Está aqui

Pesquisar

Artigo | 3 de Dezembro 2010

Começou esta sexta-feira em Paris o terceiro congresso do partido da Esquerda Europeia (PEE). Até domingo, vários partidos de esquerda da Europa discutem uma plataforma de acção conjunta.

Artigo | 27 de Novembro 2010

No Egipto, a "Fraternidade Muçulmana" – principal grupo do bloco de oposição a Mubarak –, desconsiderou os aliados, que apelam ao boicote às eleições, e apresentou candidatos. Por Evan Hill.

Artigo | 27 de Setembro 2010

Embora os países menos adiantados contribuam pouco para o aquecimento global, frequentemente são os primeiros a sentir os seus efeitos. Por Amanda Bransford, para a IPS

Artigo | 11 de Agosto 2010

Qual a urgência das decisões recentes assumidas pela Comissão Europeia para facilitar o cultivo e utilização de transgénicos?

Artigo | 18 de Julho 2010

No arranque da XVIII Conferência Internacional sobre SIDA, três ex-presidentes latino-americanos subscreveram a Declaração de Viena, que exige uma "reorientação completa da política" da ONU em relação às drogas.

Artigos dossier | 4 de Julho 2010

No coração do derrame provocado pela Deepwater Horizon está a procura do lucro. O derrame no Golfo do México é já, sem dúvida, o pior desastre ambiental na história dos E.U.A. Por Nicole Colson.

Artigo | 29 de Junho 2010

Activistas pelos direitos da mulher reclamam acções concretas para criação do novo órgão da ONU para as mulheres, dentro da reunião sobre igualdade de género, que começou ontem em Nova York. Artigo de Beatrice Paez, da IPS.

Artigo | 25 de Junho 2010

Quatro estabelecimentos do SNS não diagnosticaram uma gripe A. O hospital dos SAMS tratou, mas apresentou uma factura de 64.000 euros. O deputado João Semedo questiona a ministra.

Artigos dossier | 8 de Maio 2010

Travestidas no discurso de defesa do interesse público, as transferências de parte das prestações para o sector privado, nas chamadas parcerias público-privadas e outras formas de sub-contratação privada, configuram a mão pesada que promove a lógica do mercado no seio dos serviços públicos.

Artigos Opinião Esquerda | 29 de Março 2010

Dar sangue não é um direito. É um dever cívico, e pode salvar vidas. Mas como o sangue pode também ser um meio de transmissão de doenças, uma política de sangue responsável terá de ter como objectivo o maior número de recolhas com a maior segurança possível. E uma política assim só pode ser definida com critérios científicos e rigorosos.

Artigo | 26 de Março 2010

 O alto custo da corrupção. Foto de duas crianças na Libéria, Gbaku/ Flickr. A pobreza aumenta na África subsariana e a corrupção ameaça arruinar os resultados dos investimentos feitos para cumprir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, segundo o Banco Mundial.

Artigo | 26 de Março 2010

Mulher pobre. Fotoo de gregor y, FlickRA desigualdade de género na saúde acentua-se para as mulheres mais vulneráveis, como as pobres, indígenas, afrodescendentes e adolescentes, afirma neste artigo a argentina Mirta Roses.

Artigo | 23 de Março 2010

As mulheres norte-americanas têm 5 vezes mais risco de morrer por causas ligadas à gravidez do que as gregas. Foto karindalziel/FlickrOs Estados Unidos investem mais do que qualquer outro na prevenção da mortalidade materna, mas cada vez mais mulheres perdem a vida. Artigo de William Fisher, da IPS.

Artigo | 24 de Fevereiro 2010

O encontro da CEM terá lugar entre 1 e 12 de março, é considerado um dos principais fóruns com participação de activistas que trabalham pelos direitos das mulheresA sessão anual da Comissão da ONU sobre o Estatuto da Mulher assinala os 15 anos da Conferência de Pequim. Mas as estatísticas sobre as dificuldades económicas e sociais sofridas pelas mulheres são de arrepiar. Artigo de Thalif Deen, da IPS.

Artigo | 9 de Fevereiro 2010

Clique para ir à página da revista Vírus A revista online do Bloco publica nesta edição os contributos recolhidos no Encontro "Democracia e Serviços Públicos". Leia aqui a revista em pdf e o editorial de João Teixeira Lopes.

Artigo | 26 de Janeiro 2010

O Bloco questionou o Governo sobre a adjudicação do fornecimento de vacinas da Gripe A a uma única empresa farmacêutica, a Glaxo SmithKline.O deputado do Bloco João Semedo já questionou o Governo sobre a forma como geriu a aquisição do stock nacional de vacinas contra a gripe A e sobre a adjudicação do fornecimento de vacinas a uma única empresa farmacêutica.