Está aqui

Pesquisar

Artigo | 26 de Abril 2019

Veja aqui o programa do Desobedoc para o dia 27.

Artigo | 10 de Janeiro 2019

Vai dizer-se que já está ultrapassado. É que é fácil olhar para os títulos e julgar que já estão ultrapassados. Caricatura, gaveta? Sexismo, visão reaccionária, a cada genital o seu impulso, a cada hormona a sua condição social? Mentiras azuis para um lado, enganos cor-de-rosa para o outro? Até na falta à verdade o ser humano se divide entre testosterona e estrogénio? Por Ana Bárbara Pedrosa.

Artigo | 4 de Outubro 2017

A mais relevante e amada cantautora da cultura chilena nasceu no dia 4 de outubro de 1917. No Chile, multiplicam-se as iniciativas para comemorar o centenário do seu nascimento. Hoje, em Lisboa, A Voz do Operário recebe um concerto de homenagem. Artigo de Sofia Roque.

Artigo | 4 de Junho 2016

É um mistério a forma como o vírus passa de uma mãe infetada, através da placenta, para o feto. Um novo estudo prova que células de Hofbauer, do sistema imunitário da placenta, são um tipo de células envolvidos na infeção.

Artigo | 27 de Abril 2016

Em entrevista ao esquerda.net, a coreógrafa e bailarina, Olga Roriz fala do seu percurso profissional, do estado da cultura em Portugal e também do espetáculo “Antes que matem os Elefantes” que estreia esta sexta-feira no Centro Cultural de Ílhavo. Por Pedro Ferreira.

Artigo | 11 de Abril 2016

Pacientes com Zika desenvolveram duas doenças neurológicas pós infecciosas, a síndrome de Guillain-Barré e encefalomielite disseminada aguda. A segunda foi pela primeira vez relacionada a um surto do vírus. É possível a ocorrência de outras doenças auto-imunes provocadas pelo Zika.

Artigo | 31 de Março 2016

Cientistas da Universidade da Califórnia apresentaram uma hipótese de como o vírus Zika provoca microcefalia, pela sua capacidade de sequestrar uma proteína na superfície das células estaminais neurais. Outra equipa da Universidade de Helsínquia conseguiu isolar o vírus no cérebro de um feto.

Artigo | 22 de Janeiro 2016

O revolucionário italiano Antonio Gramsci foi um símbolo de resistência ao fascismo, mas também de capacidade de renovação de um marxismo que não desiste de ser crítico. Para assinalar os 125 anos do seu nascimento, o esquerda.net republica um artigo de Carlos Carujo na Revista Vírus nº6.

Artigo | 19 de Dezembro 2015

O investigador Fernando Garcês Ferreira que lidera um equipa que investiga o vírus da sida conseguiu avanços para combater a doença ao determinar como anticorpos muito potentes evoluem em contacto com o VIH.

Artigo | 1 de Agosto 2015

A pretensão de uma filosofia pós-humanista progressista não passa obviamente por recusar as conquistas universais dos direitos humanos; mas antes, por contrapor-se ao (neo)liberalismo político, à hegemonia do falocentrismo e do patriarcado, à heteronormatividade e ao darwinismo social como formas disciplinares da modernidade.

Artigo | 1 de Agosto 2015

A pretensão de uma filosofia pós-humanista progressista não passa obviamente por recusar as conquistas universais dos direitos humanos; mas antes, por contrapor-se ao (neo)liberalismo político, à hegemonia do falocentrismo e do patriarcado, à heteronormatividade e ao darwinismo social como formas disciplinares da modernidade.

Artigo | 5 de Julho 2015

Até 2 de agosto, a Cordoaria Nacional será a casa de uma exposição singular e inesquecível: Génesis, de Sebastião Salgado. Dedicada aos últimos redutos naturais e humanos de um planeta ameaçado, esta exposição é composta por mais de duas centenas de fotografias, resultantes das viagens realizadas pelo reputado fotógrafo brasileiro, entre 2004 e 2012, por 32 regiões remotas e, por vezes, inóspitas. Artigo de Sofia Roque na revista Vírus.

Artigo | 28 de Dezembro 2014

A sexta edição da revista política e de ideias do Bloco de Esquerda já está disponível online, com um dossiê dedicado ao novo partido espanhol. Gramsci, Cortázar e Göran Therborn são outras figuras em destaque.

Artigo | 1 de Dezembro 2014

Por hegemonia entende-se a direção política e intelectual de uma ou várias classes. A forma como Gramsci utiliza o conceito implica uma orientação para a conquista do consenso, ainda antes de uma tomada de poder, e implica uma política de alianças. Artigo de Carlos Carujo, publicado na Revista Vírus nº6.

Artigo | 5 de Maio 2014

Viagens e outras viagens está longe de se confundir com um guia turístico. Nesta obra, Antonio Tabucchi leva-nos numa viagem por um mundo onde as identidades se impõem face às bandeiras e interpela-nos sobre a pretensão de apropriação do espaço e do tempo.

Artigo | 4 de Maio 2014

Foi publicado número 5 da Revista Vírus, que tem um dossier sobre o 25 de Abril. Nele incluem-se artigos de Fernando Rosas, Adriano Campos e Jorge Costa, Miguel Perez, Constantino Piçarra e Luís Trindade. Aqui, publicamos o editorial de Fernando Rosas.

Artigo | 3 de Maio 2014

É na terceira estrofe da canção “Bem Bom” com que a banda Doce representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção em 1982 que eu encontro o exemplo mais dramático das rápidas transformações culturais na sociedade portuguesa depois da revolução. Por Luís Trindade

Artigo | 25 de Abril 2014

A democracia política em Portugal não foi uma outorga do poder. Foi uma conquista imposta ao poder. O mesmo quanto à democratização social, o direito à greve, a liberdade sindical, o salário mínimo, as férias pagas, a redução do horário do trabalho e os fundamentos de um sistema universal de segurança social. Artigo de Fernando Rosas, publicado no nº 5 da revista Vírus.

Artigo | 2 de Janeiro 2014

Alfredo Barroso, José Manuel Pureza e Sandro Mendonça participam de uma mesa redonda para debater os desafios que a atual crise europeia põe diante do europeísmo de esquerda na próxima segunda-feira às 18 horas, no ISCTE em Lisboa.

Artigo | 3 de Agosto 2013

"Socialismo e Trabalho" é o tema do dossier do terceiro número da nova série da revista Vírus, agora disponível online em formato pdf. Introduzido pelo sociólogo brasileiro Ricardo Antunes, o dossier conta com contributos de Francisco Louçã, Antoine Artous, Adriano Campos, Hugo Dias e João Madeira. Publicamos aqui o editorial da Vírus, assinado por Fernando Rosas.

Páginas