Está aqui

Greve climática estudantil

Foto de Bernd Kammere/Jacobina.

Novas alianças em defesa do transporte público

Março 16, 2024

Jovens ambientalistas têm somado forças com sindicatos para organizar greves climáticas pelos direitos dos trabalhadores do transporte público coletivo na Alemanha. Por Daniel Santini.

PSP vigia ação de ativistas climáticos.

“Absurdo e inverosímil” volta a acontecer: PSP obriga ativistas a despirem-se

Janeiro 9, 2024

Em 2021, PSP recusava-se a reagir a acusações de ativistas climáticas que referiam ter sido obrigadas a despir-se, argumentando tratarem-se de alegações “absurdas”. Mas situação ter-se-á repetido a 24 de novembro e 14 de dezembro de 2023. Ministro da Administração Interna ordena inquérito urgente.

Estudantes ocuparam Ministério das Infraestruturas.

Fim ao fóssil: Estudantes ocuparam Ministério das Infraestruturas

Novembro 24, 2023

A marcha em direção ao Ministério do Ambiente foi travada por uma carga policial que deixou ferido um estudante. Ao mesmo tempo, outro grupo ocupava a entrada do Ministério das Infraestruturas.

Chega aplaude repressão de estudantes e acaba expulso de faculdade

Novembro 16, 2023

Os estudantes da FCSH expulsaram da faculdade uma delegação do Chega que ali entrou para provocar ativistas climáticos com um contra-protesto negacionista.

Agentes da PSP detêm estudantes na Faculdade de Psicologia da UL

Polícia prende estudantes durante palestra na faculdade

Novembro 15, 2023

Duas estudantes que davam uma palestra integrada na greve climática estudantil na Faculdade de Psicologia em Lisboa e outra que assistia ao evento foram detidas pela PSP.

Ativistas da Greve Climática na FCSH

Fim ao fóssil: Faculdade chamou polícia para deter ativistas

Novembro 14, 2023

O primeiro dia de ações da Greve Climática Estudantil ficou marcado pela detenção de seis ativistas que iam pernoitar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Bloco questionou o Governo sobre as cada vez mais frequentes solicitações de diretores de faculdades a intervenções policiais nas suas instalações.

Cartaz Fim ao fóssil

Estudantes prometem "parar escolas" para defender fim dos combustíveis fósseis

Novembro 13, 2023

Acabar com o uso dos combustíveis fósseis até 2030 e ter eletricidade 100% renovável e acessível até 2025 continuam a ser os objetivos da Greve Climática Estudantil. Esta segunda-feira estão previstas ações em oito faculdades e duas secundárias.

Cartazes com os dois lemas da manifestação de 30 de setembro.

Coletivos pela justiça climática juntam-se às manifs de dia 30

Setembro 13, 2023

"Casa para Viver, Planeta para Habitar" são dois lemas que irão coexistir na mobilização para as manifestações de 30 de setembro em várias cidades.

Cartaz onde se lê: "Quanto tempo temos?".

Estudantes convocam marcha pelo fim aos combustíveis fósseis

Setembro 11, 2023

A Greve Climática Estudantil de Lisboa está a convocar estudantes e “toda a sociedade” para a marcha global pela justiça climática desta sexta-feira, dia 15 de setembro, com início às 10h na Cidade Universitária, em Lisboa.

Fim ao Fóssil: estudantes ocupam mais escolas em Lisboa

Maio 2, 2023

A escola secundária António Arroio encerrou esta terça-feira na sequência do protesto climático dos estudantes. Na secundária Luísa de Gusmão, bombeiros e polícia retiraram o cadeado e noutras escolas tiveram início novas ocupações.

 

Três estudantes da Greve Climática Estudantil Lisboa mostraram o rabo com as palavras “ocupa” durante a cerimónia de abertura do 50º aniversário do PS.

Estudantes mostram o rabo em protesto pelo clima durante 50º aniversário do PS

Abril 19, 2023

Esta quarta-feira, três estudantes da Greve Climática Estudantil Lisboa mostraram o rabo com as palavras “ocupa” durante a cerimónia de abertura do 50º aniversário do PS. A partir de 26 de abril estão previstas ocupações de mais de uma dezena de escolas em Lisboa, Coimbra, Faro e Porto.

"Fim ao Fóssil" prepara ocupações de escolas em abril

Março 27, 2023

As ocupações de escolas e universidades vão regressar a partir de 26 de abril. Estudantes desafiam Guterres a apoiar ação de desobediência civil no terminal de gás em Sines a 13 de maio.

Greve Climática Estudantil vai voltar às ruas no domingo 19 de dezembro – Foto de Greve Climática Estudantil

Greve Climática Estudantil: "Este Natal exigimos transportes públicos para todos"

Dezembro 10, 2021

A Greve Climática Estudantil vai voltar às ruas no domingo, 19 de dezembro. Em Lisboa, convocam uma manifestação a partir das 15h entre o Príncipe Real e o Cais do Sodré.

