Está aqui

Pesquisar

Artigos Opinião Esquerda | 24 de Outubro 2018

Tal como um vírus cresce nos organismos mais suscetíveis e debilitados, o populismo aproveita as crises e vulnerabilidades que o capitalismo alimenta.

Breves | 7 de Outubro 2018
Odette Ferreira fez parte da equipa que identificou a existência do VIH tipo 2 e presidiu à Comissão Nacional de Luta Contra a Sida.
Artigos Opinião Esquerda | 15 de Setembro 2018

A proposta apresentada por Catarina Martins de sujeitar a uma taxa especial, para quem compra e vende num curto período e com muito lucro, não resolve todos os problemas de habitação do país. Mas tem efeitos imediatos.

Artigo | 26 de Julho 2018

A Gilead, que comercializa o Truvada, medicamento usado no tratamento do VIH e como PrEP (pílula contra a sida), poderá perder o exclusivo. O antirretroviral pode baixar de preço significativamente.

Artigo | 5 de Julho 2018

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), Portugal é um dos países europeus em que mais pessoas diagnosticadas com VIH deixaram de transmitir a infeção após tratamento médico.

Artigos dossier | 27 de Maio 2018

Nas vésperas da votação sobre a morte assistida no Parlamento, o Esquerda.net republica um artigo de 2016 que procura explicar conceitos relacionados com a eutanásia e o suicídio assistido e esclarecer algumas questões relativas aos cuidados paliativos e ao Testamento Vital. Informação compilada por Bruno Maia.

Artigo | 18 de Maio 2018

O número de mortos por epidemia de febre hemorrágica Ébola na República Democrática do Congo chegou aos 25, segundo um balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado esta sexta-feira.

Artigo | 16 de Abril 2018

Num relatório sobre a “revolução do genoma”, intitulado “Curar doentes é um modelo de negócio sustentável?”, os analistas do gigante financeiro norte-americano dão o exemplo do tratamento para a hepatite C, com taxa de cura de 90%, que acabou por "esgotar a reserva disponível de doentes".

Artigo | 1 de Abril 2018

A Gilead é uma empresa norte-americana que comercializa o Truvada, um antirretroviral utilizado como PrEP (pílula contra a sida). A Gilead é das companhias farmacêuticas mais lucrativas em todo o mundo. Por Bruno Maia.

Artigo | 28 de Março 2018

O medicamento que previne a infeção pelo VIH será disponibilizado no SNS, mas só cem pessoas poderão aceder ao mesmo até ao final do ano. Hospitais ainda estão em fase de preparação, não existindo data fixa para o início das consultas.

Artigo | 18 de Março 2018

Estão já confirmados 36 casos naquele que é o 3º surto de sarampo em Portugal no último ano. O Esquerda.net republica a entrevista de Joana Campos ao pediatra Mário Cordeiro sobre o surto de sarampo e a diminuição da taxa de vacinação dos jovens.

Artigos Opinião Esquerda | 1 de Fevereiro 2018

Têm sido tomadas algumas medidas de reposição de direitos e justiça social perdidos durante o governo de direita. E, com certeza, regozijamo-nos todos com isso mas não chega, é poucachinho.

Artigo | 28 de Janeiro 2018

Os números são mais do que algarismos soltos. E estes mostram um SNS mal gerido, que gasta muito dinheiro em urgências e consultas e outros atos que não respondem às necessidades das pessoas, é um SNS doente. É urgente exigirmos o seu tratamento. Por Tânia Russo, blogue Espaço Liberdade.

Artigo | 1 de Dezembro 2017

Em 2016, 120 mil crianças com menos de 14 anos morreram devido a causas relacionadas com a SIDA a nível mundial, e registaram-se 160 mil novas infeções pelo VIH nessa faixa etária. Se as tendências atuais persistirem, existirão no planeta, até 2030, 3.5 milhões de novas infeções pelo VIH em adolescentes.

Artigo | 28 de Novembro 2017

Novos casos de infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana registam descida de 13,5%, entre 2015 e 2016. Maior número de casos registam-se em contactos sexuais entre heterossexuais.

Artigo | 17 de Outubro 2017

Neste fim-de-semana, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, partidos e movimentos de esquerda discutem alternativas democráticas à atual UE. Ver programa.

Artigos dossier | 7 de Outubro 2017

A mais relevante e amada cantautora da cultura chilena nasceu no dia 4 de outubro de 1917. No Chile, multiplicam-se as iniciativas para comemorar o centenário do seu nascimento. Artigo de Sofia Roque.

Artigo | 4 de Outubro 2017

A mais relevante e amada cantautora da cultura chilena nasceu no dia 4 de outubro de 1917. No Chile, multiplicam-se as iniciativas para comemorar o centenário do seu nascimento. Hoje, em Lisboa, A Voz do Operário recebe um concerto de homenagem. Artigo de Sofia Roque.

Artigos Opinião Esquerda | 21 de Setembro 2017

Há uma ideia, e ela resume todo o sucesso da geringonça e da sua relação de forças com a direita e entre si: os geringoncistas já só têm uma agenda, que o PS tenha maioria absoluta.

Artigos Opinião Esquerda | 20 de Setembro 2017

Só se resolvem problemas graves no SNS, quando alguém morre ou fica doente e a comunicação social decide denunciar.

Páginas