Está aqui

Incêndios florestais

Vista aérea do fogo em Gran Canaria a 19 de agosto de 2019. Foto: BRIF AT Brif/EPA/Lusa.

Fogo "incontrolável" em Gran Canaria obriga a evacuar nove mil pessoas

Agosto 19, 2019

Incêndio deflagrou no sábado na zona montanhosa no interior da ilha, e apesar de grande aparato para combater as chamas foi considerado "incontrolável". Nove mil pessoas já foram evacuadas. Alterações climáticas e transformações sociais e económicas agravam a violência do fogo.

Floresta ardida. Foto de Paulete Matos.

Pinhal de Leiria com muito por recuperar dois anos depois

Julho 3, 2019

A recuperação do Pinhal de Leiria, consumido quase totalmente por um incêndio há dois anos, marca passo e gera divergências. Em comissão parlamentar, o agrónomo Ricardo Vicente e a autarca da Marinha Grande Cidália Ferreira concordaram numa coisa: muito está por fazer.

Floresta ardida. Foto de Paulete Matos.

Pinhal de Leiria de novo ao abandono motiva demissão em Observatório

Junho 20, 2019

Dois anos após o incêndio que devastou 90% do Pinhal de Leiria, o Observatório que acompanharia a sua recuperação não reúne há meio ano. O engenheiro agrónomo Ricardo Vicente demitiu-se, denunciando a falta de apoio do governo e o abandono da mata.

Incêndios: Relatório volta a apontar falhas na prevenção e negligência da EDP

Março 21, 2018

A desvalorização dos alertas meteorológicos e a desmobilização dos meios do dispositivo de combate contribuíram para que as populações ficassem "entregues a si próprias". Tal como em Pedrógão, a negligência da EDP pode ter estado na origem do maior incêndio de outubro.

Incêndios: Agricultores lesados exigem reabertura das candidaturas

Janeiro 6, 2018

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões afirma que mais de metade dos pedidos de apoio ficaram sem resposta.

Fotografia disponibilizada pela NASA, publicada no site da ZERO, mostra incêndios ativos em Portugal, no dia 11 de agosto de 2017.

Incêndios: 2018 será decisivo para começar a evitar tragédias

Dezembro 30, 2017

A associação ambientalista Zero deixa o alerta: o próximo ano será decisivo para conseguir evitar o pior que este ano afetou o país: os incêndios. Os danos foram ambientais, com a destruição de florestas e solos, mas a tragédia provocou ainda mais de cem mortes.

Incêndios: Agricultura familiar com dificuldades no acesso a mecanismos de apoio

Novembro 1, 2017

Os deputados José Manuel Pureza e Carlos Matias visitaram os três concelhos do distrito de Coimbra mais severamente afetados pelos incêndios: Oliveira do Hospital, Lousã e Penacova.

Incêndios: “O país não quer e não aguenta mais décadas de abandono e de devastação”

Outubro 27, 2017

Segundo Pedro Soares, “só uma floresta ordenada, saudável, diversa e multifuncional é que pode ter racionalidade e sustentabilidade económica”. “Ao fim de centenas de milhares de hectares ardidos esta é cada vez mais uma evidência”, frisou. Bloco apresenta novas propostas para a reforma florestal.

Incêndios: Ambientalistas reagem às medidas do governo

Outubro 22, 2017

As associações Zero, Quercus, LPN e Geota destacaram algumas medidas positivas, mas não escondem críticas a outros aspetos do pacote aprovado no Conselho de Ministros.

"Há apoios sociais que têm de ser dados e que têm de estar no terreno”, declarou Catarina Martins em Castelo de Paiva - Foto de Paulete Matos

Incêndios: “Apoios têm que chegar o mais depressa possível às populações”

Outubro 20, 2017

Catarina Martins alertou em Castelo de Paiva que as ajudas não podem ficar à espera do orçamento para 2018 e que “é preciso ter a coragem de afrontar interesses instalados e de ter um modelo de defesa da floresta e de combate aos fogos que funcione”.

Incêndios florestais, uma fraude de carbono e uma Ofélia ameaça

Outubro 16, 2017

As alterações climáticas estão a materializar-se e a exceder em muitos casos a prudência dos modelos científicos.

Incêndio em Vieira de Leiria este domingo. Foto de Hélio Medeiros.

Aumenta o número de vítimas mortais nos incêndios

Outubro 16, 2017

Pelo menos 37 pessoas morreram e sete pessoas estão desaparecidas devido às centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia do ano em fogos. Linha telefónica de emergência: 800 246 246.

Bombeiros durante o combate às chamas do incêndio da Lousã, em Vila Chã, Vila Nova de Poiares, 15 de outubro de 2017. PAULO NOVAIS/LUSA

Este domingo foi o pior dia do ano em incêndios

Outubro 15, 2017

Com mais de 440 fogos desde a meia-noite de sábado, este 15 de outubro é oficialmente o pior dia do ano em matéria de incêndios, diz a Proteção Civil. 

