Está aqui

Dossier 348: A esquerda russa e a guerra

Alexey Sakhnin: O que está a acontecer à opinião pública russa?

Abril 16, 2022

Só a antiga "maioria de Putin" pode mudar o equilíbrio de poder e pôr fim à guerra. É aqui que a esquerda russa vê atualmente o seu propósito: no trabalho com estas massas. Artigo de Alexey Sakhnin.

Moscovo. Foto de Sergei F/Flickr.

"Para travar a invasão é preciso um novo imaginário popular russo"

Abril 13, 2022

A imagem de um povo russo “lobotomizado” que apoiaria em massa a guerra de Putin é amplamente divulgada. Karine Clément socióloga especializada no estudo das classes populares russas nota que esta imagem é parcial, potenciada nas redes sociais por uma classe média intelectualizada sem ouvir verdadeiramente o que estas pensam.

Imperialismo russo. Ilustração de Kamshat Nurlanova publicada no LeftEast.

Socialistas ucranianos e russos juntos contra o imperialismo russo

Abril 12, 2022

Numa declaração conjunta, o Movimento Socialista Russo e o Movimento Social ucraniano defendem que a derrota de Putin deve ser o primeiro passo para uma democratização da ordem global e para a formação de um sistema de segurança internacional que passe pelo desarmamento nuclear.

A esquerda russa e a guerra

Abril 9, 2022

Os russos foram os primeiros a manifestar-se contra a invasão da Ucrânia. Milhares têm sido presos, os órgãos de comunicação social independentes silenciados, as ameaças nacionalistas aumentam. Apesar de tudo, continua a haver na Rússia quem ousa desafiar o regime. Muitas dessas vozes situam-se à esquerda. E é preciso ouvi-las. Dossier organizado por Carlos Carujo.

Rapper Oxxxymiron em concerto em 2017. Foto de Okras/Wikimedia Commons.

Como os músicos russos estão a tomar posição contra a guerra

Abril 9, 2022

Os criadores culturais foram protagonistas de protestos de vários tipos contra a invasão da Ucrânia. Alguns saíram do país. Para os que permaneceram coloca-se a questão: o espetáculo deve continuar num país em guerra? Por Marco Biasioli.

Tanques. Foto publicada na revista Contretemps.

Rússia: "É urgente renovar a abordagem internacionalista da esquerda europeia"

Abril 9, 2022

Nesta entrevista, o ativista da esquerda russa Ilya Boudraitskis fala da máquina de propaganda militarista russa e da visão de Putin sobre a Ucrânia.

“Eu sou russa. Eu estou contra a guerra”, está escrito no cartaz - Ilustração: Silar/Wikimedia Commons

O exército russo atolado na Ucrânia, Putin quer esmagar toda a oposição na Rússia

Abril 9, 2022

Neste texto, o militante de esquerda russo Alexei Sakhnin denuncia a “agressão armada” contra a Ucrânia e defende “uma democratização imediata, exaustiva e intransigente dentro da própria Rússia”.

Greg Yudin: “A falta de organização é desmoralizante”

Abril 9, 2022

Nesta entrevista, o cientista político e sociólogo espancado pela polícia e hospitalizado durante os protestos no início da guerra afirma que a Rússia caminha na direção de um Estado totalitário e que Putin agiu no sentido de destruir todas as redes políticas da sociedade civil antes do início da invasão.

Oxana Timofeeva em 2018. Foto de IvanA/Wikimedia Commons.

Entre a guerra e o terror: uma carta da Rússia

Abril 9, 2022

Fomos apanhados no fogo cruzado. A política externa do nosso país é a guerra; a sua política doméstica é o terror. Ambas as coisas não nos caíram em cima subitamente. Estão em gestação há anos, desde o momento em que Putin chegou ao poder em 2000. Por Oxana Timofeeva.

Feministas russas contra a guerra. Imagem publicada no blogue Iranian Progressives in Translation.

Regime de Putin é o centro do neo-conservadorismo e uma ameaça aos direitos das mulheres

Abril 9, 2022

As feministas que têm sido alvo de bullying por parte dos neonazis russos denunciam como hipócrita a justificação de Putin para a guerra. Ella Rossman da Resistência Feminista Anti-Guerra russa defende que o presidente russo é movido pela ideia de um “império imaginário”.

Vladimir Putin no início de março de 2022. Foto Mikhail Klimentyev/EPA/Kremlin Pool/Sputnik

Repressão, corrupção e apoio à extrema-direita: o reinado de Putin visto pelo Esquerda.net

Abril 9, 2022

Desde a sua fundação em 2006 que o Esquerda.net destaca as violações dos direitos humanos e os atropelos à democracia do regime de Vladimir Putin. Compilámos neste artigo algumas dessas notícias e análises.