Está aqui

Catalunha

Carlos Puigdemont - Foto de Quique Garcia/Epa/Lusa (arquivo)

Alemanha vai extraditar Puigdemont

Julho 12, 2018

O Tribunal de Schleswig-Holstein decide extraditar o ex-presidente catalão por alegado uso indevido de fundos públicos, mas não por rebelião, como pretendia o Supremo de Espanha.

Presidente catalão propõe referendo sobre independência a Pedro Sánchez

Junho 28, 2018

Líderes dos governos catalão e espanhol reúnem pela primeira vez a 9 de julho. Quim Torra vai apresentar proposta de realização de um referendo acordado com o Estado espanhol como “saída para a crise catalã”.

Eurodeputados pedem ao novo governo que os deixe visitar políticos catalães na prisão

Junho 8, 2018

Depois de terem visto negado o acesso em dezembro às cadeias onde estão dirigentes políticos e sociais da Catalunha, um grupo de eurodeputados reiterou o pedido e espera resposta diferente por parte do novo governo do PSOE.

“A república será a casa de todos”, promete líder do novo governo catalão

Junho 2, 2018

A tomada de posse do novo governo da Catalunha homenageou os presos políticos e reafirmou o compromisso de avançar para um Estado independente. Em Madrid, Pedro Sánchez tornou-se o primeiro líder do governo a não usar a Bíblia na cerimónia de posse ante o rei espanhol.

Catalunha: Confusão permanente ou reorientação estratégica?

Maio 21, 2018

O legitimismo de Puigdemont, transmutado à última hora na designação de Torra, mostrou-se tão potente simbolicamente como vazio estrategicamente. Artigo de Josep Maria Antentas.

Rajoy quer vetar nomeações para o governo catalão e manter artigo 155

Maio 20, 2018

O governo de Madrid decidiu não autorizar a publicação das nomeações para o governo, que incluem dois ex-governantes presos e outros dois no exílio. PSOE e Ciudadanos apoiam a iniciativa e o prolongamento da suspensão da autonomia.

Catalunha já tem presidente do governo

Maio 14, 2018

À quarta tentativa e após 199 dias sob a aplicação do artigo 155, o parlamento catalão pôde escolher um presidente do governo sem receio de veto de Madrid. Foram precisas duas votações para investir Quim Torra por margem tangencial.

Sessão pela Liberdade para os Presos Políticos Catalães

Maio 12, 2018

Ouvir aqui as intervenções da Sessão Pública pela Liberdade para os Presos Políticos Catalães, que decorreu em Lisboa a 6 de abril.

Chomsky e uma centena de académicos exigem libertação de presos políticos catalães

Abril 22, 2018

Sublinhando que “estamos a viver os dias mais escuros da democracia espanhola desde 1978”, os académicos de 19 países exigem que a União Europeia intervenha de imediato “para deter esta repressão, que representa uma mancha indelével e permanente na democracia europeia”.

Manifestação em Barcelona - Foto Assembleia Nacional Catalã/Twitter

Eurodeputados apelam à libertação dos presos políticos catalães

Abril 13, 2018

44 eurodeputados, entre os quais Marisa Matias e Ana Gomes, subscrevem um “Manifesto pelo Diálogo na Catalunha”, que apela ainda a que a Alemanha e outros países europeus não extraditem os políticos catalães.

O que são e o que querem os Comités de Defesa da República?

Abril 12, 2018

A operação policial desta semana contra os Comités de Defesa da República, por causa dos cortes de estradas na Catalunha, inclui acusações de rebelião e terrorismo. Mas o que são, como nasceram e como se organizam os CDR? Artigo de Laura Aznar.

Os participantes defenderam o direito à autodeterminação do povo catalão.

Catalunha: “um processo político que está a ser tratado como um caso de polícia”

Abril 7, 2018

Esta sexta-feira à noite, 6 de abril, realizou-se na Assembleia da República uma sessão pública com a presença de vários parlamentares catalães e portugueses, que defenderam o direito à autodeterminação do povo catalão.

