Está aqui

Catalunha

Julgamento dos independentistas é “atentado ao direito de protesto”

Fevereiro 12, 2019

Começou o julgamento de doze dirigentes políticos do processo que levou ao referendo na Catalunha. Advogados dos acusados apontaram baterias às “violações dos direitos da defesa”. Em Lisboa, está convocada uma concentração de solidariedade para as 19 horas.

Partidos catalães pressionam Madrid a negociar para evitar chumbo do Orçamento

Fevereiro 4, 2019

A ERC e o PDeCAT vão apresentar emendas ao conjunto do Orçamento do Estado espanhol, pondo assim em risco a sua aprovação e a continuidade do governo, caso este recuse negociar o direito à autodeterminação.

Catalunha: 80% das testemunhas de acusação dos independentistas são polícias

Fevereiro 2, 2019

O julgamento dos independentistas catalães começa dia 12. A esmagadora maioria das testemunhas chamadas pela acusação feita aos líderes independentistas catalães pertence à policía. O Supremo Tribunal recusou o reconhecimento do estatuto de observador internacional à Amnistia Internacional.

Presidente catalão junta-se a jejum solidário com presos em greve de fome

Dezembro 9, 2018

Quim Torra participa durante 48 horas no jejum em solidariedade com quatro dos dirigentes independentistas presos, que iniciaram uma greve de fome em protesto contra o bloqueio ao acesso à justiça europeia.

Polícia catalã carrega contra manifestantes antifascistas

Dezembro 7, 2018

Em Girona e Terrassa na Catalunha, os Mossos d'Esquadra reprimiram violentamente manifestações, ferindo a deputada Maria Sirvent do partido CUP. Os manifestantes protestavam contra ato do partido de extrema-direita Vox em comemoração dos 40 anos da Constituição espanhola.

Catalunha: Independentistas Jordi Sànchez e Jordi Turull iniciam greve de fome

Dezembro 1, 2018

Sànchez e Turull  começaram uma greve de fome na prisão de Lledoners para denunciar a inação do Tribunal Constitucional face aos seus recursos. A deputada bloquista Isabel Pires visitou esta sexta-feira outro dos dirigentes independentistas detidos, Jordi Cuixart.

Perseguição a independentistas põe Orçamento espanhol em risco

Novembro 4, 2018

Partidos pró-independência da Catalunha recusam-se a votar o Orçamento negociado pelo PSOE e o Podemos, após serem conhecidas as pesadas acusações aos seus dirigentes que promoveram o referendo.

Catalunha: Acusação pede 25 anos de prisão para líder da ERC

Novembro 2, 2018

Apesar dos representantes do governo terem deixado cair o crime de rebelião, a Procuradoria quer mantê-lo e com pena máxima para Oriol Junqueras.

Catalunha: processo contra independentistas avança para julgamento

Outubro 25, 2018

O Tribunal Supremo de Espanha anunciou que dará início ao julgamento aos dirigentes políticos que organizaram o referendo de 1 de outubro. Líder do governo catalão diz que o julgamento é uma "infâmia" contra os mais de 2.3 milhões de catalães que foram votar.

Carlos Puigdemont - Foto de Quique Garcia/Epa/Lusa (arquivo)

Alemanha vai extraditar Puigdemont

Julho 12, 2018

O Tribunal de Schleswig-Holstein decide extraditar o ex-presidente catalão por alegado uso indevido de fundos públicos, mas não por rebelião, como pretendia o Supremo de Espanha.

Presidente catalão propõe referendo sobre independência a Pedro Sánchez

Junho 28, 2018

Líderes dos governos catalão e espanhol reúnem pela primeira vez a 9 de julho. Quim Torra vai apresentar proposta de realização de um referendo acordado com o Estado espanhol como “saída para a crise catalã”.

Eurodeputados pedem ao novo governo que os deixe visitar políticos catalães na prisão

Junho 8, 2018

Depois de terem visto negado o acesso em dezembro às cadeias onde estão dirigentes políticos e sociais da Catalunha, um grupo de eurodeputados reiterou o pedido e espera resposta diferente por parte do novo governo do PSOE.

