Está aqui

Catalunha

Presos do "procés" numa iniciativa a favor da amnistia, realizada durante o regime aberto.

Reflexões sobre o indulto aos presos e presas do ‘Procés’

Maio 31, 2021

O Governo espanhol estuda a possibilidade de conceder um indulto aos condenados pela organização do referendo de 2017 à independência da Catalunha. Neste artigo, o advogado Daniel Amelang explica o que está em causa.

Pere Aragonès e Jordi Sànchez

Parceiros desavindos voltam a formar Governo na Catalunha

Maio 18, 2021

Uma semana após romperem negociações, Esquerda Republicana e Junts selaram o acordo que evitará novas eleições e afasta o protagonismo do Conselho da República presidido por Puigdemont.

Pere Aragonès

Catalunha: Novo governo deve excluir partido de Puigdemont

Maio 11, 2021

Faltam quinze dias para se esgotar o prazo legal de formação de um executivo. Rompidas as negociações com o Juntos pela Catalunha, a Esquerda Republicana procura agora um acordo com os Comuns.

Acordo contra pobreza energética anula dívida de mais de 35 mil famílias catalãs

Março 29, 2021

A Endesa vai assumir três quartos do valor total da dívida com eletricidade das famílias vulneráveis desde 2015, ano em que foi aprovada a lei da pobreza energética na Catalunha. No futuro, a dívida será repartida ao meio entre as administrações públicas e a empresa que tem lucrado à volta de 1.500 milhões de euros ao ano.

Presos do "procés"

Catalunha: Juiz acaba com regime aberto dos presos do “procés”

Março 10, 2021

Os ex-governantes e ativistas sociais catalães presos pela organização do referendo de 2017 viram esta terça-feira um juiz mandá-los de volta à penitenciária.

Carles Puigdemont, Clara Ponsati e Toni Comín.

Parlamento Europeu levanta a imunidade de Puigdemont

Março 9, 2021

O Parlamento Europeu aprovou esta segunda-feira o levantamento da imunidade parlamentar do antigo presidente da Catalunha, Carles Puigdemont e de outros dois eurodeputados catalães independentes, Toni Comin e Clara Ponsati.

Segunda noite de protestos em Barcelona

Regressam as barricadas e balas de borracha nos protestos contra a prisão de Hasél

Fevereiro 18, 2021

Pela segunda noite consecutiva, grupos de manifestantes pela libertação do rapper catalão confrontaram-se com a polícia nas ruas de Barcelona. Uma jovem perdeu um olho ao ser atingida com uma bala de borracha.

 

Pablo Hasél na universidade de Lleida

Rapper catalão refugia-se em universidade

Fevereiro 15, 2021

Terminado o prazo para se apresentar na prisão, Pablo Hasél desafia o Estado a vir prendê-lo. Horas depois das eleições, a Procuradoria espanhola anunciou que vai recorrer da libertação dos presos do “procés”.

Trabalhadores preparam urnas de voto para distribuição nos centros eleitorais.

Catalunha: Veto aos socialistas marca reta final da campanha

Fevereiro 12, 2021

Os catalães vão a votos no domingo para escolher o próximo parlamento. Partidos independentistas comprometeram-se a não negociar acordos de governo com o PS catalão.

Parlamento catalão

Catalunha: sondagens indicam subida do PS e queda do Ciudadanos

Fevereiro 5, 2021

A candidatura do ministro da Saúde espanhol deu aos socialistas um novo fôlego nas sondagens para as eleições de 14 de fevereiro. Indecisos somam um terço dos eleitores, baralhando as contas à provável manutenção da maioria parlamentar pró-independência.

Pablo Hasél.

Rapper catalão vai entrar na cadeia por “injúrias à monarquia”

Fevereiro 2, 2021

Estão convocadas dezenas de mobilizações de solidariedade com Pablo Hasél, o rapper a quem a justiça espanhola deu dez dias para se apresentar na cadeia.

banca de assinaturas pela amnistia dos presos políticos catalães

Catalunha: Dilma, Gerry Adams e Lobo Antunes apelam à amnistia

Janeiro 4, 2021

Em defesa de um processo de diálogo na Catalunha, 50 figuras da política e da cultura internacional apelam ao governo espanhol que ponha fim à repressão política com a amnistia dos presos do “procés” catalão.

