Catalunha

Independentistas querem investidura “efetiva” de Puigdemont

Fevereiro 11, 2018

Enquanto prossegue o impasse na formação do futuro governo catalão, a Assembleia Nacional Catalã veio defender que Puigdemont deve liderá-lo de forma efetiva e não apenas simbólica.

Catalunha: PP quer impedir amnistia futura aos presos políticos

Fevereiro 7, 2018

No dia em que a Amnistia Internacional criticou a decisão de prolongar a prisão preventiva do ex-líder da Assembleia Nacional Catalã, o Partido Popular propôs ao Congresso a inclusão da rebelião e sedição no catálogo espanhol de crimes sem amnistia.

Catalunha: adiamento da investidura divide maioria pró-independência

Janeiro 31, 2018

A decisão do presidente do parlamento não foi bem aceite pelo partido de Puigdemont, que viu revelada uma mensagem SMS em que assume a derrota do seu plano.

Rajoy recorre ao TC para impedir investidura de Puigdemont

Janeiro 26, 2018

O primeiro-ministro espanhol viu as suas pretensões rejeitadas pelo órgão consultivo do governo, mas anunciou que recorrerá mesmo assim ao Tribunal Constitucional para travar a investidura da próxima terça-feira.

Juiz espanhol nega mandado de detenção para impedir investidura de Puigdemont

Janeiro 22, 2018

O presidente destituído do governo catalão foi à Dinamarca participar numa conferência. O procurador requereu um novo mandado internacional de detenção, mas o juiz recusou, argumentando que isso daria o pretexto para Puigdemont ser investido para a liderança do governo.

Juristas do parlamento catalão recusam investidura à distância

Janeiro 16, 2018

O parecer não é vinculativo, mas torna mais difícil a Carles Puigdemont ser investido presidente do governo catalão a partir de Bruxelas. Esta segunda-feira foram conhecidas as condenações do maior processo de corrupção política ma Catalunha.

Tribunal espanhol recusa libertar líder da Esquerda Republicana

Janeiro 5, 2018

Oriol Junqueras viu recusado o pedido de levantamento da prisão preventiva. O Tribunal Supremo diz que o ex-vice do governo catalão não renunciou ao “enfrentamento com o Estado”.

Catalunha: futuro governo aguarda decisão de Puigdemont

Janeiro 3, 2018

A maioria independentista está a negociar em Bruxelas a formação do novo governo. Mantém-se a incerteza sobre o regresso de Puigdemont à Catalunha. Oriol Junqueras é ouvido esta quinta-feira no tribunal.

Gráfico dos resultados das eleições de 21 de dezembro de 2017 na Catalunha - imagem de El Salto

Rescaldo das eleições na Catalunha: Sem diálogo não há solução

Dezembro 31, 2017

Se dúvidas houvesse, as eleições autonómicas catalãs do passado dia 21 mostraram uma sociedade profundamente dividida quanto ao seu futuro político. Artigo de Jorge Martins.

Rajoy recusa encontrar-se com Puigdemont

Dezembro 22, 2017

No dia seguinte às eleições catalãs, que renovaram a maioria absoluta dos independentistas, Carles Puigdemont propôs um encontro fora do estado Espanhol, mas o Primeiro-ministro, Mariano Rajoy, recusou, dizendo ainda que o Artigo 155.º só será levantado "quando houver um novo governo na Catalunha".

Ainda não caiu o 155

Dezembro 22, 2017

Será que quem ganhou as eleições e tem maioria está proibido de exercer o poder que a própria Constituição monárquica outorga?

Catalunha: independentistas conseguem maioria absoluta

Dezembro 21, 2017

Nas eleições para a Generalitat, que tiveram uma participação histórica de quase 82%, os Ciudadanos tornaram-se na primeira força política, mas os independentistas renovaram a  maioria absoluta. O grande perdedor é o PP, que perdeu mais de metade dos mandatos de 2015. [notícia atualizada às 01h30, 22.12.17]

Sondagem sobre as eleições de 21 de dezembro na Catalunha, divulgada nesta terça-feira, 19 de dezembro, por “El Periòdic d'Andorra”

Catalunha: Quatro questões decisivas nas eleições

Dezembro 20, 2017

Nesta quinta-feira, 21 de dezembro, realizam-se eleições na Catalunha. A última sondagem conhecida aponta como provável que o partido mais votado seja a ERC, que tem vindo a subir. Estas eleições serão decisivas nesta e noutras três importantes questões.

