Artigo | 28 de Dezembro 2014

A sexta edição da revista política e de ideias do Bloco de Esquerda já está disponível online, com um dossiê dedicado ao novo partido espanhol. Gramsci, Cortázar e Göran Therborn são outras figuras em destaque.

Artigo | 1 de Dezembro 2014

Por hegemonia entende-se a direção política e intelectual de uma ou várias classes. A forma como Gramsci utiliza o conceito implica uma orientação para a conquista do consenso, ainda antes de uma tomada de poder, e implica uma política de alianças. Artigo de Carlos Carujo, publicado na Revista Vírus nº6.

Artigo | 5 de Maio 2014

Viagens e outras viagens está longe de se confundir com um guia turístico. Nesta obra, Antonio Tabucchi leva-nos numa viagem por um mundo onde as identidades se impõem face às bandeiras e interpela-nos sobre a pretensão de apropriação do espaço e do tempo.

Artigo | 4 de Maio 2014

Foi publicado número 5 da Revista Vírus, que tem um dossier sobre o 25 de Abril. Nele incluem-se artigos de Fernando Rosas, Adriano Campos e Jorge Costa, Miguel Perez, Constantino Piçarra e Luís Trindade. Aqui, publicamos o editorial de Fernando Rosas.

Artigo | 3 de Maio 2014

É na terceira estrofe da canção “Bem Bom” com que a banda Doce representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção em 1982 que eu encontro o exemplo mais dramático das rápidas transformações culturais na sociedade portuguesa depois da revolução. Por Luís Trindade

Artigo | 25 de Abril 2014

A democracia política em Portugal não foi uma outorga do poder. Foi uma conquista imposta ao poder. O mesmo quanto à democratização social, o direito à greve, a liberdade sindical, o salário mínimo, as férias pagas, a redução do horário do trabalho e os fundamentos de um sistema universal de segurança social. Artigo de Fernando Rosas, publicado no nº 5 da revista Vírus.

Artigo | 2 de Janeiro 2014

Alfredo Barroso, José Manuel Pureza e Sandro Mendonça participam de uma mesa redonda para debater os desafios que a atual crise europeia põe diante do europeísmo de esquerda na próxima segunda-feira às 18 horas, no ISCTE em Lisboa.