Está aqui

Catalunha

Manifestação na sede do PSOE em resposta à ameaça de suspensão da Lei 11/2020 pelo Tribunal Constitucional. A ação, integrada na campanha #LaRegulaciónNoEsToca!, defendeu a manutenção em vigor da lei catalã de regulamentação do arrendamento. Barcelona, 14 de junho de 2021. Ivan Giesen

Regulação do preço das rendas entra em vigor na Catalunha este sábado

Março 16, 2024

A Catalunha tem agora um texto legal que permite impor limites às rendas e baixá-las em certos casos. Os sindicatos de inquilinos avisam que será necessário obrigar os senhorios a respeitar os limites máximos fixados pela lei. Por Martín Cúneo.

Clubes sociais de canábis sob ataque em Barcelona

Janeiro 20, 2024

As novas leis da canábis legal na UE apostam nos clubes sociais, mas no país onde são mais fortes estão sob ameaça de encerramento. Esta é uma das notícias no podcast da atualidade canábica.

Pedro Sánchez, Nadia Calviño e Yolanda Díaz

Espanha: Entre a reforma e a contra-reforma do regime

Janeiro 14, 2024

O novo governo espanhol e as tensões que atravessam a sua base de apoio, a par da crescente radicalização das direitas e da evolução do conflito catalão para a fase da negociação política são alguns dos elementos abordados nesta análise do politólogo Jaime Pastor.

varanda com letreiro "controlo de rendas"

Catalunha avança com limite aos preços das rendas de casa

Janeiro 13, 2024

O governo catalão é o primeiro a regulamentar a medida prevista na Lei de Habitação aprovada pelo executivo socialista espanhol em maio do ano passado. Em Portugal, o PS chumbou as propostas do Bloco de Esquerda para controlar os preços de rendas.

estudantes no hall da escola

PISA e o pêndulo neoliberal: da lógica das competências ao neo-autoritarismo educativo

Dezembro 23, 2023

A relevância deste relatório, que sofre de limitações técnicas significativas como sistema de avaliação, não é a verdade que traz, mas as transformações que impõe. Por Andreu Mumbrú Fuxet.

 

Extrema-direita pede a prisão do líder do PSOE na manifestação deste domingo em Madrid.

A questão catalã e a radicalização crescente do bloco das direitas

Novembro 13, 2023

Os debates sobre a investidura e a Lei da Amnistia darão a medida do alcance da retórica golpista da direita espanhola e da instabilidade política que será desencadeada num contexto europeu e internacional cada vez mais autoritário, reacionário e militarista. Por Jaime Pastor.

Pedro Sánchez com funcionários do partido na sede do PSOE.

PSOE fecha acordo com Junts e está mais perto de formar governo

Novembro 9, 2023

A negociação do âmbito da lei da amnistia concluiu-se na madrugada desta quinta-feira e agora resta apenas fechar acordo com os nacionalistas bascos do PNV para que a investidura de Pedro Sánchez se concretize. Veja aqui o que cada partido obteve nas negociações da investidura.

Manifestação da extrema-direita em Madrid.

Manifestação da extrema-direita provoca dezenas de feridos em Madrid

Novembro 8, 2023

Pela segunda noite consecutiva, a concentração convocada pelo Vox e outros grupos em frente à sede do PSOE para protestar contra a amnistia aos envolvidos no referendo catalão acabou com violentos confrontos com a polícia.

Sessão do parlamento catalão esta sexta-feira.

Parlamento catalão condiciona apoio a Sánchez à discussão sobre novo referendo

Setembro 29, 2023

Com os votos da Esquerda Republicana e Junts e a abstenção da CUP, o parlamento da Catalunha aumenta a pressão nas negociações para a investidura do próximo governo espanhol.

Dia Nacional da Catalunha de 2023. Foto da Assemblea Nacional Catalana.

Apontamentos para o debate sobre a Amnistia e a Autodeterminação da Catalunha

Setembro 23, 2023

Agora, a batalha imediata é por uma lei de amnistia para o conjunto das pessoas que sofreram represálias por causa do procés e do seu exercício de direitos fundamentais. Esta é uma batalha que se pode ganhar porque há uma maioria parlamentar possível para a aprovar. Por Jaime Pastor.

Manifestação da Diada 2023 em Barcelona

Independentistas catalães querem "aproveitar a oportunidade"

Setembro 11, 2023

Durante as celebrações do Dia da Catalunha e com as negociações do próximo governo espanhol como pano de fundo, a Òmnium Cultural avançou com um número: 1.432 pessoas devem ser abrangidas pela lei da amnistia.

