Está aqui

Pesquisar

Artigo | 24 de Fevereiro 2020

Comissários europeus da Saúde e Gestão de Crises reagiram ao surto do Covid-19 com origem em Itália com apelos aos estados-membros para não entrarem em pânico com medidas descoordenadas.

Artigo | 24 de Fevereiro 2020

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde pede a todos os países para se preparem com urgência para a resposta ao covid-19 e manifesta preocupação com o ritmo rápido de propagação. Em Itália, o surto alastrou, sem se conhecer a fonte da transmissão.

Artigos dossier | 13 de Fevereiro 2020

Sou a favor da despenalização da eutanásia ativa voluntária e do suicídio assistido não só devido à minha vivência como médico mas também à minha formação filosófica. Artigo de Jaime Teixeira Mendes.

Artigo | 11 de Fevereiro 2020

O coronavírus já infetou mais de 42 mil pessoas e causou a morte a mais de mil. É uma epidemia mundial mas continua concentrado sobretudo na China. Só que os efeitos que está a ter na economia chinesa alastram-se a todo o mundo.

Artigos Opinião Esquerda | 9 de Fevereiro 2020

Graças a uma decisão do Governo PSD/CDS durante a troika (que teve a oposição do PS), a taxa de IVA sobre a eletricidade é a mesma que se paga pelo caviar, 23%.Ou seja, a política fiscal do Estado considera que a eletricidade é um bem de luxo.

Artigos Opinião Esquerda | 7 de Fevereiro 2020

Algumas agências fazem cenários de choques do coronavírus que vão de uns perigosos 1,5% a uns alucinantes 6%, o que seria uma grave recessão mundial. (...) Estamos num tempo em que toda a gente teme que alguém acenda um fósforo ao lado do barril de pólvora.

Artigo | 31 de Janeiro 2020

J’Accuse é um momento sublime de cinema que nos leva a auscultar de uma forma muito próxima a pulsação dos dias de hoje, mesmo que a partir de um eco que remonta ao final do século XIX. Curiosamente, a 1895, o ano do nascimento do cinema. Por Paulo Portugal.

Artigo | 30 de Janeiro 2020

Em conferência de imprensa, a Organização Mundial de Saúde anunciou que foi declarada emergência de saúde pública global devido ao coronavírus. Até ao momento, o vírus já matou perto de duas centenas de pessoas e atingiu 20 países. Itália confirmou esta quinta-feira os primeiros dois casos. Atualizado às 22h de 30.01.2020.

Artigo | 29 de Janeiro 2020

A decisão da Organização Mundial de Saúde de não declarar o recente surto de coronavírus na China como uma emergência global de saúde pública pode ter surpreendido muita gente. Mas há boas razões para isso nesta fase. Artigo de Tim Solomon.

Artigo | 26 de Janeiro 2020

Epidemia já atingiu 12 países, registando-se mais de 50 mortos e cerca de dois mil infetados. Na China, mais de 50 milhões de pessoas estão de quarentena. Caso suspeito de infeção por novo coronavírus, em observação em Lisboa, foi negativo.

Artigo | 23 de Janeiro 2020

Até ao momento foram reportados 600 infetados e 17 pessoas morreram devido ao surto do coronavírus com origem na cidade chinesa de Wuhan. As autoridades fecharam acessos à cidade e o combate à doença é agora prioridade nacional. A infeção continua a espalhar-se e chegou a Macau, onde foram compradas 20 milhões de máscaras.

Artigo | 22 de Janeiro 2020

No mês passado, foi detetada em Wuhan, no centro da China, uma nova pneumonia, que já infetou mais de 440 pessoas e matou 17, até agora. O vírus começou a espraiar-se, já tendo sido registado nos EUA. OMS reúne esta quarta-feira de emergência.

Artigos Opinião Esquerda | 20 de Janeiro 2020

Lisboa quer eliminar o VIH e, antes disso, acabar com o estigma e a discriminação.

Artigo | 27 de Dezembro 2019

A Diretora-Geral de Saúde, Graça Freitas, anunciou que as três vacinas passam a estar incluídas no Programa Nacional. Há um ano a medida foi aprovada pelo parlamento no OE para 2019, por propostas de Bloco de Esquerda e PCP, tendo-se gerado então grande polémica.

Artigo | 27 de Outubro 2019

Na segunda parte da sua análise detalhada aos resultados eleitorais das passadas eleições legislativas, Jorge Martins dedica-se aos números dos partidos com menos expressão eleitoral e ao aumento “preocupante” da abstenção.

Artigos dossier | 10 de Setembro 2019

No planeta dos bolsonaros, toda fogueira tem serventia. Mesmo que a nuvem de fumaça dos incêndios que estão a destruir a Amazónia já seja vista até do espaço, na terra plana ela continua a nublar verdades enquanto o fogo também queima quem se opõe às leis da ganância. Por Alessandra Fonseca e Cintya Floriani

Artigos Opinião Esquerda | 14 de Agosto 2019

Para Trump, as causas das matanças estão longe de serem o ódio gerado pelo racismo e o discurso supremacista branco ou a facilidade com que se consegue aceder a armas de fogo.

Artigo | 28 de Junho 2019

Este pequeno anfíbio está a ser atacado por um tipo de vírus e poderá desaparecer dentro de dez anos na Serra da Estrela. Distritais de Castelo Branco e da Guarda do Bloco de Esquerda manifestam preocupação.

Artigo | 1 de Junho 2019

As eleições europeias do passado fim de semana, em Portugal e nos restantes países da UE, trouxeram importantes alterações no quadro político nacional e europeu. Por Jorge Martins

Artigo | 19 de Maio 2019

Nas eleições realizadas no passado dia 8, na África do Sul, o Congresso Nacional Africano (ANC), apesar de conservar a confortável maioria absoluta de que dispõe desde o fim do “apartheid”, registou uma quebra significativa, confirmando o plano inclinado em que se encontra desde 2004. Por Jorge Martins.

Páginas