Está aqui

Pesquisar

Artigo | 16 de Junho 2021

A posição da UEFA, que deu aos jogadores dinamarqueses a alternativa “democrática” de prosseguir o jogo ou realizá-lo às 12 horas do dia seguinte, mostra que, para as instâncias do futebol internacional, os jogadores são uma espécie de gladiadores romanos. Artigo de Jorge Martins.

Artigo | 18 de Maio 2021

Neste último de uma série de artigos sobre as eleições realizadas a 6 de maio, vamos debruçar-nos sobre as autárquicas inglesas. Artigo de Jorge Martins

Artigo | 13 de Maio 2021

Os resultados das eleições no Reino Unido não podiam ter sido mais contraditórios. Vamos, então, tratar estas três eleições em separado, começando pela Escócia, seguida de Gales e, a fechar, pela Inglaterra. Por Jorge Martins.

Artigo | 2 de Maio 2021

As recentes eleições legislativas na Albânia levaram-me a procurar na História alguns fenómenos que aquelas espelham, algo que não surpreende numa região onde a História está constantemente a vir ao de cima. Por Jorge Martins.

Artigo | 30 de Abril 2021

Com a maioria absoluta alcançada no passado domingo, o primeiro-ministro Edi Rama irá para o seu terceiro mandato consecutivo à frente do governo albanês. Por Jorge Martins.

Artigo | 9 de Abril 2021

O partido Inuit Aqatatigiit venceu as eleições parlamentares autonómicas da Gronelândia, realizadas no passado dia 6. Outras forças políticas pró-independência melhoraram a sua votação, enquanto o principal partido unionista foi o grande derrotado. Por Jorge Martins.

Artigos dossier | 4 de Outubro 2020

Neste artigo, Jorge Martins resume a história e o contexto político da Bielorrússia do início da Idade Média até à independência, com enfoque especial nas últimas três décadas dominadas pelo regime de Lukashenko.

Artigo | 23 de Julho 2020

A coligação Modjemo, formada em torno da SDSM (evolução da ex-Liga dos Comunistas), foi a mais votada, obtendo 35,9% dos votos e 46 lugares parlamentares. A coligação integrou, pela primeira vez, uma formação albanesa, o movimento BESA, conservador, mas pró-UE.  Artigo de Jorge Martins. 

Artigo | 14 de Julho 2020

As legislativas croatas de 5 de julho saldaram-se por uma vitória clara da conservadora HDZ, do primeiro-ministro Andrej Plenković. Um dos factos mais relevantes foi o bom resultado da coligação Verde-Esquerda (Z-LK). Por Jorge Martins.

Artigo | 17 de Janeiro 2020

Na Europa central e de leste, o autoritarismo domina. Num quadro político onde a esquerda é, em geral, irrelevante, o descontentamento é aproveitado por populistas com diferentes roupagens, mas quase sempre reacionários a vários níveis. Por Jorge Martins

Artigo | 24 de Junho 2019

O antigo grupo da extrema-direita ENF procurou alargar a sua representação, captando forças políticas de diversos países, de acordo com a ideia de Matteo Salvini, o novo grupo (ID) garantiu a eleição de 73 eurodeputados. Por Jorge Martins

Artigo | 22 de Junho 2019

O PPE teve um recuo significativo, mas continua a ser o maior grupo do Parlamento Europeu. O Fidesz, partido do autoritário e xenófobo primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, deve permanecer neste grupo. Por Jorge Martins

Artigo | 20 de Junho 2019

Estão quase definidos os grupos políticos em que se irá dividir o novo Parlamento Europeu, cuja posse está prevista para 2 de julho. É altura de fazermos uma análise detalhada do ato eleitoral e do futuro hemiciclo. Por Jorge Martins

Artigo | 28 de Abril 2019

As eleições do próximo domingo, em Espanha são cruciais para o futuro do país vizinho. Em jogo está o futuro, tanto das suas instituições democráticas, como do futuro do Estado espanhol. Por Jorge Martins

Artigo | 26 de Abril 2019

As eleições do próximo domingo decorrem sob o signo da incerteza, num momento em que o país vizinho se encontra ainda a recuperar da crise económica do início da década, que originou um resgate bancário, e se encontra a braços com uma crise de identidade, expressa no desafio independentista catalão. Por Jorge Martins.

Artigo | 23 de Abril 2019

As eleições realizadas na Finlândia mostraram um país eleitoralmente fragmentado, com um recuo da coligação governamental de centro-direita, o avanço das forças políticas de centro-esquerda e esquerda e a manutenção da extrema-direita. Por Jorge Martins

Artigo | 5 de Janeiro 2019

A nível internacional, o ano não começa sob o signo da incerteza e as perspetivas não são auspiciosas. No ano que agora se iniciou, o perigo espreita em todas as “esquinas”, ou seja, nenhum país está a salvo das ameaças crescentes, nos planos político, económico, social e ambiental, que surgem a diferentes escalas espaciais. Por Jorge Martins.

Artigo | 19 de Outubro 2018

Os três partidos que integravam a coligação de centro-direita sofreram perdas severas. Das três forças da oposição, duas foram “varridas” do Parlamento e o partido dominante entre a minoria russa recuou. Os vencedores foram três novas formações políticas. Por Jorge Martins.

Artigo | 6 de Outubro 2018

Do período colonial à 6ª República, a segunda parte deste artigo descreve a evolução política do Brasil, marcada por uma estrutura social que se manteve quase intacta ao longo dos últimos 200 anos.

Artigo | 2 de Maio 2018

Desde 2010, cerca de 70% dos eleitores húngaros votam na direita reacionária ou na extrema-direita pura e dura. Politicamente, a Hungria já regressou aos anos 30. Por Jorge Martins.

Páginas