Está aqui

Pesquisar

Artigos Opinião Esquerda | 28 de Maio 2014

Foi um pouco menos de 34%, os eleitores portugueses que foram votar nas eleições para o Parlamento Europeu, no domingo passado. Muitas são as razões que podem ser aduzidas para tentar explicar o grande afastamento dos cidadãos face a estas eleições.

Artigos Opinião Esquerda | 23 de Maio 2014

A abstenção será falta de comparência ao confronto com quem manda e um prémio a quem faz campanha a entreter para não ter de falar do essencial.

Artigo | 22 de Maio 2014

Durante um jantar/comício que reuniu mais de 300 pessoas em Almada, Marisa Matias frisou que "a menos de 100 horas" das europeias de domingo, "ninguém deu pela salvação do país da bancarrota". “Não há maior bancarrota do que a do BPN laranja. Essa é uma das bancarrotas que nós queremos combater”, avançou a cabeça de lista do Bloco de Esquerda.

Artigo | 20 de Maio 2014

Em Aveiro, Marisa Matias respondeu à afirmação de Paulo Rangel, de que a sua campanha “é da vacina contra o despesismo”, acusando a direita de ter aumentado a dívida pública de 90% para 130% do PIB e de ter deitado para o lixo 18.000 milhões de euros. João Semedo considerou que o PS não quer ser empurrado para a esquerda e lembrou que, quando Vítor Gaspar e Paulo Portas se demitiram, o PS deu "a mão à direita".

Artigos Opinião Esquerda | 18 de Maio 2014

Meses após uma dura batalha que custou o emprego a mais de 150 enfermeiros, finalmente o Ministério do Trabalho se junta à ACT proclamando, que os enfermeiros da Saúde 24 têm inequívoca razão na sua pretensão de ver reconhecida a ilegalidade da sua relação contratual com a LCS.

Artigo | 12 de Maio 2014

Saber durar é a marca distintiva da burguesia portuguesa na era da troika. Os laços com o capital angolano, o apoio à austeridade como mecânica da destruição dos salários e dos serviços públicos, a adesão aos novos ditames do poder europeu, formam a base sobre a qual se sustenta esta estratégia. Artigo de Adriano Campos e Jorge Costa, publicado na Revista Vírus nº5.

Artigo | 8 de Maio 2014

Novo escândalo da indústria farmacêutica, e da Roche em particular, põe em evidência a ganância como motor principal do Big Pharma. Por Gilles Godinat

Artigo | 5 de Maio 2014

Viagens e outras viagens está longe de se confundir com um guia turístico. Nesta obra, Antonio Tabucchi leva-nos numa viagem por um mundo onde as identidades se impõem face às bandeiras e interpela-nos sobre a pretensão de apropriação do espaço e do tempo.

Artigo | 4 de Maio 2014

Foi publicado número 5 da Revista Vírus, que tem um dossier sobre o 25 de Abril. Nele incluem-se artigos de Fernando Rosas, Adriano Campos e Jorge Costa, Miguel Perez, Constantino Piçarra e Luís Trindade. Aqui, publicamos o editorial de Fernando Rosas.

Artigo | 3 de Maio 2014

É na terceira estrofe da canção “Bem Bom” com que a banda Doce representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção em 1982 que eu encontro o exemplo mais dramático das rápidas transformações culturais na sociedade portuguesa depois da revolução. Por Luís Trindade