"Liberdade para os Jordis"

Catalunha: Amnistia volta a exigir libertação dos Jordis

Novembro 3, 2020

No terceiro aniversário da prisão de Jordi Sànchez e Jordi Cuixart, a Amnistia Internacional reafirma que a sua condenação foi “injusta e contrária aos direitos humanos”.

Diada em Barcelona

Sem multidões nas ruas, a Diada catalã lembrou vítimas da repressão

Setembro 11, 2020

Com ações simbólicas e também alguns cortes de estradas e linhas ferroviárias, as comemorações do dia nacional da Catalunha foram muito diferentes dos anos anteriores, numa altura em que se aproxima uma nova crise política.

Presidente do parlamento catalão foi alvo de espionagem no Whatsapp

Julho 14, 2020

Roger Torrent é apontado como um dos alvos de um programa vendido por uma empresa de cibersegurança israelita a vários governos. O Pegasus explorou uma falha de segurança no Whatsapp para ter acesso às comunicações e ao som ambiente captado pelo aparelho.

Pedro Sánchez e Quim Torra.

Diálogo com a Catalunha “vai ser longo”, avisa primeiro-ministro espanhol

Fevereiro 6, 2020

Os presidentes dos governos espanhol e catalão reuniram-se esta quinta-feira para dar início ao processo de diálogo sobre o conflito político que tem abalado o país.

Catalunha prepara-se para eleições em maio

Janeiro 29, 2020

O presidente do governo catalão assumiu a rotura com os parceiros de governo da Esquerda Republicana. Quim Torra promete convocar eleições após a aprovação do orçamento.

Independentistas catalães dividem-se sobre retirada do mandato a Quim Torra

Janeiro 27, 2020

Os dois partidos que formam o governo da Catalunha não se entendem sobre a retirada do mandato de deputado ao presidente do governo. Sessão parlamentar foi atribulada e teve de ser suspensa.

Parlamento catalão recusa destituição de Torra, diálogo com Madrid vai avançar

Janeiro 14, 2020

A Mesa do Parlamento da Catalunha acolheu o parecer dos seus juristas que entendem que a Junta Eleitoral não pode retirar mandatos a meio da legislatura. Em Madrid, Pedro Sánchez diz que quer encontrar-se “o quanto antes” com Torra.

Governo catalão foi a Estrasburgo saudar a estreia de Puigdemont e Comin

Janeiro 13, 2020

Os dois eurodeputados participam no primeiro plenário do Parlamento Europeu, após a justiça europeia lhes ter dado razão contra o bloqueio espanhol. E lembraram a ausência de Oriol Junqueras, preso em Espanha e impedido de tomar passe.

Parlamento Europeu recua e diz que Junqueras já não é eurodeputado

Janeiro 11, 2020

Depois de ter reconhecido esta semana que o líder da Esquerda Republicana da Catalunha, atualmente preso, tinha de ser proclamado eurodeputado no próximo plenário, o presidente do Parlamento Europeu diz agora que o seu mandato expirou a 3 de janeiro.

Oriol Junqueras num comício em 2014.

Parlamento Europeu ignora veto espanhol e reconhece mandato de preso político catalão

Janeiro 7, 2020

No plenário do próximo dia 13 de janeiro, o Parlamento Europeu irá proclamar como eurodeputados Puigdemont e Comín, exilados na Bélgica, mas também Oriol Junqueras, o líder da Esquerda Republicana Catalã a cumprir pena de prisão no processo contra o independentismo.

Quim Torra.

Junta Eleitoral espanhola quer destituir presidente catalão

Janeiro 3, 2020

Por maioria tangencial, a Junta Eleitoral Central espanhola deu razão aos recursos do PP, Vox e Ciudadanos para retirar o mandato de deputado a Quim Torra na sequência da sua condenação por desobediência.

Mesa de diálogo com Catalunha foi moeda de troca para viabilizar governo espanhol

Janeiro 2, 2020

O acordo entre a Esquerda Republicana e o PSOE foi aprovado por larga maioria na direção do partido catalão e garante a viabilização do executivo de Pedro Sánchez e Pablo Iglesias na próxima terça-feira.

Toni Comin e Carles Puigdemont

Justiça belga suspende ordem de extradição de Puigdemont e Comín

Janeiro 2, 2020

O antigo chefe do governo catalão anunciou que a justiça belga suspendeu o pedido espanhol de extradição por considerar que ambos têm imunidade enquanto eurodeputados.