissário-Geral da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA), Philippe Lazzarini.

ONU denuncia “tentativa deliberada de estrangular” as suas operações em Gaza

Novembro 17, 2023

Comissário-Geral da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente afirmou que “são quase seis semanas de inferno” em Gaza e de “total desrespeito pelas leis humanitárias internacionais”. E acusou Israel de utilizar combustível como “arma de guerra”.

Exterior do Hospital Al-Shifa.

ONU "horrorizada" com operação militar israelita no hospital Al-Shifa

Novembro 15, 2023

Subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários frisou que “hospitais não são campos de batalha". Diretor da Organização Mundial da Saúde e Comité Internacional da Cruz Vermelha também denunciaram impacto para pacientes, profissionais da saúde e civis.

Benjamin Netanyahu.

Iniciativa popular internacional pede prisão de Netanyahu

Novembro 15, 2023

Milhares de pessoas, incluindo líderes e representantes políticos de todo o mundo, entre os quais Marisa Matias, José Gusmão e Joana Mortágua, já subscreveram o documento que pede que o Tribunal Penal Internacional investigue e processe governantes israelitas pelos crimes e punições coletivas em Gaza.

Marcha nacional no sábado pelo fim do genocídio e liberdade para a Palestina

Novembro 14, 2023

Plataforma Unitária de Solidariedade com Palestina apela à participação na marcha, com início pelas 15h na Praça do Município, em Lisboa. Em Gaza, hospitais estão praticamente fora de serviço e não existem zonas seguras. Ataques e violência na Cisjordânia intensificam-se.

Soldados israelitas vigiam durante confrontos com manifestantes palestinianos na entrada norte da cidade de Ramallah

ONU alerta para agravamento de violência contra palestinianos na Cisjordânia

Novembro 2, 2023

Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários denuncia aumento das restrições de acesso e de movimentos, deslocamentos forçados, assédio, invasão e intimidação, agressões e assassinatos por parte de colonos israelitas.

Colunas de fumo no norte da Faixa de Gaza após um ataque militar israelita, vistas a partir do sul de Israel, 2 de novembro de 2023.

“Carnificina” em Gaza eleva número de mortos para mais de nove mil

Novembro 2, 2023

Entre os 9.061 mortos na Faixa de Gaza encontram-se 3.760 crianças e 2.326 mulheres. Existem ainda dezenas de milhares de feridos. ONU afirma que bombardeamentos em Jabalia podem constituir crimes de guerra, descreve “cenas de carnificina” e alerta que “escala da tragédia não tem precedentes”.

Destruição no campo de refugiados de Jabalia.

ONU: Ataque a campo de refugiados é mais uma “atrocidade a atingir o povo de Gaza"

Novembro 1, 2023

Maior campo de refugiados de Gaza bombardeado pelo segundo dia consecutivo. Chefe da missão humanitária da ONU lamentou que o mundo pareça “incapaz ou mesmo sem vontade de atuar” e apelou a "repetidas pausas humanitárias". Bloco considera vergonhosa posição do ministro dos Negócios Estrangeiros sobre o bombardeamento.

Destruição no no campo de refugiados de Jabalia, no norte da Faixa de Gaza.

Israel lança bombardeamento massivo no maior campo de refugiados de Gaza

Outubro 31, 2023

Israel confirma o ataque ao campo de refugiados de Jabalia, na sequência do qual foram reportados cerca de cem mortos e centenas de feridos. Estão a ser difundidos vários vídeos e imagens de pessoas a retirar sobreviventes e cadáveres dos escombros.

Craig Mokhiber, diretor do Escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos (ACNUDH) em Nova Iorque.

Alto responsável da ONU renuncia e responsabiliza EUA e Europa por genocídio em Gaza

Outubro 31, 2023

Diretor do Gabinete do Alto Comissariado para os Direitos Humanos em Nova Iorque refere que EUA, Reino Unido e grande parte da Europa armaram “ativamente o ataque, forneceram apoio económico e informações e deram cobertura política e diplomática às atrocidades de Israel”.

Mariana Mortágua na manifestação contra a guerra e o massacre, pela paz no Médio Oriente e uma Palestina independente.

Mariana Mortágua: “É urgente acabar com o massacre na Faixa de Gaza”

Outubro 29, 2023

Milhares de pessoas juntaram-se no Martim Moniz, em Lisboa, numa marcha por um cessar fogo imediato e por uma Palestina independente. Mariana Mortágua frisou que Israel comete um “crime de guerra”: “Não é defesa, é uma punição coletiva ao povo palestiniano que não podemos suportar”.

António Guterres: “Uma catástrofe humanitária desenrola-se diante dos nossos olhos”

Outubro 29, 2023

“Este é o momento da verdade. Todos devem assumir as suas responsabilidades. A história julgará todos nós”, afirmou o secretário-geral das Nações Unidas, renovando o apelo por “um cessar-fogo humanitário imediato”. Número de trabalhadores das Nações Unidas mortos em Gaza sobe para 59.