Greve climática: “Os governos e as instituições estão a falhar”

Setembro 24, 2021

Centenas de ativistas juntaram-se à greve climática estudantil de Lisboa. O Esquerda.net falou com algumas jovens sobre os desafios que enfrentamos e as suas reivindicações por uma transição climática justa. Treze outras localidades portuguesas também foram palco de iniciativas. Por Mariana Carneiro.

Ação no Montijo realizada pelos núcleos de Lisboa e do Montijo, 23 de abril de 2021 - Foto GCE

Greve Climática Estudantil saiu à rua por mais ferrovia

Abril 24, 2021

Mais de uma centena de jovens participou em ações em várias localidades por todo o país, contra a expansão da aviação. A semana de mobilizações termina este sábado na Climate Live, que decorrerá, em Portugal, entre as 17h e as 18h e das 21h às 23h30.

Greve Climática Estudantil - O relógio está a contar, faixa na manifestação de 19 de março de 2021 – foto de greveclimaticaestudantil.pt

Greve Climática Estudantil volta a sair à rua a 23 de abril

Abril 12, 2021

No âmbito do Dia da Terra de 2021, o coletivo Greve Climática Estudantil está a convocar ações em diversas localidades para exigir mais investimento na ferrovia e o cancelamento do projeto do aeroporto do Montijo e da expansão do aeroporto da Portela.

Greve climática estudantil de 13 de março de 2020 foi cancelada

Greve Climática Estudantil de 13 de março foi cancelada

Março 11, 2020

Através das redes sociais, está a ser divulgado que a Greve Estudantil Climática, que estava marcada para a próxima sexta-feira não se vai realizar, face aos acontecimentos relacionados com o covid-19 e por “responsabilidade social para com a saúde pública”.

Rússia: Jovem ativista climático condenado a seis dias de prisão

Dezembro 20, 2019

O violinista de 25 anos Arshak Makichyan foi condenado esta sexta-feira por organizar um protesto pelo clima a 25 de outubro. O movimento Fridays For Future defende que a detenção de Arshak é um “castigo absolutamente desproporcional e uma forma de intimidação contra todos os ativistas pelo clima na Rússia”.

Milhares de estudantes fizeram greve pelo clima em Portugal

Novembro 29, 2019

Portugal juntou-se à greve climática que levou às ruas milhões jovens em todo o mundo. Catarina Martins, que esteve no protesto em Lisboa, afirmou que “são as novas gerações que estão a dizer ‘não há tempo, queremos futuro’. E têm toda a razão”. Voto do Bloco de saudação à greve climática foi aprovado com votos contra do CDS, CHEGA e Iniciativa Liberal e abstenção do PSD.

Greve climática estudantil em vésperas da visita de Greta Thunberg a Portugal

Greve climática estudantil em vésperas da visita de Greta Thunberg a Portugal

Novembro 28, 2019

Esta sexta-feira, realiza-se a quarta greve climática estudantil em Portugal. Estão previstas greves em cinco cidades e ações noutras três. Ativistas apelam à mobilização para Madrid, por ocasião da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2019.

Manifestação em Roma - Foto de Maximo Percossi/Epa/Lusa

Centenas de milhares de jovens enchem as ruas em defesa do clima, em todo o mundo

Setembro 27, 2019

A greve climática está a encher as ruas de muitas cidades dos vários continentes. Estão previstas manifestações em cerca de 7.000 cidades. Greta Thunberg destaca que 3,5% da Nova Zelândia, está na rua a defender a Justiça Climática. Notícia atualizada às 17h

Greve Climática Global - Porque temos de ganhar

Setembro 26, 2019

Vídeo da Climáximo com apelo à participação na greve climática estudantil de 27 de setembro.

Mil milhões de afetados pela subida dos oceanos dizem especialistas da ONU

Setembro 26, 2019

O mais recente relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, conhecido esta quarta-feira, alerta para que a subida do nível do mar, que acontece agora ao dobro do ritmo do século XX, pode vir a afetar mais de mil milhões de pessoas.

Foto da ação da Extinction Rebellion na sede do BNP Paribas. Setembro 2019.

Ambientalistas acusam BNP Paribas de financiar desflorestação da Amazónia

Setembro 25, 2019

Na sede do BNP Paribas em Lisboa, o Extinction Rebellion mostrou esta terça-feira o que aconteceria se o banco fosse honesto acerca de quem financia numa ação incluída na semana de mobilização pelo clima que culmina com a greve climática. Na sexta há 25 eventos marcados em Portugal e 6383 no mundo inteiro.

Câmara do Porto perde “por falta de comparência” no combate às alterações climáticas

Câmara do Porto perde “por falta de comparência” no combate às alterações climáticas

Setembro 25, 2019

Bloco de Esquerda denuncia a falta de um “verdadeiro plano municipal para a mobilidade sustentável” e quer que o executivo do Porto partilhe os dados sobre a redução de emissões de CO2 na cidade.