Está aqui

Pesquisar

Artigo | 22 de Dezembro 2008

Diversas revistas e colectivos decidiram apelar a uma acção a que chamaram "um sapatinho para Mr. Bush", defendendo a libertação imediata do jornalista iraquiano que atirou os sapatos a George W. Bush:
"Neste dia 23 de Dezembro, às 18 horas, leva um sapato e deixa-o na embaixada norte-americana (Avenida das Forças Armadas, 1600 Lisboa) com a tua mensagem de Natal para os EUA exigindo a libertação imediata de al-Zaidi e o fim da guerra contra o Iraque."

Artigo | 14 de Novembro 2008

Manifestação de estudantes em Tavira - Foto de CristinaEstudantes do ensino básico e secundário estão a
protestar um pouco por todo o país nesta 6ª feira, contra o Estatuto do aluno e
o novo regime de faltas. O porta-voz do PS e provedor das empresas de trabalho temporário, Vitalino
Canas, afirmou que "são desacatos que nos parecem muito orquestrados, muito
instrumentalizados, talvez por alguns radicais e alguns professores".
Veja fotos de manifestações de estudantes em Tavira e Portalegre.

Artigo | 13 de Julho 2008

"Representações dos professores do ensino secundário a propósito dos rankings escolares" na Vírus #3De que forma a publicação dos rankings escolares veio influir nas práticas lectivas dos professores do 12º ano? Uma docente do departamento de Educação da Fac. Ciências da Univ. Lisboa estudou essa transformação a partir de testemunhos de professores .
Leia aqui o artigo de Maria Benedita Portugal e Melo - "Representações dos professores do ensino secundário a propósito dos rankings escolares" - publicado na revista Vírus de Julho/Agosto.

Artigo | 27 de Maio 2008

Dossier Itália em debate na VírusA revista online do Bloco lança em Junho a terceira edição, mas antecipa-a agora com um dossier dedicado à derrota da esquerda italiana nas recentes eleições, após a queda do governo Prodi. Os textos são de Daniel Oliveira, Jorge Costa, Luís Fazenda, Carlos Santos, Victor Franco e Ricardo Paes Mamede, e os leitores estão convidados a participar neste debate. Leia aqui o dossier completo em pdf ou escolha um dos textos na página da Vírus.

Artigo | 20 de Maio 2008

Imagem computadorizada do vírus HIVFoi há 25 anos, no dia 29 de Maio de 1983, que a revista científica Science publicou um artigo assinado por doze investigadores que identificava o agente responsável pela sida, o LAV, de "Lymphadenopathy Associated Virus", rebaptizado depois para Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). A descoberta levantou esperanças de que rapidamente pudesse ser criada uma vacina. Mas 25 anos e 25 milhões de mortos depois, a vacina parece estar ainda longe.

Artigo | 4 de Maio 2008

Foto Daniel Meyer/Flickr
Maio
de 68 foi há quarenta anos. E a evidência da efeméride,
como não podia deixar de ser, tem trazido a sua habitual
profusão de eventos: emissões televisivas, debates,
livros, colóquios, álbuns, DVDs. E ainda imagens
inéditas, o «onde estava em Maio de 68?», as
sondagens de opinião, «o que sempre quis saber»...
Mas a previsível e cíclica proliferação
de discursos e objectos ganhou, neste aniversário, uma
importância particular. Como pano de fundo de todos os debates
têm estado quase sempre as acusações anti-68
lançadas pelo actual presidente francês.

Leia aqui o artigo "As Heranças de Maio", de Manuel Deniz Silva, publicado na Revista Vírus.

Artigo | 25 de Abril 2008

Artigo de Rita Calvário na revista VírusNeste artigo publicado na Revista Vírus, Rita Calvário alerta para os riscos dos biocombustíveis. "Já hoje sepodem observar os impactos negativos destaopção, os quais são tanto ambientais comosociais: desflorestação, perda de biodiversidade,substituição da produção agrícolaalimentar, contributo para o aumento dos preços e esgotamentodas reservas alimentares, conflitos pela terra, trabalho escravo esem direitos, perda de segurança e soberania alimentar,aumento da pobreza e exclusão social..." Leia aqui a edição completa da Vírus de Abril/Maio.

Artigo | 21 de Março 2008

Foto Arimoore/FlickrA análise dos processos de construção identitária de um grupo de mulheres residentes no Norte do país revela que o estigma continua a ser um aspecto central da dificuldade em lidar com a experiência homo-erótica na primeira pessoa.

Por Ana Brandão, publicado na revista Vírus.