Está aqui

Pesquisar

Artigo | 24 de Maio 2020

Entrevista especial com Preto Zezé, articulador da Central Única das Favelas (Cufa), que destaca que é preciso agir já, agora e para quem tem fome. A crise gerada pela pandemia é real e o atendimento não pode se arrastar na habitual morosidade estatal.

Artigo | 24 de Maio 2020

Durante a visita do Bloco a Havana, estive frente a frente com as principais vítimas do bloqueio imoral e ilegal dos EUA. Encontrei-as nas filas dos supermercados, nas camas dos hospitais, onde médicos fazem magia para assegurar cuidados de saúde gratuitos e de primeira linha, nas escolas, onde professores lutam para garantir todos os recursos. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 24 de Maio 2020

As tensões com os EUA levam Xi a dizer que o mercado deve desempenhar um “papel decisivo” economia e que a China aposta no multilateralismo e um seu ministro a dizer que se está “à beira de uma nova guerra fria” por causa do coronavírus mas que o país aceita investigação sem interferência política.

Artigo | 23 de Maio 2020

Em Espanha nos bairros ricos bate-se em tachos e culpa-se o 8 de março pela propagação da covid. Para Trump, o vírus é chinês e para Modi é muçulmano. Para os golpistas da Bolívia, a culpa é dos indígenas. Por todo o lado a extrema-direita utiliza a pandemia contra os seus inimigos internos. Por Iago Moreno.

Artigo | 23 de Maio 2020

Numa carta assinada por ativistas, dirigentes e eleitos da esquerda europeia, o presidente brasileiro é descrito como “genocida do seu povo”.

Artigo | 21 de Maio 2020

Esta é um fenómeno de intensidade não observada na região há cerca de 20 anos, com ventos na ordem dos 265 km/h. Milhares de pessoas na região vivem na dúvida de enfrentarem a tempestade no local ou de se deslocarem e correrem o risco de contrair o coronavírus.

Artigo | 16 de Maio 2020

Os números são do Relatório da Organização Internacional de Trabalho, que considera essencial melhorar estes apoios nos países em desenvolvimento para evitar futuras crises, pois “a crise da covid-19 expôs lacunas devastadoras na cobertura de proteção social”.

Artigo | 15 de Maio 2020

A Unicef alerta para a possibilidade de haver milhares de mortes de crianças diariamente nos países em desenvolvimento como causa indireta da covid-19. Entre as causas estão os sistemas de saúde debilitados de alguns desses países.

Artigo | 15 de Maio 2020

Os campos precários de acolhimento e centros de detenção sobrelotados podem ser novos epicentros da pandemia. E as medidas internacionais estão a potenciar situações de fome, avisa a Amnistia Internacional.

Artigo | 14 de Maio 2020

A possibilidade de o novo coronavírus poder "tornar-se apenas outro vírus endémico na comunidade" deve ser posta em cima da mesa, afirmou o diretor executivo do Programa de Emergências em Saúde da OMS.

Artigo | 13 de Maio 2020

O Relatório Global de Nutrição 2020 conclui que a maioria das pessoas no mundo não consegue ter acesso a alimentos saudáveis. Sistemas agrícolas que favorecem as calorias em detrimento da nutrição e a omnipresença de alimentos de baixo custo e alimentos altamente processados contribuem para isso.

Artigo | 11 de Maio 2020

Na Bolívia, o entusiasmo, triunfalismo e violências pós-golpe de Estado deram lugar a uma gestão sanitária nervosa e ineficiente face à pandemia. Por Eduardo Paz Rada.

Artigo | 11 de Maio 2020

O Supremo Tribunal Federal avaliou como inconstitucional a proibição de doação de sangue por homens que tiveram práticas sexuais com outros homens nos 12 meses anteriores à colheita. Em Portugal, os homens gay e bissexuais continuam a ser impedidos de dar sangue.

Artigo | 7 de Maio 2020

Neste artigo sobre a situação política em Espanha e na Europa, Manuel Monereo defende que “a tarefa do momento é pensar estrategicamente” e que o verdadeiro poder de Unidas Podemos é o de “impedir medidas antissociais” e tentar aprovar propostas que reforcem o Estado Social.

Artigo | 6 de Maio 2020

Há cerca de quatro mil detidos em quarentena forçada. Os manifestantes denunciam más condições dos centros de detenção e querem saber resultados dos testes que lhes foram feitos.

Artigo | 5 de Maio 2020

A teoria de que a Covid-19 nasceu num laboratório de Wuhan está a ser utilizada como uma nova arma na disputa entre EUA e China. O New York Times noticia pressões do governo norte-americano para que os seus serviços secretos declarem que foi aí que começou a pandemia.

Artigo | 5 de Maio 2020

A sobrevivência dos povos indígenas do Brasil está ameaçada devido à ausência de proteção contra o surto de Covid-19. Sebastião e Lélia Salgado organizaram uma carta aberta a Bolsonaro exigindo uma ação imediata das autoridades brasileiras para evitar “um genocídio”.

Artigo | 4 de Maio 2020

A OMS já esclareceu que o novo coronavírus tem origem natural e vários especialistas esclarecem que a transmissão entre animais e humanos, embora rara, não é inédita. Mas o chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, insiste que tem provas de que o vírus saiu do laboratório chinês.

Artigo | 30 de Abril 2020

Corte de 37 mil milhões de euros nos gastos de saúde nos últimos dez anos, redução de 50% de camas de hospital, menos 46 mil trabalhadores nos hospitais. Foi este o estado de saúde do setor da saúde que o coronavírus encontrou quando desembarcou tragicamente em Itália.

Artigo | 30 de Abril 2020

O sistema de saúde do Equador está próximo do colapso. O governo de Moreno cortou um terço do investimento em saúde e despediu 2500 trabalhadores do setor no ano passado. Agora impõe uma “cultura do silêncio” para abafar problemas. Por Romano Paganini.

Páginas