Está aqui

Pesquisar

Artigos dossier | 26 de Dezembro 2008

O neo-conservadorismo épico tinha morrido nas areias do Iraque e o neo-liberalismo do trickle-down tinha ruído nas lamas de New Orleans. O que aconteceu económica e politicamente nos Estados Unidos em 2008 foi apenas o início da escrita do capítulo seguinte de uma narrativa anunciada desde então. Texto de José Manuel Pureza

Artigo | 22 de Dezembro 2008

Diversas revistas e colectivos decidiram apelar a uma acção a que chamaram "um sapatinho para Mr. Bush", defendendo a libertação imediata do jornalista iraquiano que atirou os sapatos a George W. Bush:
"Neste dia 23 de Dezembro, às 18 horas, leva um sapato e deixa-o na embaixada norte-americana (Avenida das Forças Armadas, 1600 Lisboa) com a tua mensagem de Natal para os EUA exigindo a libertação imediata de al-Zaidi e o fim da guerra contra o Iraque."

Artigo | 14 de Novembro 2008

Manifestação de estudantes em Tavira - Foto de CristinaEstudantes do ensino básico e secundário estão a
protestar um pouco por todo o país nesta 6ª feira, contra o Estatuto do aluno e
o novo regime de faltas. O porta-voz do PS e provedor das empresas de trabalho temporário, Vitalino
Canas, afirmou que "são desacatos que nos parecem muito orquestrados, muito
instrumentalizados, talvez por alguns radicais e alguns professores".
Veja fotos de manifestações de estudantes em Tavira e Portalegre.

Artigo | 26 de Outubro 2008

Roberto Saviano. Foto internaz/FlickrRoberto Saviano está ameaçado de morte pela máfia napolitana, mas não pára de receber sinais de solidariedade de todo o mundo. O abaixo assinado em sua defesa, lançado pelo jornal La Repubblica atingiu a meta das 250 mil assinaturas. E os seis prémios Nobel que o promoveram abriram também o debate na Academia Sueca, para que esta tome posição e convide o escritor para uma iniciativa pública. Leia a crítica a "Gomorra" na revista Vírus.

Artigos dossier | 17 de Outubro 2008

Numa altura em que crescem as tensões entre sindicatos e "movimentos" de professores, a discussão sobre as formas de organização da classe docente é motivo para muitas opiniões. Miguel Pinto, no seu blogue "O Olhar do Miguel", escreveu um post sobre este assunto que deu que falar e que reproduzimos abaixo. Veja também as respostas de Paulo Guinote e de Ramiro Marques

Artigos dossier | 13 de Outubro 2008

O que causou o colapso do centro nevrálgico do capitalismo global? O pior já passou? O que a crise de superprodução dos anos 70 tem a ver com os acontecimentos recentes? Qual a relação entre a política de reestruturação neoliberal, adoptada para superar a crise de superprodução, e o colapso de Wall Street? Como se formam, crescem e explodem as bolhas e como se formou a actual bolha imobiliária? Walden Bello, professor de ciências políticas e sociais, oferece algumas respostas a tais questões.

Artigo | 4 de Outubro 2008

Clique para ler a edição completa da revista Vírus em pdf. "A selecção natural que a história das ideias sofre não perdoa e talvez o nome de Georges Sorel seja, hoje em dia, praticamente desconhecido. Para quem conheça a história do pensamento político evocará uma qualquer defesa da violência e do sindicalismo revolucionário do início do século XX. A este esquecimento não será alheio o facto de não ter feito escola: poucos se reivindicarão da sua herança e, entre esses, menos ainda se conseguirão rever na totalidade do que defendeu". Leia aqui o artigo de Carlos Carujo, publicado na edição de Setembro da revista Vírus .

Artigo | 28 de Setembro 2008

"A web 2.0, com as suas comunidades interactivas e sem as barreiras da censura e da propriedade, deveria ser o espaço de informação e debate em que a esquerda se moveria melhor. É quase tudo aquilo que ela defende. Mas nele, o que ela defende tem menos espaço do que seria de esperar. Porquê?". Leia aqui o texto de Daniel Oliveira na edição de Setembro da Vírus.

Artigo | 17 de Setembro 2008

Leia aqui a edição completa da revista em pdf A edição de Setembro da revista Vírus começa por tratar da relação entre música e revolução ao longo dos tempos, com várias ligações para vídeos e ficheiros audio que ajudam à leitura do texto. Leia aqui "O Tempo das Cerejas - Algumas Anotações sobre Música e Revolução, dos musicólogos Manuel Deniz Silva e Pedro Rodrigues.


Artigos dossier | 22 de Agosto 2008

Nesta reportagem publicada há dez anos na revista Vida Mundial, Daniel Oliveira recorda os acontecimentos da Primavera de Praga e a "Revolução de Veludo", que ocorreu em 1989.

Artigo | 30 de Julho 2008

O Bloco de Esquerda quer acabar com a discirminação dos seropositivosUm relatório recente da ONU dá conta de que o número de seropositivos em Portugal aumentou 15% entre 2001 e 2007, sendo agora de 34 mil. Mas as estimativas mais altas admitem que possam ser 63 mil. Entretanto, o Bloco de Esquerda apresentou um projecto de lei para acabar com a discriminação dos infectados com HIV em áreas fundamentais como o trabalho, saúde, seguros e educação.  

