Está aqui

Catalunha

Ada Colau na tomada de posse, 15 de junho de 2019 - Foto retirada do seu twitter

Ada Colau reeleita em Barcelona

Junho 17, 2019

A alcaidessa de Barcelona vai cumprir um segundo mandato à frente da cidade, beneficiando das divisões em torno da questão independentista. O apoio de setores liberais e anti-independência gerou desconforto, que não escondeu na tomada de posse.

Justiça espanhola não deixa eurodeputado catalão tomar posse

Junho 14, 2019

O líder da Esquerda Republicana Catalã está no banco dos réus do julgamento do “procés” e foi eleito para o Parlamento Europeu. Supremo Tribunal diz que a sua tomada de posse poria “em perigo irreversível os fins do processo”.

Investidura de Ada Colau em Barcelona vai a referendo online

Junho 13, 2019

Aderentes do Barcelona en Comú decidem até sexta-feira se querem um acordo com os socialistas, mantendo Colau à frente do município com a abstenção de Manuel Valls, ou com a Esquerda Republicana, dando o lugar de alcalde ao vencedor das eleições municipais, Ernest Maragall.

 

“Voltaremos a fazê-lo”: chegou ao fim o "julgamento-farsa" aos políticos catalães

Junho 12, 2019

No dia das últimas alegações dos acusados do "procés", milhares de pessoas manifestaram-se em Barcelona.  Exigem a anulação do "julgamento-farsa", como lhe chama o chefe do governo catalão.

Ada Colau

Ada Colau procura maioria para se manter “alcaldesa” de Barcelona

Junho 7, 2019

Após o fracasso das negociações para governar com a ERC e os socialistas, a direção do Barcelona en Comú propõe que a candidata derrotada nas eleições se apresente para a investidura, só possível com os votos de Manuel Valls.

Puigdemont impedido de entrar no Parlamento Europeu

Maio 30, 2019

Os recém-eleitos eurodeputados catalães Carles Puigdemont e Toni Comín foram impedidos de se juntarem aos restantes eurodeputados que já começaram a preparar o seu trabalho em Bruxelas.

Manifestação na Catalunha

ONU pede a Espanha que liberte presos políticos catalães

Maio 29, 2019

Um relatório do Grupo de Trabalho sobre a Detenção Arbitária da ONU quer que o governo espanhol liberte imediatamente os presos do "procés" catalão.

microfone TV3

Catalunha: Ciudadanos quer afastar presos e exilados do debate televisivo

Maio 11, 2019

Os partidos independentistas indicaram a participação por teleconferência de Oriol Junqueras, a partir da prisão, e de Toni Comin, a partir da Bélgica, no debate de terça-feira na TV3 para as europeias.

Manifestação pela libertação dos presos políticos catalães

Procuradoria quer impedir tomada de posse dos presos políticos catalães

Maio 9, 2019

Quatro deputados e um senador eleitos nas legislativas espanholas estão no banco dos réus no julgamento do “procés” catalão. A Procuradoria espanhola quer impedi-los de assumirem os seus mandatos.

Toni Comin e Clara Ponsati com Puigdemont e outros candidatos.

Decisão do Supremo mantém Puigdemont nas listas para as europeias

Maio 6, 2019

O Tribunal Supremo espanhol diz não ver razões de inelegibilidade do ex-líder do governo catalão e remeteu decisão final para um tribunal de Madrid, que a confirmou. Decisão polémica da Junta Eleitoral excluía das listas Puigdemont e outros dois ex-governantes no exílio.

Carles Puigdemont, Toni Comín e Clara Ponsati

Junta Eleitoral espanhola exclui ex-governantes catalães no exílio das listas às europeias

Abril 29, 2019

Carles Puigdemont e outros dois ex-membros do governo catalão, exilados desde 2017, foram excluídos das listas do seu partido às eleições de 26 de maio. A decisão foi contestada pelo próprio presidente do organismo que fiscaliza o processo eleitoral.

Jordi Sànchez falou por videoconferência no cenário montado pela direção da prisão de Soto del Real.

Preso político catalão teve de discursar ao lado da bandeira espanhola e foto do rei

Abril 18, 2019

Ao fim de 419 dias de silêncio imposto pelas autoridades judiciais, o cabeça de lista do partido que governa a Catalunha foi autorizado a falar publicamente. Numa mensagem em tom conciliatório, Jordi Sànchez afirmou ter certeza de que o PSOE aceitará o referendo “mais cedo ou mais tarde”.