Incêndio de Pedrógão Grande em junho. Foto Paulo Cunha/Lusa

Relatório aponta falhas na prevenção e combate aos incêndios florestais

Outubro 12, 2017

Leia aqui o relatório da comissão independente sobre os incêndios de junho que levaram à tragédia de Pedrógão Grande. O deputado bloquista Pedro Soares considera “óbvio” que há responsabilidades que o Estado deve assumir.

Bloco quer apoios efetivos contra incêndios

Outubro 10, 2017

Denunciando a inoperância do Programa de Desenvolvimento Rural, o Bloco apresentou no Parlamento um conjunto de medidas para a prevenção e defesa da floresta contra incêndios, que irão a discussão na próxima sexta-feira.

Segundo a Quercus, “na lista dos 72 municípios que não estão a cumprir a legislação estão alguns que este Verão ficaram bem conhecidos pelas piores razões como Alijó, Fundão, Vila de Rei, Castanheira de Pêra e Pedrógão Grande”. Foto retirada de bombeiros.pt.

Mais de um quarto dos municípios não tem um plano municipal contra incêndios

Agosto 21, 2017

Quercus sublinha que é “muito preocupante” que 26% dos municípios, entre os quais Alijó, Fundão, Vila de Rei, Castanheira de Pêra e Pedrógão Grande, não cumpram as suas obrigações no âmbito da Legislação de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

O que tem a ver o neo-liberalismo com os incêndios? Apenas, tem tudo a ver

Agosto 18, 2017

Os interesses económicos nas florestas foram totalmente capturados pelas grandes empresas de celuloses. A legislação de Passos Coelho/Cristas, traduz a submissão a esses interesses, como nunca antes. Por José Sintra.

Incêndios, Pedrogão Grande, e as diferentes responsabilidades que cabem ao Estado e SIRESP

Agosto 2, 2017

A oposição de direita, seguindo os passos de Passos, tem exibido que, com o desnorte da Troika, sem registo discursivo, os temas que suscitam elevação do debate é a invenção suicidária ou a aritmética da contabilização de cadáveres. Por José Sintra.

Almargem sinaliza “situações inexplicáveis” no incêndio da serra do Caldeirão

Setembro 13, 2016

A Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve (Almargem) advertiu hoje que a serra de Monchique poderá tornar-se “um cenário do passado” por causa dos incêndios florestais como aquele que destruiu aproximadamente “4.000 hectares” na passada semana.

“A lei dos eucaliptos não pode continuar"

Agosto 23, 2016

Catarina Martins ouviu as queixas de habitantes das aldeias afetadas pelos incêndios no concelho de Arouca e defendeu uma política de gestão coletiva da floresta, que garanta a rentabilidade e previna incêndios. A politica de eucaliptização do país tem de acabar, afirmou a coordenadora bloquista.

Balagri apresenta medidas para combater persistência dos incêndios

Agosto 19, 2016

A Associação dos Baldios e Agricultores da Região de Viseu (Balagri) fez esta quinta-feira um apelo à "intervenção imediata” do governo para “adotar medidas de excepção de apoio os pequenos e médios produtores florestais afetados pelos incêndios ocorridos nas últimas semanas.

Incêndios: Este ano, Portugal tem metade da área ardida na UE

Agosto 17, 2016

Associação de técnicos da proteção civil, que divulgou os dados, diz que estes números “não são da responsabilidade deste Governo, nem deste dispositivo operacional”, mas “de anos e anos de medidas estratégicas mal tomadas” e “decisões políticas de ordenamento florestal erradas”. Comissão parlamentar visita esta quinta-feira locais mais afetados pelos incêndios.

Associação Zero apresenta medidas de prevenção contra incêndios

Agosto 14, 2016

Na sequência dos incêndios que assolam várias zonas do país, a associação Zero defende a necessidade de cumprir a legislação da defesa da floresta contra incêndios, através da criação de um cadastro predial fiável e da aposta na prevenção nas áreas rurais.

“É preciso garantir que os meios são mobilizados para onde é necessário”

Agosto 13, 2016

Catarina Martins visitou este sábado dezenas de pessoas que ficaram desalojadas devido aos incêndios no Funchal tendo sublinhado que “há uma urgência muito grande na elaboração de um programa que permita recuperar as habitações destruídas para que as pessoas possam voltar às suas casas rapidamente”.

Quercus pede medidas para acabar com “tradição estival” de incêndios

Agosto 12, 2016

O núcleo regional de Aveiro da Quercus lamenta o elevado número da incêndios que nos últimos dias devastaram aquele distrito e apelou a uma “alteração séria” das políticas públicas para o setor florestal.