Artigo | 13 de Julho 2008

"Representações dos professores do ensino secundário a propósito dos rankings escolares" na Vírus #3De que forma a publicação dos rankings escolares veio influir nas práticas lectivas dos professores do 12º ano? Uma docente do departamento de Educação da Fac. Ciências da Univ. Lisboa estudou essa transformação a partir de testemunhos de professores .
Leia aqui o artigo de Maria Benedita Portugal e Melo - "Representações dos professores do ensino secundário a propósito dos rankings escolares" - publicado na revista Vírus de Julho/Agosto.

Artigo | 8 de Julho 2008

virus3.jpg A Vírus nº 3 já está disponível. Nesta edição: Mário Tomé: "PSD: Uma evolução na continuidade". Maria Benedita Portugal e Melo: "Representações dos professores do ensino secundário a propósito dos rankings escolares". Robert Brenner: "O princípio de uma crise devastadora". Inês Pereira: "«Política tecno»: redes, códigos e movimentos". Dossier Itália, com textos de Daniel Oliveira, Jorge Costa, Ricardo Paes Mamede, Luís Fazenda, Carlos Santos e Victor Franco + Música, leituras, poesia e conto. Clique para ler.

Artigo | 29 de Junho 2008

Slavoj Zizek – Foto disponível no Flickr colocada por the Frankfurt School Slavoj Zizek aceitou o convite para participar no 1001 culturas e estará Sexta Feira 4 de Julho às 17.30 horas na Fábrica Braço de Prata.
Slavoj Zizek, filósofo e professor universitário nascido na Eslovénia, participará numa entrevista pública conduzida pelo jornalista Nuno Ramos de Almeida. A entrevista terá tradução simultânea.

Artigo | 29 de Junho 2008

Noam Chomsky. Foto de theiastminute, FlickROs assuntos internacionais são,
em grande medida, como os assuntos da mafia: um padrinho não
pode tolerar a desobediência, nem sequer a de um pequeno
lojista que se recuse a pagar pela protecção, porque a
maçã podre poderia fazer apodrecer o barril inteiro. A
comparação é de Noam Chomsky, ao analisar a
política externa dos EUA, em entrevista ao ensaísta
Wajahat Ali.
Publicado
originalmente no Counterpunch e na Carta Maior

Artigo | 27 de Maio 2008

Dossier Itália em debate na VírusA revista online do Bloco lança em Junho a terceira edição, mas antecipa-a agora com um dossier dedicado à derrota da esquerda italiana nas recentes eleições, após a queda do governo Prodi. Os textos são de Daniel Oliveira, Jorge Costa, Luís Fazenda, Carlos Santos, Victor Franco e Ricardo Paes Mamede, e os leitores estão convidados a participar neste debate. Leia aqui o dossier completo em pdf ou escolha um dos textos na página da Vírus.

Artigo | 20 de Maio 2008

Imagem computadorizada do vírus HIVFoi há 25 anos, no dia 29 de Maio de 1983, que a revista científica Science publicou um artigo assinado por doze investigadores que identificava o agente responsável pela sida, o LAV, de "Lymphadenopathy Associated Virus", rebaptizado depois para Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). A descoberta levantou esperanças de que rapidamente pudesse ser criada uma vacina. Mas 25 anos e 25 milhões de mortos depois, a vacina parece estar ainda longe.

Artigos dossier | 9 de Maio 2008

Maio de 68 foi há quarenta anos. E a evidência da efeméride, como não podia deixar de ser, tem trazido a sua habitual profusão de eventos: emissões televisivas, debates, livros, colóquios, álbuns, DVDs. E ainda imagens inéditas, o «onde estava em Maio de 68?», as sondagens de opinião, «o que sempre quis saber»... Mas a previsível e cíclica proliferação de discursos e objectos ganhou, neste aniversário, uma importância particular. Como pano de fundo de todos os debates têm estado quase sempre as acusações anti-68 lançadas pelo actual presidente francês no ano passado, em plena da campanha eleitoral.

Por Manuel Deniz Silva, publicado originalmente na revista Vírus

Artigo | 4 de Maio 2008

Foto Daniel Meyer/Flickr
Maio
de 68 foi há quarenta anos. E a evidência da efeméride,
como não podia deixar de ser, tem trazido a sua habitual
profusão de eventos: emissões televisivas, debates,
livros, colóquios, álbuns, DVDs. E ainda imagens
inéditas, o «onde estava em Maio de 68?», as
sondagens de opinião, «o que sempre quis saber»...
Mas a previsível e cíclica proliferação
de discursos e objectos ganhou, neste aniversário, uma
importância particular. Como pano de fundo de todos os debates
têm estado quase sempre as acusações anti-68
lançadas pelo actual presidente francês.

Leia aqui o artigo "As Heranças de Maio", de Manuel Deniz Silva, publicado na Revista Vírus.

Artigo | 25 de Abril 2008

Artigo de Rita Calvário na revista VírusNeste artigo publicado na Revista Vírus, Rita Calvário alerta para os riscos dos biocombustíveis. "Já hoje sepodem observar os impactos negativos destaopção, os quais são tanto ambientais comosociais: desflorestação, perda de biodiversidade,substituição da produção agrícolaalimentar, contributo para o aumento dos preços e esgotamentodas reservas alimentares, conflitos pela terra, trabalho escravo esem direitos, perda de segurança e soberania alimentar,aumento da pobreza e exclusão social..." Leia aqui a edição completa da Vírus de Abril/Maio.

Páginas