Está aqui

Blogosfera

Netanyahu e Erdogan a falarem de genocídio

Dezembro 29, 2023

Entre os devaneios de dois homens que não gostam de ser contestados nem criticados, palestinianos e curdos pagam uma pesadíssima factura. Dois conflitos que nasceram da política das potências europeias desde o início do século passado. Por José Manuel Rosendo em Meu mundo Minha aldeia.

Nem os cemitérios escapam

Dezembro 27, 2023

O horror da guerra está a provocar um massacre na Faixa de Gaza. Os cemitérios da Faixa de Gaza também não escapam. Os bombardeamentos e os carros blindados israelitas desfazem os locais onde os mortos da Faixa de Gaza poderiam descansar em paz. Por José Manuel Rosendo, em meu Mundo minha Aldeia.

Mapa cronológico da ocupação israelita na Palestina.

Gaza: há-de haver um dia seguinte

Novembro 27, 2023

Ainda não sabemos como vai terminar esta guerra, mas sabemos há muito o que alguns dizem agora com especial ênfase como se algo de novo estivessem a anunciar: o conflito israelo-palestiniano não se resolve através da guerra, terá de haver uma solução política. Por José Manuel Rosendo, em meu Mundo minha Aldeia.

Foto: Mohammed Talatene / Avalon.

Gaza: não é fácil trocar umas ideias sobre o assunto

Novembro 25, 2023

Qualquer crítica a políticas dos governos de Israel obtém uma resposta que é simultaneamente uma acusação: antissemitismo. Em muitos casos, errada e propositadamente enganadora, desferida com para desqualificar o autor e a crítica, através de uma implícita vitimização do criticado. Por José Manuel Rosendo em meu Mundo minha Aldeia.

Fábrica de encher chouriços. Imagem publicada no Ladrões de Bicicletas.

A Universidade Neoliberal e os seus Rankings

Novembro 24, 2023

Num setor bastante concorrencial, o modelo negócio precisa de apostar na diferenciação do produto, em particular, para conseguir captar clientes com maiores rendimentos e assim maximizar as receitas. É aí que entra um novo produto: os rankings. Por Tiago Santos no Ladrões de Bicicletas.

Destruição em Gaza.

Jabalia – “Total desrespeito pela humanidade”

Novembro 20, 2023

As referências ao Direito Internacional quando se fala do conflito israelo-palestiniano apenas têm servido para garantir e expandir os direitos de Israel, negando permanentemente os direitos do povo palestiniano. Nada mais. Por José Manuel Rosendo em meu Mundo minha Aldeia

Caoa do livro As Primas.

As Primas, Aurora Venturini, 2007

Agosto 27, 2023

Um livro desconcertante, que consegue oferecer-nos o poder extraordinário da Literatura e da Arte. Escrito por uma jovem de 85 anos. Por Almerinda Bento em Lendo e Escrevendo.

Nanterre, Praça Nélson Mandela, local onde foi embater o carro conduzido por Nahel.

Vídeo fatal

Julho 9, 2023

Quantas vezes prevaleceu a versão policial, em situações semelhantes, não havendo vídeo que desmonte a mentira? Como se lê no cartaz: "Quantos Nahel não foram filmados?" Por José Manuel Rosendo em meu Mundo minha Aldeia

Protesto palestiniano contra a expansão de colonato junto à aldeia de Beit Dajan, Abril de 2022

Palestina, ninguém lhe acode

Junho 27, 2023

É impossível não ver. O actual governo de Israel não quer perder a oportunidade: aproveitar todos os dias de poder para estender os colonatos, ocupar terra palestiniana e continuar essa rota para a uma Palestina totalmente ocupada e governada directamente por Israel. Por José Manuel Rosendo, em meu Mundo, minha Aldeia.

Cartaz Forza Italia

Berlusconomia: porque é que a direita não quer falar de Itália?

Junho 16, 2023

Vale a pena aprender com a experiência italiana: a estratégia liberal de privatizações, desregulação laboral e redução de impostos falhou redondamente e não promoveu o crescimento nem a prosperidade para a maioria das pessoas no país. Por Vicente Ferreira no blogue Ladrões de Bicicletas.

Quando Zelensky e Assad estão na mesma sala

Maio 28, 2023

A presença de Zelensky ofuscou o regresso de Bashar Al Assad à mesa da família árabe e, algo muito importante para os países árabes, Zelensky cometeu um erro ao não fazer qualquer referência à questão da Palestina. Por José Manuel Rosendo em meu Mundo, minha Aldeia.

Destruição em Beit Lahiya na Faixa de Gaza por causa de um ataque israelita. Foto de HAITHAM IMAD/EPA/Lusa.

Gaza terra mártir

Maio 14, 2023

Provoca uma enorme perplexidade a forma como a chamada comunidade internacional reage a este conflito, quase como algo de inevitável em relação ao qual nada possa ser feito. Um olhar muito diferente em relação a outros conflitos ou guerras. Por José Manuel Rosendo em Meu Mundo Minha Aldeia.

