Está aqui

Pesquisar

Artigo | 27 de Maio 2008

Dossier Itália em debate na VírusA revista online do Bloco lança em Junho a terceira edição, mas antecipa-a agora com um dossier dedicado à derrota da esquerda italiana nas recentes eleições, após a queda do governo Prodi. Os textos são de Daniel Oliveira, Jorge Costa, Luís Fazenda, Carlos Santos, Victor Franco e Ricardo Paes Mamede, e os leitores estão convidados a participar neste debate. Leia aqui o dossier completo em pdf ou escolha um dos textos na página da Vírus.

Artigo | 20 de Maio 2008

Imagem computadorizada do vírus HIVFoi há 25 anos, no dia 29 de Maio de 1983, que a revista científica Science publicou um artigo assinado por doze investigadores que identificava o agente responsável pela sida, o LAV, de "Lymphadenopathy Associated Virus", rebaptizado depois para Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). A descoberta levantou esperanças de que rapidamente pudesse ser criada uma vacina. Mas 25 anos e 25 milhões de mortos depois, a vacina parece estar ainda longe.

Artigos dossier | 9 de Maio 2008

Maio de 68 foi há quarenta anos. E a evidência da efeméride, como não podia deixar de ser, tem trazido a sua habitual profusão de eventos: emissões televisivas, debates, livros, colóquios, álbuns, DVDs. E ainda imagens inéditas, o «onde estava em Maio de 68?», as sondagens de opinião, «o que sempre quis saber»... Mas a previsível e cíclica proliferação de discursos e objectos ganhou, neste aniversário, uma importância particular. Como pano de fundo de todos os debates têm estado quase sempre as acusações anti-68 lançadas pelo actual presidente francês no ano passado, em plena da campanha eleitoral.

Por Manuel Deniz Silva, publicado originalmente na revista Vírus

Artigo | 4 de Maio 2008

Foto Daniel Meyer/Flickr
Maio
de 68 foi há quarenta anos. E a evidência da efeméride,
como não podia deixar de ser, tem trazido a sua habitual
profusão de eventos: emissões televisivas, debates,
livros, colóquios, álbuns, DVDs. E ainda imagens
inéditas, o «onde estava em Maio de 68?», as
sondagens de opinião, «o que sempre quis saber»...
Mas a previsível e cíclica proliferação
de discursos e objectos ganhou, neste aniversário, uma
importância particular. Como pano de fundo de todos os debates
têm estado quase sempre as acusações anti-68
lançadas pelo actual presidente francês.

Leia aqui o artigo "As Heranças de Maio", de Manuel Deniz Silva, publicado na Revista Vírus.