“A república será a casa de todos”, promete líder do novo governo catalão

Junho 2, 2018

A tomada de posse do novo governo da Catalunha homenageou os presos políticos e reafirmou o compromisso de avançar para um Estado independente. Em Madrid, Pedro Sánchez tornou-se o primeiro líder do governo a não usar a Bíblia na cerimónia de posse ante o rei espanhol.

Catalunha: Confusão permanente ou reorientação estratégica?

Maio 21, 2018

O legitimismo de Puigdemont, transmutado à última hora na designação de Torra, mostrou-se tão potente simbolicamente como vazio estrategicamente. Artigo de Josep Maria Antentas.

Rajoy quer vetar nomeações para o governo catalão e manter artigo 155

Maio 20, 2018

O governo de Madrid decidiu não autorizar a publicação das nomeações para o governo, que incluem dois ex-governantes presos e outros dois no exílio. PSOE e Ciudadanos apoiam a iniciativa e o prolongamento da suspensão da autonomia.

Catalunha já tem presidente do governo

Maio 14, 2018

À quarta tentativa e após 199 dias sob a aplicação do artigo 155, o parlamento catalão pôde escolher um presidente do governo sem receio de veto de Madrid. Foram precisas duas votações para investir Quim Torra por margem tangencial.

Sessão pela Liberdade para os Presos Políticos Catalães

Maio 12, 2018

Ouvir aqui as intervenções da Sessão Pública pela Liberdade para os Presos Políticos Catalães, que decorreu em Lisboa a 6 de abril.

Chomsky e uma centena de académicos exigem libertação de presos políticos catalães

Abril 22, 2018

Sublinhando que “estamos a viver os dias mais escuros da democracia espanhola desde 1978”, os académicos de 19 países exigem que a União Europeia intervenha de imediato “para deter esta repressão, que representa uma mancha indelével e permanente na democracia europeia”.

Manifestação em Barcelona - Foto Assembleia Nacional Catalã/Twitter

Eurodeputados apelam à libertação dos presos políticos catalães

Abril 13, 2018

44 eurodeputados, entre os quais Marisa Matias e Ana Gomes, subscrevem um “Manifesto pelo Diálogo na Catalunha”, que apela ainda a que a Alemanha e outros países europeus não extraditem os políticos catalães.

O que são e o que querem os Comités de Defesa da República?

Abril 12, 2018

A operação policial desta semana contra os Comités de Defesa da República, por causa dos cortes de estradas na Catalunha, inclui acusações de rebelião e terrorismo. Mas o que são, como nasceram e como se organizam os CDR? Artigo de Laura Aznar.

Os participantes defenderam o direito à autodeterminação do povo catalão.

Catalunha: “um processo político que está a ser tratado como um caso de polícia”

Abril 7, 2018

Esta sexta-feira à noite, 6 de abril, realizou-se na Assembleia da República uma sessão pública com a presença de vários parlamentares catalães e portugueses, que defenderam o direito à autodeterminação do povo catalão.

Sessão pública em Lisboa pela liberdade para os presos políticos catalães

Abril 4, 2018

Esta sexta-feira, 6 de abril às 21h, no auditório do edifício novo da Assembleia da República, realiza-se uma sessão pública com a presença de vários parlamentares catalães e portugueses.

Foto de Henrique Borges

Manifesto “Liberdade para os presos políticos catalães!”

Abril 1, 2018

Foi divulgado neste domingo um manifesto, que publicamos na íntegra, em defesa da Liberdade para os presos políticos catalães, da autoria de Manuel Loff, Fernando Rosas e André Freire e subscrito por 80 personalidades portuguesas de várias sensibilidades políticas.

Julian Assange

Solidariedade com a Catalunha deixa Assange sem comunicações

Março 29, 2018

O governo do Equador mandou cortar a internet e telefones ao fundador da Wikileaks, após Assange ter recusado apagar um tweet a denunciar a perseguição a Puigdemont.

Parlamento chumba voto de solidariedade com presos políticos na Catalunha

Parlamento chumba voto de solidariedade com presos políticos na Catalunha

Março 29, 2018

O voto apresentado pelo Bloco de Esquerda foi chumbado com votos contra das bancadas da direita e do PS. Onze deputados do PS votaram a favor e outros doze abstiveram-se.