Está aqui

Crise na Nicarágua

O que acontece na Nicarágua? Perguntas e respostas do ponto de vista da esquerda

O que acontece na Nicarágua? Perguntas e respostas do ponto de vista da esquerda

Agosto 11, 2018

Os trágicos acontecimentos que se dão na Nicarágua desde 18 de abril, preocupam e confundem as esquerdas. Entretanto, a inquietação compartilhada não resulta em  unanimidade no momento de analisar e interpretar os fatos que a cada dia nos sobressaltam. Por Iousu Perales.

Nicarágua: donde vem o regime de Daniel Ortega e Rosario Murillo

Nicarágua: donde vem o regime de Daniel Ortega e Rosario Murillo

Julho 23, 2018

A esquerda tem múltiplas razões para denunciar esse regime e as suas políticas. Para compreender isto, é necessário resumir os acontecimentos desde 1979. Artigo de Eric Toussaint.

“Não mais repressão”, “Ortega fora”, “SOS Nicarágua”

Nicarágua: “Tenho a certeza de que vamos derrotar esta ditadura”

Julho 20, 2018

Julio López Campos, toda uma vida na Frente Sandinista de Libertação Nacional, partilhou reflexões sobre os desafios da insurreição não-armada que hoje enfrenta a ditadura orteguista, numa conversa com Envio que transcrevemos.

Declaração urgente pela Nicarágua

Julho 19, 2018

Intelectuais, ativistas sociais e académicos de vários países do globo manifestam “o seu profundo repúdio face à gravíssima situação de violência política estatal e violação dos Direitos Humanos que atravessa a Nicarágua”.

Na Nicarágua, contam-se já muitas dezenas de mortes causadas pelas forças policiais e por milícias afetas ao partido do governo – Foto de Javier Bauluz, extraída de Carta Maior

As Veias Abertas da Nicarágua

Julho 8, 2018

Que lições se podem colher do que se passa na Nicarágua?  Por Boaventura de Sousa Santos

Sérgio Ramirez: “O tempo de Daniel Ortega esgotou-se”

Julho 1, 2018

Ao ambicionar o poder absoluto e permitir que paramilitares atirassem contra o povo, o presidente tornou o seu governo insustentável, defende nesta entrevista o escritor e antigo vice-presidente da Nicarágua.

O povo nicaraguense não mudou, a Frente Sandinista sim

Junho 14, 2018

O povo nicaraguense não mudou e continua o mesmo: combativo e solidário. O sandinismo mudou muito e se tornou um orteguismo

O mundo ficou chocado com a impressionante mobilização popular na Nicarágua, principalmente a juventude. O custo foi trágico: dezenas de mortos, feridos e detidos, centros de estudo e de trabalho destruídos, a atividade económica semiparalisada

O que se passa na Nicarágua: Perspectiva crítica de esquerda

Maio 11, 2018

O mundo ficou chocado com a impressionante mobilização popular na Nicarágua, principalmente a juventude, que começou por rejeitar as reformas do sistema de segurança social, e acabou exigindo a renúncia do próprio governo. Por Tomas Andino Mencia.

Protestos em Manágua, capital da Nicarágua, neste sábado, 21 de abril de 2018 – Foto de Jorge Torres/EPA/Lusa

Nicarágua: Presidente recua perante onda de protestos

Abril 22, 2018

Desde quarta-feira, a Nicarágua vive uma onda de protestos contra o aumento dos descontos para a segurança social e os cortes de 5% nas pensões de reforma. Cinco dias e 30 mortos depois o presidente Daniel Ortega revoga as medidas que tinha aprovado.