Está aqui

Catalunha

Pedro Sánchez e Quim Torra.

Diálogo com a Catalunha “vai ser longo”, avisa primeiro-ministro espanhol

Fevereiro 6, 2020

Os presidentes dos governos espanhol e catalão reuniram-se esta quinta-feira para dar início ao processo de diálogo sobre o conflito político que tem abalado o país.

Catalunha prepara-se para eleições em maio

Janeiro 29, 2020

O presidente do governo catalão assumiu a rotura com os parceiros de governo da Esquerda Republicana. Quim Torra promete convocar eleições após a aprovação do orçamento.

Independentistas catalães dividem-se sobre retirada do mandato a Quim Torra

Janeiro 27, 2020

Os dois partidos que formam o governo da Catalunha não se entendem sobre a retirada do mandato de deputado ao presidente do governo. Sessão parlamentar foi atribulada e teve de ser suspensa.

Parlamento catalão recusa destituição de Torra, diálogo com Madrid vai avançar

Janeiro 14, 2020

A Mesa do Parlamento da Catalunha acolheu o parecer dos seus juristas que entendem que a Junta Eleitoral não pode retirar mandatos a meio da legislatura. Em Madrid, Pedro Sánchez diz que quer encontrar-se “o quanto antes” com Torra.

Governo catalão foi a Estrasburgo saudar a estreia de Puigdemont e Comin

Janeiro 13, 2020

Os dois eurodeputados participam no primeiro plenário do Parlamento Europeu, após a justiça europeia lhes ter dado razão contra o bloqueio espanhol. E lembraram a ausência de Oriol Junqueras, preso em Espanha e impedido de tomar passe.

Parlamento Europeu recua e diz que Junqueras já não é eurodeputado

Janeiro 11, 2020

Depois de ter reconhecido esta semana que o líder da Esquerda Republicana da Catalunha, atualmente preso, tinha de ser proclamado eurodeputado no próximo plenário, o presidente do Parlamento Europeu diz agora que o seu mandato expirou a 3 de janeiro.

Oriol Junqueras num comício em 2014.

Parlamento Europeu ignora veto espanhol e reconhece mandato de preso político catalão

Janeiro 7, 2020

No plenário do próximo dia 13 de janeiro, o Parlamento Europeu irá proclamar como eurodeputados Puigdemont e Comín, exilados na Bélgica, mas também Oriol Junqueras, o líder da Esquerda Republicana Catalã a cumprir pena de prisão no processo contra o independentismo.

Quim Torra.

Junta Eleitoral espanhola quer destituir presidente catalão

Janeiro 3, 2020

Por maioria tangencial, a Junta Eleitoral Central espanhola deu razão aos recursos do PP, Vox e Ciudadanos para retirar o mandato de deputado a Quim Torra na sequência da sua condenação por desobediência.

Mesa de diálogo com Catalunha foi moeda de troca para viabilizar governo espanhol

Janeiro 2, 2020

O acordo entre a Esquerda Republicana e o PSOE foi aprovado por larga maioria na direção do partido catalão e garante a viabilização do executivo de Pedro Sánchez e Pablo Iglesias na próxima terça-feira.

Toni Comin e Carles Puigdemont

Justiça belga suspende ordem de extradição de Puigdemont e Comín

Janeiro 2, 2020

O antigo chefe do governo catalão anunciou que a justiça belga suspendeu o pedido espanhol de extradição por considerar que ambos têm imunidade enquanto eurodeputados.

Toni Comin e Carles Puigdemont

Sentença europeia ajuda Puigdemont e congela negociações para o novo governo espanhol

Dezembro 20, 2019

Carles Puigdemont e Toni Comin, os dois independentistas catalães no exílio que foram impedidos de tomar posse como eurodeputados, devem poder participar no plenário de janeiro em Estrasburgo. Esquerda Republicana aguarda sinais da justiça espanhola para prosseguir negociações com o PSOE.

Manifestantes catalães com cartazes a exigir a libertação de Junqueras. Setembro de 2018.

Tribunal europeu considera ilegal impedimento de Junqueras tomar posse como eurodeputado

Dezembro 19, 2019

O Tribunal de Justiça da União Europeia decidiu que o Estado Espanhol violou as leis ao impedir a tomada de posse como deputado europeu do ex-vice-presidente do governo catalão, Oriol Junqueras. Marisa Matias saudou sentença, dizendo que deputados europeus eleitos não podem ser impedidos de ocupar o lugar.

Protesto catalão no “clássico” do futebol espanhol

Dezembro 18, 2019

“Spain sit and talk” foi o lema da ação promovida pelo “Tsunami Democrático” durante o jogo entre Barcelona e Real Madrid. As imagens escondidas pela realização televisiva estão a ser partilhadas nas redes sociais.