Carles Puigdemont

Puigdemont pede a Sánchez "acordo histórico" para a Catalunha

Setembro 5, 2023

Uma lei de amnistia e o "fim da repressão" aos independentistas são as pré-condições anunciadas em Bruxelas pelo ex-líder do governo catalão para viabilizar o governo PSOE-Sumar.

Pere Aragonés

Eleição devolveu a Catalunha ao centro da política espanhola

Julho 26, 2023

No novo parlamento espanhol, os partidos catalães pró-independência perderam representação mas ganharam importância decisiva para possibilitar a investidura do próximo Governo.

Foto IAC-CATAC/Twitter.

O governo catalão subcontratou realização de provas públicas: o resultado foi o caos

Abril 30, 2023

Salas apinhadas de gente ao calor, atrasos de horas, suspensão de uma das provas, violação do anonimato, as primeiras provas de concurso público organizadas por uma empresa privada foram marcadas por “incompetência” e “fraude” dizem os sindicatos. A Generalitat abriu um inquérito.

Polícia detém eurodeputada catalã ao regressar ao país

Março 28, 2023

Clara Ponsatí foi uma das governantes catalãs que seguiu para o exílio após o referendo. Reforma penal beneficiou-a e pode ser condenada por desobediência, sem risco de prisão.

Novo caso de infiltração policial nos movimentos sociais em Barcelona

Fevereiro 2, 2023

Uma reportagem revelou um novo caso de um agente policial infiltrado durante mais de dois anos e que manteve relações amorosas com ativistas. Partidos pedem presença do ministro do Interior no Parlamento espanhol.

Catalunha: Cisão no governo agrava crise no campo independentista

Outubro 8, 2022

Os militantes do Junts decidiram abandonar o executivo liderado pela Esquerda Republicana. Aragonés conta agora com socialistas e "comuns" para viabilizar as suas políticas.

Manifestação na Diada, o dia nacional da Catalunha, de 2022. Foto de ALEJANDRO GARCIA/EPA/Lusa.

Cinco anos da rebelião catalã

Outubro 1, 2022

A 1 de outubro de 2017 a maioria da população catalã pôs em xeque o regime. Durante semanas, as ruas foram do povo mobilizado e o poder ficou assustado, desorientado e com pouca capacidade de resposta. Cinco anos depois, ficou claro que a mobilização é a base para gerar uma alternativa. Por Miguel Salas.

Milhares voltaram a reclamar independência para a Catalunha

Setembro 11, 2022

A manifestação do Dia Nacional Da Catalunha encheu as ruas de Barcelona, por entre palavras de ordem a favor da independência e de críticas à estratégia do governo catalão.

ONU dá razão a ex-governantes catalães condenados em Espanha

Setembro 1, 2022

Quatro ex-governantes catalães queixaram-se de violação dos seus direitos políticos ao serem suspensos de funções de deputados antes de qualquer condenação.

Votação do pacote anti-crise espanhol ensombrada pelo "Catalangate"

Abril 28, 2022

Deputados independentistas catalães votaram contra em protesto por terem sido alvos de espionagem. Aprovação da proposta do Governo foi salva pelos independentistas bascos, cujos dirigentes também foram alvo das escutas ilegais.

 

Governo catalão limita relações com Madrid após o "Catalangate"

Abril 26, 2022

O governo da Catalunha promete levar o escândalo da espionagem ilegal aos independentistas aos tribunais europeus e suspendeu a mesa de diálogo com o governo espanhol.

Dezenas de políticos e ativistas catalães foram alvo de espionagem ilegal

Abril 18, 2022

Uma investigação do Citizen Lab canadiano apurou que pelo menos 63 membros da sociedade civil catalã viram os seus telemóveis infetados com o software Pegasus entre 2017 e 2020. Entre eles estão todos os presidentes dos governos catalães desde 2010.

Ex-comissário responsabiliza serviços secretos nos atentados das Ramblas

Janeiro 12, 2022

No julgamento em que responde por espionagem ilegal, José Manuel Villarejo implicou o líder dos serviços secretos espanhóis, afirmando que Sanz Roldán queria “dar um pequeno susto à Catalunha” em vésperas do referendo à independência.

Puigdemont aguarda decisão sobre extradição em Itália

Setembro 24, 2021

O ex-governante catalão foi detido à chegada à ilha da Sardenha, onde participaria numa iniciativa política. A sua defesa alega que o mandado emitido pela justiça espanhola está suspenso pelos tribunais europeus. Tribunal mandou-o em liberdade, mas não pode sair da ilha.