Parlamento catalão apela à marcação de eleições

Abril 4, 2019

Por 62 votos contra 61, foi aprovada a proposta dos socialistas que pede ao governo que se submeta a uma moção de confiança ou que marque eleições antecipadas. Quim Torra atribui o resultado ao “voto de qualidade” do juiz Llarena, que mantém suspensos quatro deputados da maioria.

Junta Eleitoral proíbe falar em “presos políticos” ou “exílio” nos media catalães

Março 30, 2019

A decisão surge na sequência de uma queixa apresentada pelo partido Ciudadanos contra as estações públicas de tv e rádio. Para o diretor da TV-3, a proibição prova que “apenas é tolerada uma forma de informar”.

Líder do governo catalão reuniu com deputados portugueses

Março 29, 2019

O encontro teve lugar na quinta-feira na Assembleia da República. Quim Torra agradeceu a resolução aprovada no ano passado no parlamento a pedir uma solução política para a questão nacional em Espanha.

Catalunha: Responsável pela investigação era “troll” no Twitter

Março 28, 2019

O tenente-coronel da Guardia Civil que dirigiu a investigação contra os independentistas tinha um perfil anónimo no Twitter onde atacava os alvos da investigação, mas também jornalistas e polícia catalã.

“Guerra dos laços” marca pré-campanha eleitoral espanhola

Março 22, 2019

Depois das ordens judiciais para retirar o laço amarelo a pedir a libertação dos presos políticos, a varanda da sede de governo catalão ostenta agora uma faixa a favor da liberdade de expressão.

Milhares exigem em Madrid libertação de presos políticos catalães

Março 17, 2019

“A autodeterminação não é delito. Democracia é decidir” foi o lema da manifestação que, segundo a organização, reuniu cerca de 120 mil pessoas. "Este julgamento é uma farsa", "liberdade para os presos políticos", “independência”, figuraram entre as palavras de ordem mais ouvidas.

Julgamento dos independentistas é “atentado ao direito de protesto”

Fevereiro 12, 2019

Começou o julgamento de doze dirigentes políticos do processo que levou ao referendo na Catalunha. Advogados dos acusados apontaram baterias às “violações dos direitos da defesa”. Em Lisboa, está convocada uma concentração de solidariedade para as 19 horas.

Partidos catalães pressionam Madrid a negociar para evitar chumbo do Orçamento

Fevereiro 4, 2019

A ERC e o PDeCAT vão apresentar emendas ao conjunto do Orçamento do Estado espanhol, pondo assim em risco a sua aprovação e a continuidade do governo, caso este recuse negociar o direito à autodeterminação.

Catalunha: 80% das testemunhas de acusação dos independentistas são polícias

Fevereiro 2, 2019

O julgamento dos independentistas catalães começa dia 12. A esmagadora maioria das testemunhas chamadas pela acusação feita aos líderes independentistas catalães pertence à policía. O Supremo Tribunal recusou o reconhecimento do estatuto de observador internacional à Amnistia Internacional.

Presidente catalão junta-se a jejum solidário com presos em greve de fome

Dezembro 9, 2018

Quim Torra participa durante 48 horas no jejum em solidariedade com quatro dos dirigentes independentistas presos, que iniciaram uma greve de fome em protesto contra o bloqueio ao acesso à justiça europeia.

Polícia catalã carrega contra manifestantes antifascistas

Dezembro 7, 2018

Em Girona e Terrassa na Catalunha, os Mossos d'Esquadra reprimiram violentamente manifestações, ferindo a deputada Maria Sirvent do partido CUP. Os manifestantes protestavam contra ato do partido de extrema-direita Vox em comemoração dos 40 anos da Constituição espanhola.

Catalunha: Independentistas Jordi Sànchez e Jordi Turull iniciam greve de fome

Dezembro 1, 2018

Sànchez e Turull  começaram uma greve de fome na prisão de Lledoners para denunciar a inação do Tribunal Constitucional face aos seus recursos. A deputada bloquista Isabel Pires visitou esta sexta-feira outro dos dirigentes independentistas detidos, Jordi Cuixart.

Perseguição a independentistas põe Orçamento espanhol em risco

Novembro 4, 2018

Partidos pró-independência da Catalunha recusam-se a votar o Orçamento negociado pelo PSOE e o Podemos, após serem conhecidas as pesadas acusações aos seus dirigentes que promoveram o referendo.