Está aqui

Pesquisar

Artigos Opinião Esquerda | 2 de Maio 2020

Indiferente ao colapso da saúde pública e dos cadáveres empilhados em várias cidades, presidente do Brasil acumula inimigos entre governadores, Judiciário e Legislativo. Na sua mira estão agora também os profissionais de saúde.

Artigo | 20 de Abril 2020

Presidente do Brasil participa e discursa em manifestação contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, e pelo fim das medidas de contenção para combater a pandemia da Covid-19. Por Luis Leiria.

Artigo | 7 de Abril 2020

Pressões de Legislativo, da Justiça e de ministros militares reverteram uma decisão cujo cenário já estava montado. Mas o fecho do comércio, das escolas e o distanciamento social que o presidente da República combate permanecem ameaçados, bem como o próprio ministro. Por Luis Leiria.

Artigo | 1 de Abril 2020

Obcecado por contrariar medidas de combate à Covid-19 decretadas pelo seu próprio governo, presidente do Brasil vê decisões suas barradas pelo Supremo e perde na disputa com governadores dos principais Estados. Discussão sobre a sua possível renúncia ou impeachment toma conta do cenário político. Por Luis Leiria.

Artigo | 25 de Março 2020

Presidente defende a reabertura das escolas e dos comércios, insistindo na tese de que a epidemia do coronavírus não passa de uma “gripezinha” e que a prioridade do Brasil é manter o emprego. Marcelo Freixo acusa-o de “jogar com a vida dos brasileiros”. Por Luis Leiria.

Artigo | 17 de Março 2020

Miguel Reale Júnior defende que se faça um exame de sanidade ao presidente, Janaina Paschoal diz que ida de presidente a manifestação quando deveria estar de quarentena é inadmissível e um crime contra a saúde pública. Por Luis Leiria.

Artigo | 16 de Março 2020

Presidente do Brasil interrompeu o período de 7 dias de isolamento que anunciara, por ter sido exposto ao coronavírus, e passou duas horas a confraternizar com adeptos, insistindo que pandemia “não é isso tudo que dizem”. Manifestações de extrema-direita foram muito fracas. Por Luis Leiria.

Artigo | 13 de Março 2020

Secretário de comunicação que viajou com presidente do Brasil para os EUA está infetado; Fox News sustenta que filho de Bolsonaro informou que teste deu positivo, mas depois voltou atrás. Bolsonaro dissera antes que crise do coronavírus é fantasia. Por Luis Leiria.

Artigo | 24 de Abril 2017

Bloqueadas as saídas políticas para a questão colonial, só o derrube do regime poderia pôr fim à guerra. Foi o que aconteceu no dia 25 de Abril. Relato de como foi elaborado o plano operacional e de como ele teve sucesso no dia em que a ditadura caiu.

Artigo | 6 de Novembro 2015

Ninguém conhece um só nome que tenha feito parte da “Comissão Especializada”, nem o texto do relatório que ela produziu e que teria dado base às alterações do regime especial de invalidez. Por duas vezes o Bloco de Esquerda pediu ao governo a lista dos nomes dos dez “especialistas” – que determinaram que a pensão só deve ser atribuída a quem tenha um prognóstico de morte em 3 anos –, mas não obteve resposta. Não teve mais sucesso quando requereu cópia do relatório.

Artigos dossier | 6 de Novembro 2011

Steve Jobs era inovador e tinha boas ideias, sempre e quando essas ideias fossem lucrativas. Mas quando se vê em posição dominante, a Apple persegue impiedosamente quem lhe faz concorrência, aplicando as piores práticas monopolistas.