Liberdade para os Jordis

Amnistia Internacional exige libertação imediata dos dois líderes sociais catalães

Novembro 19, 2019

A organização de defesa dos direitos humanos afirma que a condenação de Jordi Sànchez e Jordi Cuixart pelo crime de sedição viola o seu direito à liberdade de expressão e reunião pacífica e abre um precedente perigoso para outros protestos pacíficos.

“Tsunami” catalão prossegue bloqueio junto à fronteira francesa

Novembro 12, 2019

Depois de cortarem a autoestrada durante 24 horas, os manifestantes não desistem do protesto. Conselheiro do Tribunal Europeu de Justiça diz que o eurodeputado e líder da ERC na prisão tinha razão ao pedir imunidade.

Corte de autoestrada junto à fronteira francesa.

Protesto catalão corta fronteira no dia seguinte às eleições

Novembro 11, 2019

O movimento “Tsunami Democrático” cortou a auto-estrada junto à fronteira com a França, num apelo à comunidade internacional para que obrigue o governo espanhol a sentar-se à mesa das negociações.

Tribunal catalão limita pedidos de auto-incriminação para evitar colapso dos serviços

Outubro 28, 2019

Centenas de pessoas fazem fila à porta dos tribunais catalães para se darem como culpados dos mesmos crimes dos presos políticos. Tribunal Superior impõe limite diário de 25 auto-incriminações. Fim de semana teve manifestações a favor e contra a independência.

Partidos independentistas voltam a desafiar o tribunal

Outubro 22, 2019

Os três partidos pró-independência da Catalunha propuseram uma resolução a defender o direito à autodeterminação. Mesa do parlamento admitiu a proposta a debate, apesar dos avisos dos juristas do parlamento catalão.

Mireia Borrell

Governante catalã veio a Lisboa pedir mais ação à comunidade internacional

Outubro 21, 2019

A condenação pelo crime de sedição põe em causa o direito à liberdade de expressão e manifestação, defendeu Mireia Borrell, a responsável pelos assuntos exteriores do governo catalão.

Contra a judicialização da política

Contra a judicialização da política

Outubro 21, 2019

"Somos muitos, tanto à escala internacional como dentro das fronteiras espanholas e lusas, a vir denunciar as consequências da securitização e da judicialização do caso catalão." Carta de André Freire, Isabel Pires, Fernando Rosas e Manuel Loff recolhe mais de duzentas subscrições em Portugal.

Polícia carrega em Barcelona, no dia 18 de setembro de 2019 – Foto de Enric Fontcuberta/Epa/Lusa

Quinta noite consecutiva de confrontos na Catalunha

Outubro 19, 2019

A noite desta sexta-feira foi a de maiores confrontos da polícia com grupos de jovens, sobretudo em Barcelona. 182 pessoas ficaram feridas e 54 foram presas. Dois jornalistas foram detidos pela Polícia Nacional, um dos quais um fotojornalista do El Pais, devidamente identificado.

Manifestação em Barcelona juntou mais de meio milhão de pessoas, Na frente do desfile, uma faixa "Pelos direitos e pelas liberdades" das centrais sindicais que convocaram a greve geral

Catalunha: Marchas massivas juntam mais de meio milhão de pessoas

Outubro 18, 2019

Nesta sexta-feira, na Catalunha foi dia de greve. Mais de meio milhão de pessoas encheram as ruas de Barcelona exigindo a liberdade dos presos políticos catalães. À noite, registaram-se violentos confrontos entre a polícia e grupos de jovens, que se prolongaram ao longo de horas.

Puigdemont entrega-se à polícia belga

Puigdemont entrega-se à polícia belga

Outubro 18, 2019

O ex presidente da Generalitat catalã apresentou-se às autoridades de Bruxelas, tendo saído em liberdade e sem fiança. O dia na Catalunha é também marcado por uma greve geral e pela “Marcha pela Liberdade”.

Protestos catalães continuam com manifestações e cortes de estradas

Outubro 17, 2019

Esta quinta-feira, os estudantes encheram as ruas de Barcelona, muitas delas ainda intransitáveis devido aos destroços dos confrontos da madrugada. O presidente do governo catalão surpreendeu adversários e aliados ao propor um novo referendo até ao final da legislatura.

Barricada a arder em Barcelona

Governo catalão condena violência em mais uma noite de confrontos

Outubro 17, 2019

Pela terceira noite consecutiva, o centro de Barcelona foi palco de confrontos com a polícia e barricadas nas ruas. “Não podemos permitir que grupos de infiltrados e provocadores destruam a imagem dos catalães”, afirmou o líder da Generalitat.