Está aqui

Fórum Socialismo 2015

Refugiados

Setembro 3, 2015

As notícias sobre refugiados não são de hoje, a crise dos refugiados também não. Mas hoje e amanhã, e depois de amanhã, nas semanas e nos meses que passaram somos levados pela secura atroz do que vamos lendo e vendo.

A mesa do debate. Foto de Paulete Matos

A esquerda deve ser patriótica?

Setembro 3, 2015

Este foi o tema que animou outra sessão do Fórum Socialismo 2015, realizado no último fim-de-semana no Porto. Os debatedores foram o historiador José Neves e o dirigente bloquista Luís Fazenda, que abordaram de vários ângulos os conceitos de nacionalismo e patriotismo e a sua articulação com o socialismo, sem esquecer a questão mais recente da União Europeia e o suposto esbatimento das fronteiras nacionais. Todo o debate pode ser ouvido aqui.

Construir uma real alternativa e recusar alternâncias disfarçadas

Setembro 3, 2015

Os homens e mulheres de esquerda, os trabalhadores, os reformados e os desempregados, têm que construir uma real alternativa e recusar alternâncias disfarçadas. Essa alternativa tem que ser socialista e democrática.

Na luta por reformas dignas

Setembro 2, 2015

Os Reformados e Pensionistas são aqueles que cumpriram uma carreira contributiva e que, sem margem para dúvidas ou hesitações, ganharam o direito a uma retribuição para a velhice, retribuição que foi contratualizada e que agora, miseravelmente, lhes está a ser roubada.

Alfredo Barroso: "um dos fenómenos mais preocupantes que afetam as democracias contemporâneas é, precisamente, a usurpação do poder democrático legítimo pelo poder ilegítimo exercido pelas empresas transnacionais". Fotografia de Paulete Matos

Para uma convergência à esquerda

Setembro 1, 2015

Texto que serviu de base à intervenção no debate “Que passos para um Pólo de Esquerda?”, do Fórum Socialismo 2015, no Porto, em 30 de Agosto. Por Alfredo Barroso

“Que passos para um Pólo de Esquerda?”

Setembro 1, 2015

O Fórum Socialismo 2015 abordou este tema espinhoso para a esquerda, num debate que foi animado por Alfredo Barroso, Manuel Loff e José Manuel Pureza, e suscitou muitas e variadas intervenções dos presentes. O Esquerda.net esteve presente e oferece aos leitores (e ouvintes) interessados as gravações das intervenções dos membros da mesa e do debate.

“O Estado tem gasto muito dinheiro a destruir a qualidade do emprego”

Agosto 30, 2015

No encerramento do Fórum Socialismo 2015, Catarina Martins apresentou a recuperação do emprego e da qualidade do emprego como uma das prioridades do Bloco, acabando com os CEI, os falsos estágios e o falso trabalho temporário.

Fórum Socialismo 2015, organizado pelo Bloco de Esquerda no Porto.

Socialismo 2015

Agosto 30, 2015
Fórum Socialismo 2015, organizado pelo Bloco de Esquerda no Porto. Fotos de Paulete Matos

Crise financeira e desagregação europeia nos debates do Socialismo 2015

Agosto 30, 2015

Francisco Louçã, Marisa Matias e Alda Sousa participaram na sessão principal do segundo dia do Fórum Socialismo, dedicada ao tema da Europa, Democracia e Alternativas. Os discursos foram de rotura com uma União Europeia que não é reformável nem respeita a democracia.

“Passos Coelho não devia ter regateado vidas dos refugiados”

Agosto 29, 2015

Na abertura do Fórum Socialismo 2015, a eurodeputada Marisa Matias classificou as quotas discutidas no último Conselho Europeu como “a quantificação da nossa vergonha”. E lembrou o dia em que o primeiro-ministro português se veio gabar de ter conseguido reduzir nas negociações europeias o número de refugiados a acolher pelo nosso país.

Socialismo 2015: “O desafio é desarmadilhar o discurso do senso comum”

Agosto 29, 2015

O Fórum Socialismo 2015 arrancou na sexta-feira com uma sessão de abertura onde participaram Manuel Carvalho da Silva, José Soeiro, Luísa Cabral, Miguel Guedes e Marisa Matias. O ex-líder da CGTP diz que as próximas eleições “vão realizar-se num atoleiro político, e as propostas dos dois principais partidos tendem a aprofundar esse atoleiro.”

José Soeiro apresenta o Fórum Socialismo 2015

Agosto 29, 2015

José Soeiro apresenta e convida a participar no Fórum Socialismo 2015, que se realiza na Escola Artística Soares dos Reis, Porto.

Fórum Socialismo 2015 começa hoje

Agosto 28, 2015

José Soeiro aponta que a iniciativa é um "momento de reflexão sobre alguns dos temas fundamentais que vão estar em discussão na própria campanha legislativa". O Fórum Socialismo 2015 inicia-se nesta sexta-feira às 21.30 horas no Porto, com um debate em que participarão Carvalho da Silva, Luísa Cabral, Miguel Guedes e José Soeiro.

Pólo de esquerda em debate no Fórum Socialismo 2015

Agosto 26, 2015

“Que passos para um Pólo de Esquerda?” será o tema de um dos debates do Fórum Socialismo 2015, no qual participarão Alfredo Barroso, Fernando Rosas e Manuel Loff. Publicamos aqui os artigos “Tempos excecionais” (I e II), que Manuel Loff publicou no jornal Público em março e abril.

Salas de chuto em debate no Socialismo 2015

Agosto 23, 2015

No domingo, 30 de agosto, às 14.15h, no Fórum Socialismo 2015 terá lugar a sessão “O Porto precisa de salas de chuto?”. O médico infecciologista Tiago Teixeira apresentará o tema e dele publicamos aqui o texto: “Salas de Consumo Assistido: uma emergência humanitária na cidade no Porto”.

Fórum Socialismo 2015

Agosto 22, 2015

O Fórum Socialismo 2015 começa na próxima sexta-feira e decorre entre 28 e 30 de agosto na Escola Artística Soares dos Reis, no Porto. Aceda ao programa completo e inscreva-se, a entrada é livre.

Socialismo 2015 inclui sessão sobre sinistralidade laboral

Agosto 20, 2015

O sociólogo Bruno Monteiro apresenta no dia 30 de agosto a sessão “Morrer a trabalhar – As estruturas sociais da sinistralidade e o regime capitalista de combustão de corpos”.

Fórum Socialismo 2015 arranca dia 28 no Porto

Agosto 18, 2015

O Fórum Socialismo 2015 terá lugar na Escola Artística Soares dos Reis, no Porto, entre 28 e 30 de agosto. É um fim de semana com dezenas de debates com entrada livre.