Incêndios florestais

Incêndios

Mariana Mortágua visitou região de Aveiro afetada pelos incêndios. Criticando a postura do governo sobre as causas dos incêndios, a coordenadora bloquista apontou para a falta de gestão florestal e para a prevalência de "interesses económicos" na cultura do eucalipto.

Incêndios

Sete pessoas morreram e 118 ficaram feridas nos incêndios que lavram desde domingo no Norte e Centro do país. Em apenas três dias, 2024 tornou-se no quarto ano com mais área ardida da última década.

Incêndios

Mariana Mortágua expressou preocupação face à vaga de incêndios no país, expressou condolências à família e corporação do bombeiro falecido e solidariedade para com quem “está a enfrentar as chamas e com as comunidades afetadas”.

Incêndio na Madeira

porDaniel Moura Borges

O incêndio devastador na Madeira tem como pano de fundo vários problemas na gestão agroflorestal e na prevenção aos incêndios, bem como na política para a agricultura. Em entrevista ao Esquerda, Hélder Spínola, professor universitário e investigador, explica como o território sofreu com as atuais políticas e como o preparar para o futuro.

Incêndios

Coordenadora nacional do Bloco de Esquerda visitou este sábado a Madeira para fazer um balanço do incêndio que devastou a ilha. BE Madeira considera que houve "negligência na prevenção".

Madeira

Sindicato Independente dos Trabalhadores da Floresta, Ambiente e Proteção Civil propõe conjunto de medidas em áreas-chave para recuperar o território da Madeira e desenvolver a sua capacidade de gestão ambiental, de território e de combate aos incêndios.

Madeira

Presidente do Governo Regional da Madeira volta à ilha do Porto Santo para continuar férias durante a crise dos incêndios. Polícia de Segurança Pública bloqueia exclusivamente o acesso da comunicação social às zonas incendiadas.

Incêndio

Organização regional da Madeira do Bloco de Esquerda manifesta solidariedade e preocupação com as vítimas e combatentes dos incêndios, mas crítica o governo regional PSD/CDS por "enorme insensibilidade" e má gestão da situação. 

porGiovana Girardi

Os bolsonaristas aproveitam a tragédia dos incêndios para tentar branquear a sua política anti-ambiental. Mas as verdadeiras causas dos fogos que lavram agora naquele bioma não são as que eles apontam.

O partido “Solução Grega” alimenta notícias falsas sobre os migrantes serem a causa dos incêndios e encoraja a criação de milícias para os “caçar”.