Dossier 182: Eleições legislativas em França 2012

Eleições Legislativas em França

Junho 9, 2012

Neste domingo realiza-se a primeira volta das eleições legislativas francesas. A segunda volta terá lugar a 17 de junho. Nestas eleições espera-se que a direita seja derrotada, confirmando-se nas eleições para o parlamento a derrota de Sarkozy nas últimas eleições presidenciais. Dossier organizado por Carlos Santos.

Últimos dias

Junho 9, 2012

A Frente de Esquerda, uma união que continua a crescer e torna-se um agrupamento popular. No próximo domingo, ela pode confirmar o seu peso. Pode também ficar em posição de conseguir deputados que serão instrumentos de resistência em grande número, dando confiança à possibilidade de um agrupamento maioritário contra a finança. Se conseguirmos, tudo vai mudar! Por Parti de Gauche

Construir, abrir, reforçar a Frente de Esquerda

Junho 9, 2012

“É urgente acolher, ao lado dos partidos que constituem a Frente de Esquerda, todos aqueles que desejarem ser parte ativa da construção deste grande movimento popular.” Por Janette Habel, Pierre Khalfa e Evelyne Sire-Marin, membros do Conselho Nacional de campanha da Frente de Esquerda

A batalha pelo significado dos resultados das eleições presidenciais francesas de 2012

Junho 9, 2012

Apesar da tentativa de apagamento mediático do resultado Frente de Esquerda, a análise dos resultados da primeira volta das eleições mostra que a Frente de Esquerda foi, dentre todos os concorrentes, o que obteve maior avanço nas presidenciais francesas de 2012. E que a estratégia de enfrentar diretamente Le Pen fez recuar fortemente os votos que a direita recebeu em muitas cidades e áreas populares. Por Jean-Luc Mélenchon

Resultados eleitorais nas eleições legislativas de 2007

Junho 9, 2012

Nas eleições legislativas de 2007, a maioria de direita que apoiou Nicolas Sarkozy elegeu 345 deputados dos 577 que constituem a Assembleia Nacional de França. Os deputados são eleitos em círculos uninominais, num sistema maioritário a duas voltas.

França: uma onda de despedimentos

Junho 9, 2012

O debate público (em França e na Europa) sobre os despedimentos vai ressurgir, em algumas semanas e num novo contexto parlamentar (consequência das eleições legislativas de 10 e 17 de Junho de 2012). Por Apex

Estas cidades geridas pela extrema-direita

Junho 9, 2012

Vejamos como a Frente Nacional geriu as cidades que os eleitores franceses lhe confiaram estes últimos anos para fazer delas o que chamaram orgulhosamente “os laboratórios da FN”. Artigo de Maxime Vivas e Eric W. Faridès, do Le Grand Soir.