A inflação, os lucros e a crise do custo de vida

Abril 1, 2023

Embora as empresas se esforcem por fazer os resultados parecer menos positivos, a verdade é que o facto de terem conseguido manter essencialmente as suas margens é revelador do enorme poder de mercado que possuem. Por Vicente Ferreira, em Ladrões de Bicicletas.

A angústia do Leopardo

Janeiro 26, 2023

Os líderes políticos sublinham a enorme incerteza do momento e o que se lhes exige é que saibam o que estão a fazer e que ponderem todas as possibilidades. A imagem de divisão deixada em Paris pelo Governo alemão torna tudo ainda mais assustador. Por José Manuel Rosendo em meu Mundo minha Aldeia.

Curdos merecem o nosso respeito

Dezembro 30, 2022

A União Europeia devia encarar esta questão de frente e tentar remediar os erros cometidos no passado, ajudando a encontrar uma solução para a “Questão Curda” que foi criada por países europeus. Artigo de José Manuel Rosendo publicado em meu Mundo minha Aldeia.

Errar é humano, insistir no erro é... jornalismo económico

Outubro 5, 2022

Dez anos depois, o regresso das politicas de austeridade volta a ser recebido prlo jornalismo económico com o chavão do "não há alternativa", esquecendo que há alternativas bem mais eficazes. Por João Ramos de Almeida, no Ladrões de Bicicletas.

Gráfico: Peso da Retribuição do Trabalho no PIB

Do trabalho para o capital: as novas contas certas

Agosto 12, 2022

Para garantir que o peso dos salários na riqueza produzida se mantinha constante, a remuneração nominal por trabalhador deveria ter crescido 11,5%. Como cresceu 3,1%, a diferença representa o valor da transferência do trabalho para o capital. Texto de Paulo Coimbra em Ladrões de Bicicletas

Meias verdades do Instituto +Liberdade: inflação, lucros privados e receitas públicas

Agosto 10, 2022

Está longe de ser a primeira vez que o Instituto +Liberdade constrói argumentos a partir de meias verdades ou da omissão dos factos que não encaixam nestes. Postado por Vicente Ferreira em Ladrões de Bicicletas

Manifestação de apoio a Assange, em Viena de Áustria. Foto: Joe Klamar(AFP), publicada pela France Info

Tanto de bom devemos a Julian Assange

Junho 20, 2022

Julian Assange prestou um serviço à Liberdade e aos Direitos Humanos; Priti Patel, Ministra do Interior do Reino Unido, é a mulher que quer ver o mundo a andar para trás. Artigo de José Manuel Rosendo publicado em meu Mundo minha Aldeia

Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em 24 de Setembro de 2019. Fotografia publicada Hawar news Agency em 15 de Maio de 2022 e atribuídos créditos a REUTERS/Carlo Allegri

Invasões boas e invasões más

Junho 6, 2022

Quantas caras/versões tem o Direito Internacional? E o “mas” é um país da NATO – a Turquia – estar a fazer algo muito semelhante ao que a Federação Russa está a fazer na Ucrânia. Artigo de José Manuel Rosendo, publicado em meu Mundo minha Aldeia

Busova, arredores de Kiev, 11 de Abril de 2022. foto: jmr

É urgente devolver a paz à Europa

Maio 14, 2022

A guerra na Ucrânia está naquele ponto em que é muito difícil vislumbrar quando e como vai terminar. Mas há algo que é certo: vai terminar com os políticos sentados à mesa a assinar um acordo. Ou não, se a opção for a destruição total. Por José Manuel Rosendo, publicado em meu Mundo minha Aldeia.

Somos todos Shireen Abu Akleh, ou nem por isso?

Maio 12, 2022

O mais provável é que, daqui por um ano, a tal investigação com que nos acenam agora para saber as circunstâncias da morte de Shireen, acabe também no esquecimento ou numa qualquer impossibilidade de determinar quem disparou a bala que matou Shireen. Por José Manuel Rosendo, em meu Mundo, minha Aldeia.

Para memória futura

Abril 12, 2022

Aqui fica a minuta para apresentação da declaração de princípios da NATO no sentido de responsabilizar e punir todos os responsáveis de todas as principais guerras que aconteceram no passado e para todas as futuras guerras. Basta preencher os espaços a negro. Por João Ramos de Almeida no blogue Ladrões de Bicicletas.

O que é que tem dado gás aos preços da energia?

Março 10, 2022

Se o preço continua a subir bastante num contexto em que os impostos não se alteram, é preciso olhar para outras variáveis. Artigo publicado por Vicente Ferreira no blogue Ladrões de Bicicletas.

Infografia CNN Portugal. A azul os países NATO em 2022

Não se pode humilhar o inimigo

Março 5, 2022

A reacção que a Rússia foi incapaz de ter nesse início do século XX, e que poderia não ter tido se tivesse sido evitada a pressão nas suas fronteiras, acabou por surgir. E surgiu da pior forma e ainda não sabemos como vai terminar. Por José Manuel Rosendo, em meu Mundo, minha Aldeia.