Catalunha: ERC a subir nas últimas sondagens

Dezembro 15, 2017

A uma semana das eleições catalãs, mantém-se a previsão de um parlamento dividido. A sondagem indica que há cada vez mais indecisos.

Supremo Tribunal espanhol mantém independentistas catalães na prisão

Dezembro 4, 2017

Oriol Junqueras, ex-vice do governo catalão e número 1 da ERC nas próximas eleições, o ex-conselheiro do Interior e os líderes da ANC e da Òmnium permanecerão presos. Os outros seis antigos conselheiros da Generalitat ficaram com uma fiança de 100 mil euros.

Mega-concerto ajuda a pagar fianças dos presos políticos catalães

Dezembro 3, 2017

50 mil pessoas assistiram este sábado no Estádio Olímpico de Barcelona a um concerto pela liberdade dos dirigentes políticos e sociais pró-independência.

Catalunha: Junta Eleitoral proíbe laços amarelos e referências aos presos

Novembro 29, 2017

A Junta Eleitoral quis proibir os jornalistas  de chamarem “presidente” e “conselheiros” aos membros do governo destituído pelo governo espanhol. E também proibiu a Câmara de Barcelona de iluminar de amarelo as fontes da cidade em solidariedade com os presos políticos.

Puigdemont sugere referendo sobre permanência na UE

Novembro 26, 2017

Com as sondagens a apontarem para um parlamento dividido ao meio, o fim de semana de campanha na Catalunha ficou marcado pelas declarações do ex-governante e candidato às eleições de 21 de dezembro.

Partidos catalães fecham listas, concentrações assinalam um mês de prisões políticas

Novembro 16, 2017

Com os partidos independentistas a concorrerem em listas separadas, a surpresa foi a indicação do presidente da Assembleia Nacional Catalã, na prisão há um mês, como nº2 da lista de Puigdemont.

Independentistas catalães vão a eleições com listas próprias

Novembro 12, 2017

Afastada a possibilidade de uma convergência eleitoral entre todos os partidos independentistas, a ERC, o PDeCAT e a CUP apostam em listas próprias para as eleições de 21 de dezembro.

750 mil manifestam-se em Barcelona pela libertação dos presos políticos

Novembro 11, 2017

A manifestação convocada pela Assembleia Nacional Catalã e o Òmnium Cultural foi encabeçada por familiares dos governantes e ativistas presos por organizarem o referendo de 1 de outubro.

Jornal franquista "España", de 20 de janeiro de 1939, anunciando uma ofensiva vitoriosa contra a Catalunha.

O “jornalismo de guerra” contra a Catalunha

Novembro 9, 2017

Num debate organizado esta quarta-feira na Casa da Imprensa sobre os media e a "questão catalã", o jornalista Enric Marin considerou que a forma como os media espanholistas abordam a Catalunha só tem paralelo com o "jornalismo de guerra" franquista dos anos 1930, algo que isolou os media espanhóis do resto do mundo.

Naomi Klein está em Barcelona para lançar o seu último livro e participará num ato público de apoio a Ada Colau - Foto de Andreu Dalmau/Epa/Lusa

Naomi Klein em Barcelona: “Prender um governo eleito democraticamente não é aceitável”

Novembro 9, 2017

Naomi Klein afirmou ser defensora do direito dos povos à autodeterminação, “um princípio que, eu que sou do Quebec, defendo se contar com o apoio necessário”. A escritora e ativista esteve em Barcelona para apresentar o seu último livro “Dizer Não Não Basta”.

Greve na Catalunha marcada por cortes de estradas e ferrovias

Novembro 8, 2017

A greve convocada pela central sindical independentista afetou sobretudo a mobilidade de pessoas e mercadorias, com piquetes e manifestações pela liberdade dos presos políticos catalães.

Puigdemont apela à unidade independentista nas urnas

Novembro 7, 2017

O presidente destituído do governo catalão diz que a repressão espanhola não deixa outra alternativa que não seja uma coligação entre todas as forças que defendem a democracia na Catalunha.