Está aqui

Pesquisar

Artigo | 27 de Novembro 2018

No segundo dia da votação do Orçamento na especialidade, o Bloco viu aprovadas mais de dez propostas.

Artigo | 17 de Outubro 2017

Neste fim-de-semana, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, partidos e movimentos de esquerda discutem alternativas democráticas à atual UE. Ver programa.

Artigo | 24 de Abril 2017

Bloqueadas as saídas políticas para a questão colonial, só o derrube do regime poderia pôr fim à guerra. Foi o que aconteceu no dia 25 de Abril. Relato de como foi elaborado o plano operacional e de como ele teve sucesso no dia em que a ditadura caiu.

Artigo | 12 de Março 2017

A convite do jornal Público espanhol, Francisco Louçã escreveu um artigo sobre a crise que abala a Europa e o seu futuro.

Artigo | 5 de Junho 2016

Pedro Filipe Soares afirmou neste domingo que o Bloco de Esquerda é uma “força para combater a chantagem europeia sobre o país”.

Artigo | 8 de Maio 2016

Segundo a eurodeputada bloquista, “vivemos no quadro de uma tripla crise democrática no espaço europeu”. Marisa Matias alertou para o poder crescente dos mercados e do setor financeiro que “raptaram a democracia”. 

Artigo | 19 de Novembro 2015

Iniciativa pretende impedir a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 246/2015, publicado no último dia de vigência do anterior governo. O diploma extinguiu a lista de doenças crónicas e incuráveis que recebiam apoio especial, reduzindo-o aos pacientes que tenham prognóstico de dependência ou morte em três anos.

Artigo | 21 de Outubro 2015

Decreto-lei publicado esta terça no Diário da República, num momento em que o país discute qual será o futuro governo, vem dificultar gravemente o acesso à pensão especial de pacientes de doenças incuráveis como Alzheimer, doenças cancerosas ou sida, entre outras.

Artigo | 20 de Julho 2015

A revista Vírus entrevistou Manuel Carvalho da Silva, sociólogo e ex-secretário-geral da CGTP, interrogando-o sobre o que considera ser o balanço dos últimos quatro anos de austeridade que assolaram Portugal sob a égide da troika e de um governo PSD-CDS.

Artigo | 28 de Junho 2015

É lançado a 1 julho, pelas 18h30 na livraria Bertrand, no Picoas Plaza, em Lisboa, o livro Privataria - quem perde e quem ganha com as privatizações em Portugal, de Mariana Mortágua e Jorge Costa. A Vírus divulgou, em pré-publicação, o capítulo dedicado ao percurso da PT, da propriedade pública até ao desmantelamento às mãos de um fundo de capital francês. O Esquerda.net reproduz aqui esse mesmo capítulo.

Artigo | 22 de Maio 2014

Durante um jantar/comício que reuniu mais de 300 pessoas em Almada, Marisa Matias frisou que "a menos de 100 horas" das europeias de domingo, "ninguém deu pela salvação do país da bancarrota". “Não há maior bancarrota do que a do BPN laranja. Essa é uma das bancarrotas que nós queremos combater”, avançou a cabeça de lista do Bloco de Esquerda.

Artigo | 20 de Maio 2014

Em Aveiro, Marisa Matias respondeu à afirmação de Paulo Rangel, de que a sua campanha “é da vacina contra o despesismo”, acusando a direita de ter aumentado a dívida pública de 90% para 130% do PIB e de ter deitado para o lixo 18.000 milhões de euros. João Semedo considerou que o PS não quer ser empurrado para a esquerda e lembrou que, quando Vítor Gaspar e Paulo Portas se demitiram, o PS deu "a mão à direita".

Artigo | 24 de Novembro 2013

Sem nos determos nos conhecidos frutos da deslocação de eixo de radicais, da esquerda para a direita, é no radicalismo ideológico desta direita que convém concentrar esforços. Artigo de Cecília Honório na revista Vírus

Artigo | 14 de Setembro 2013

João Semedo, candidato à Câmara Municipal de Lisboa, acusou o Governo PSD/CDS-PP de prometer “com uma mão e tirar com a outra” e, sobretudo, de “enganar com as duas mãos”, e o PS e António José Seguro de se deixarem “contagiar por este vírus de dissimulação”. Segundo o coordenador nacional do Bloco, o país precisa “de um consenso de esquerda, um consenso para um governo que retire o país da crise e acabe com a política de austeridade”.

Artigo | 10 de Novembro 2012

A Convenção do Bloco de Esquerda é feita por homens e mulheres, jovens e menos jovens, vindos de Norte a Sul do país e dos arquipélagos, com experiências políticas e opiniões variadas. O Esquerda.net andou pela convenção a fazer perguntas e a tirar fotografias. (Atualizado em 12/11 às 14h)

Artigo | 1 de Julho 2012

Na apresentação da revista Vírus, Fernando Rosas sublinhou a importância da nova existência da revista, agora também em papel, como um progresso da Vírus como instrumento da luta de ideias.

Artigo | 30 de Junho 2012

"Não acredito num Governo que nos disse que tudo estava bem e que depois apresenta um enorme buraco orçamental, um desvio colossal nas contas públicas" criticou neste sábado Francisco Louçã, que alertou: "Só saindo deste colete de forças na Europa e em Portugal, recusando uma austeridade que persegue as pessoas, é que será possível que o país tenha uma economia que possa responder às dificuldades".

Artigo | 25 de Outubro 2011

A empresa NephroCare anunciou que vai deixar de fazer diálise a portadores de vírus de hepatite B. “O ministro da Saúde veio dizer que esta é uma decisão unilateral e inaceitável, mas também já disse que estavam a ser estudadas alternativas no SNS para acolher esses doentes, ora, isto significa que já aceitou a chantagem”, acusou o deputado João Semedo.

Artigo | 8 de Setembro 2011

Paulo Macedo anunciou perante a Comissão de Saúde da Assembleia da República o fim da comparticipação de pílulas anticoncepcionais e de três vacinas integradas no Programa Nacional de Vacinação. Ministro pretende também reduzir comparticipação de alguns medicamentos.

Artigo | 25 de Abril 2011

A farmácia do Hospital dos Capuchos está a exigir aos doentes com hepatite B crónica o pagamento de um medicamento que custa mais de 360 euros por mês. Bloco já questionou a Ministra da Saúde sobre este caso.

Páginas