Está aqui

Pesquisar

Artigo | 28 de Maio 2020

Kramer ficou para a história do ativismo na área do VIH e SIDA pelo seu trabalho e fundação da Act Up, tendo servido de exemplo e mote para os movimentos políticos pelos direitos das pessoas com doença. Era também um reputado dramaturgo.

Artigo | 17 de Maio 2020

A pandemia, a violência eugénica contra os mais desfavorecidos, a necessidade de solidariedade global e o novo livro da autora, A Força da Não-Violência, são os temas desta conversa com Francis Wade.

Artigo | 26 de Abril 2020

Pela pertinência e capacidade transformadora, os documentários de cinema ambiental merecem um novo estatuto. De magnitude de Aquarela à preocupação de Gunda, do russo Kossakovsky, passando pela doçura do candidato aos Óscares Honeyland até ao discurso de emergência de Joaquin Phoenix na sua noite de vitória. Artigo de Paulo Portugal, publicado na revista Esquerda.

Artigo | 22 de Abril 2020

Agamben foi o primeiro. Depois vieram Zizek, Badiou, Nancy, Butler, Preciado e tantos outros. Neste artigo, Clara Ramas analisa o que estão a dizer os pensadores sobre a pandemia.

Artigo | 16 de Abril 2020

De segunda a sexta-feira, pelas 11:40, a RTP2 repõe a série Era uma vez... a Vida! Uma boa oportunidade para explicar às crianças coisas complicadas de forma mais simples. 

Artigo | 27 de Março 2020

Uma das mais implacáveis artistas do Porto falou-nos de arte, censura, comunidade, esperança. E partilhou um poema em primeira (segunda?) mão. 

Artigo | 26 de Março 2020

"Houve no mundo tantas pestes quanto guerras. E contudo, as pestes, como as guerras, encontram sempre as pessoas igualmente desprevenidas", escreveu Albert Camus em “A Peste”, o livro que regressou ao top de vendas em todo o mundo.

Artigo | 31 de Janeiro 2020

J’Accuse é um momento sublime de cinema que nos leva a auscultar de uma forma muito próxima a pulsação dos dias de hoje, mesmo que a partir de um eco que remonta ao final do século XIX. Curiosamente, a 1895, o ano do nascimento do cinema. Por Paulo Portugal.

Artigo | 29 de Janeiro 2020

A decisão da Organização Mundial de Saúde de não declarar o recente surto de coronavírus na China como uma emergência global de saúde pública pode ter surpreendido muita gente. Mas há boas razões para isso nesta fase. Artigo de Tim Solomon.

Artigo | 26 de Abril 2019

Veja aqui o programa do Desobedoc para o dia 27.

Artigo | 10 de Janeiro 2019

Vai dizer-se que já está ultrapassado. É que é fácil olhar para os títulos e julgar que já estão ultrapassados. Caricatura, gaveta? Sexismo, visão reaccionária, a cada genital o seu impulso, a cada hormona a sua condição social? Mentiras azuis para um lado, enganos cor-de-rosa para o outro? Até na falta à verdade o ser humano se divide entre testosterona e estrogénio? Por Ana Bárbara Pedrosa.

Artigo | 4 de Outubro 2017

A mais relevante e amada cantautora da cultura chilena nasceu no dia 4 de outubro de 1917. No Chile, multiplicam-se as iniciativas para comemorar o centenário do seu nascimento. Hoje, em Lisboa, A Voz do Operário recebe um concerto de homenagem. Artigo de Sofia Roque.

Artigo | 4 de Junho 2016

É um mistério a forma como o vírus passa de uma mãe infetada, através da placenta, para o feto. Um novo estudo prova que células de Hofbauer, do sistema imunitário da placenta, são um tipo de células envolvidos na infeção.

Artigo | 27 de Abril 2016

Em entrevista ao esquerda.net, a coreógrafa e bailarina, Olga Roriz fala do seu percurso profissional, do estado da cultura em Portugal e também do espetáculo “Antes que matem os Elefantes” que estreia esta sexta-feira no Centro Cultural de Ílhavo. Por Pedro Ferreira.

Artigo | 11 de Abril 2016

Pacientes com Zika desenvolveram duas doenças neurológicas pós infecciosas, a síndrome de Guillain-Barré e encefalomielite disseminada aguda. A segunda foi pela primeira vez relacionada a um surto do vírus. É possível a ocorrência de outras doenças auto-imunes provocadas pelo Zika.

Artigo | 31 de Março 2016

Cientistas da Universidade da Califórnia apresentaram uma hipótese de como o vírus Zika provoca microcefalia, pela sua capacidade de sequestrar uma proteína na superfície das células estaminais neurais. Outra equipa da Universidade de Helsínquia conseguiu isolar o vírus no cérebro de um feto.

Artigo | 22 de Janeiro 2016

O revolucionário italiano Antonio Gramsci foi um símbolo de resistência ao fascismo, mas também de capacidade de renovação de um marxismo que não desiste de ser crítico. Para assinalar os 125 anos do seu nascimento, o esquerda.net republica um artigo de Carlos Carujo na Revista Vírus nº6.

Artigo | 19 de Dezembro 2015

O investigador Fernando Garcês Ferreira que lidera um equipa que investiga o vírus da sida conseguiu avanços para combater a doença ao determinar como anticorpos muito potentes evoluem em contacto com o VIH.

Artigo | 1 de Agosto 2015

A pretensão de uma filosofia pós-humanista progressista não passa obviamente por recusar as conquistas universais dos direitos humanos; mas antes, por contrapor-se ao (neo)liberalismo político, à hegemonia do falocentrismo e do patriarcado, à heteronormatividade e ao darwinismo social como formas disciplinares da modernidade.

Artigo | 1 de Agosto 2015

A pretensão de uma filosofia pós-humanista progressista não passa obviamente por recusar as conquistas universais dos direitos humanos; mas antes, por contrapor-se ao (neo)liberalismo político, à hegemonia do falocentrismo e do patriarcado, à heteronormatividade e ao darwinismo social como formas disciplinares da modernidade.

Páginas