Sessão pública em Lisboa pela liberdade para os presos políticos catalães

Abril 4, 2018

Esta sexta-feira, 6 de abril às 21h, no auditório do edifício novo da Assembleia da República, realiza-se uma sessão pública com a presença de vários parlamentares catalães e portugueses.

Foto de Henrique Borges

Manifesto “Liberdade para os presos políticos catalães!”

Abril 1, 2018

Foi divulgado neste domingo um manifesto, que publicamos na íntegra, em defesa da Liberdade para os presos políticos catalães, da autoria de Manuel Loff, Fernando Rosas e André Freire e subscrito por 80 personalidades portuguesas de várias sensibilidades políticas.

Julian Assange

Solidariedade com a Catalunha deixa Assange sem comunicações

Março 29, 2018

O governo do Equador mandou cortar a internet e telefones ao fundador da Wikileaks, após Assange ter recusado apagar um tweet a denunciar a perseguição a Puigdemont.

Parlamento chumba voto de solidariedade com presos políticos na Catalunha

Parlamento chumba voto de solidariedade com presos políticos na Catalunha

Março 29, 2018

O voto apresentado pelo Bloco de Esquerda foi chumbado com votos contra das bancadas da direita e do PS. Onze deputados do PS votaram a favor e outros doze abstiveram-se.

Este domingo, a polícia catalã recorreu à força para tentar quebrar o cerco à delegação do governo espanhol no centro de Barcelona. Imagem Danci Lagarder/Youtube

Catalunha: 52 feridos em confrontos com polícia

Março 26, 2018

Centenas de manifestantes tentaram romper um cordão policial em torno de edifício da delegação do governo espanhol. O número de feridos ligeiros nos confrontos entre polícia e manifestantes pró-independência da Catalunha subiu para os 52.

Detenção de Puigdemont leva milhares às ruas em protesto

Março 25, 2018

Poucas horas após a detenção do ex-líder do governo catalão na Alemanha, foram convocadas manifestações em centenas de localidades. Em Barcelona ouviram-se apelos à greve geral.

Protesto em Lisboa contra “suspensão da democracia” na Catalunha

Março 25, 2018

Está marcada para esta segunda-feira, 26 de março às 19h, uma concentração junto ao consulado espanhol em Lisboa.

Manifestação em Barcelona

Líderes políticos catalães presos e acusados de rebelião

Março 23, 2018

O Supremo Tribunal espanhol decretou prisão preventiva para os cinco acusados de rebelião que não estavam ainda presos ou fora do país. Também acusada, a secretária-geral da ERC, Marta Rovira, partiu para a Suíça. Milhares protestam nas ruas.

Jordi Turull

Catalunha: novo candidato a liderar governo também arrisca prisão

Março 21, 2018

Após a renúncia de Jordi Sànchez, a maioria independentista aponta o nome de Jordi Turull, um dos ex-governantes que está em liberdade sob fiança. Tribunal Supremo volta a ameaçar prender políticos pelo crime de “rebelião”.

Milhares reclamam passo para “implementar a República Catalã”

Março 11, 2018

A manifestação deste domingo pediu a libertação dos presos políticos e surge dias depois do Tribunal Supremo ter negado autorização a Jordi Sànchez para sair da prisão e ser investido líder do governo.

Investidura do governo catalão novamente em risco

Março 7, 2018

O parlamento catalão agendou para segunda-feira a investidura de Jordi Sànchez na liderança do governo. Mas não é certo que o candidato possa sair da prisão nem que reúna os apoios necessários, após a recusa da CUP em aprovar o seu programa.

Parlamento da Catalunha

Parlamento catalão ratifica legitimidade de Puigdemont

Março 1, 2018

A sessão do parlamento da Catalunha discutiu o bloqueio ao processo de investidura. Após a sessão, Carles Puigdemont renunciou à sua candidatura e indicou Jordi Sànchez como o candidato do seu partido. Notícia atualizada às 19h00.

Catalunha: Ex-deputada refugia-se na Suíça

Fevereiro 21, 2018

A ex-deputada da CUP Anna Gabriel está em Genebra e não compareceu esta quarta-feira no Tribunal Supremo espanhol para responder pelo crime de rebelião.